quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

[Resenha] Hazel Wood: A origem do azar

|

Autora: Melissa Albert
Páginas: 444
Editora: Plataforma21
Série: Hazel Wood, 1
Alice Proserpine tem 17 anos e, desde que se lembra, passou a maior parte da vida na estrada com sua mãe. Perseguidas por uma onda de azar quase sobrenatural e sempre dependendo de favores alheios, elas nunca conseguiram permanecer muito tempo no mesmo lugar.
Mas, quando a avó de Alice – reclusa autora de um cultuado livro de contos de fadas sombrios – morre sozinha na mansão Hazel Wood, a jovem descobrirá o tamanho de sua má sorte: sua mãe é sequestrada. Além disso, o rapto foi feito por alguém que diz ter saído de Recôndito, o cruel e fantástico mundo onde as histórias de sua falecida avó são ambientadas. E a mãe de Alice deixou apenas uma pista: "FIQUE BEM LONGE DE HAZEL WOOD"
Entretanto, para salvá-la, Alice não terá escolha a não ser desbravar esse universo desconhecido – e quem sabe descobrir porque, afinal, tudo em sua vida tem dado tão errado.

Hazel Wood: A origem do azar é o primeiro livro da série Hazel Wood, e estreia da autora Melissa Albert. Lançado nesse semestre pela Plataforma21, esse era um dos livros mais aguardados por mim. Eu li a sinopse e fiquei simplesmente encantada pelo enredo. Eu adoro contos de fadas, principalmente quando são mais sombrios, e a proposta da autora de unir fantasia com realidade dentro da trama era ainda mais atrativa. Eu iniciei a leitura desse obra com as expectativas bem altas, e torcendo para que todas fossem superadas. E, de certa forma, elas foram. 

A trama se mostrou ainda mais incrível do que eu esperava. Melissa nos apresenta os personagens de forma que o leitor entenda os motivos e como tudo chegou naquele momento. Temos um bom vislumbre de cada um deles, mas ainda assim, com uma aura de mistérios e segredos sombrios. Ao mesmo tempo que algumas coisas são reveladas, sentimos que não temos toda a informação. Tudo se desenvolve aos poucos e a parte mais fantasiosa demora para aparecer, mas nem por isso a leitura se mostrou menos fascinante. 

Alice Proserpine e a mãe passaram a vida toda mudando de cidade. O motivo: o azar que persegue as duas. Sempre que elas ficam muito tempo em algum lugar algo de horrível acontece. Alice nunca conheceu a avó, uma conhecida autora de um livro de contos de fadas sombrio, que vive reclusa em Hazel Wood. Quando ela e a mãe recebem a notícia de que a avó morreu ela sente que sua mãe tirou um peso das costas. Até mesmo a onda de azar parece ter se afastado, e elas quase conseguem sentir que podem viver uma vida normal a partir de agora. Mas, com a morte da avó,  pessoas estranhas começam a seguir Alice.

Após o sequestro da mãe, Alice percebe que o livro da avó - Contos do Recôndito -, o qual ela nunca teve oportunidade de ler, pode ajudá-la a entender melhor o que está acontecendo. Mas, para isso ela terá que fazer algo que sua mãe implorou para não fazer: ir para Hazel Wood. Alice vai fazer de tudo para resgatar a mãe. É quando a vida real e ficção se encontram, e os perigos aumentam.


Alice vai descobrindo alguns segredos de sua avó e de Recôndito, um universo cruel e sombrio, onde são ambientadas as histórias do livro de Althea Proserpine. Em alguns momentos parece que ela nunca mais vai conseguir encontrar a mãe novamente, mas Alice nunca desiste. Ela é uma personagem bastante marcante, sem dúvidas, mas não é muito carismática. Alice tem uma personalidade um pouco obscura e fechada, e isso faz com que o leitor fique ainda mais intrigado com seu comportamento e decisões.

Essa é uma leitura que eu fiz sem parar nem para respirar! Ok, é mentira, mas realmente eu não conseguia mais largar o livro. Eu fiquei ansiosa para a chegada da parte mais fantasiosa, e foi um pouco frustrante a demora, mas quando realmente esses dois universos (real e ficção) começaram a colidir a trama tomou um rumo ainda mais intenso e dark. Eu tive certo medo em algumas partes.

O único ponto que eu não gostei tanto é que perto do final parece que a autora quis correr com as coisas. As informações ficaram confusas e o desenvolvimento perdeu um pouco do ritmo, que até então estava muito bom. E o final é daqueles que parece que o livro realmente acabou, então ter uma continuação me deixa muito curiosa para saber como a autora vai desenvolver o resto da trama. 

No geral Hazel Wood: A origem do azar tem uma trama criativa e fantástica, e valeu a pena a leitura. Estou ansiosa para ler o próximo livro. A Plataforma21 utilizou a capa original, que está muito linda. Recomendo a obra!

12 comentários:

  1. Postei no seu ig. Gostei de ter lidi sua resenha inteira por aqui. É muito bom quando somos fisgados por um determinado livro. E pelo seu entusiasmo en descrever a história, acho que isso aconteceu.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa! Esse livro parece ser adrenalina do começo ao fim! rsrs Gostei muito da sua resenha e do seu entusiasmo e, mesmo com o final corrido, acho que é uma leitura válida!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é uma leitura muito válida, dá para relevar o final. Adorei a leitura! ♥
      Beijos

      Excluir
  3. Vi ontem um video do Geekfreak falando sobre como essa foi uma as melhores leituras do ano dele, que foi uma leitura bastante rápida e que valeu muito a pena, eu nao dava nada por essa obra mas vejo como uma sequencia do destino, ele falando e agora você haahha ja quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é um livro maravilhoso mesmo! ♥ Gostei muito, e espero que você possa ler o quanto antes.
      beijos

      Excluir
  4. Oi Andressa!
    Eu não conhecia o livro, mas ultimamente eu não estou muito no clima de fantasia, por mais que eu goste bastante do gênero. Esse ano peguei uns dois para ler do gênero e acabei largando, mais por não estar no clima do que se o livro era bom ou não.
    Por isso, dessa vez passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, às vezes alguns gêneros não são o momento certo pra mim também. Mas assim que isso passar dê uma chance para a leitura, é muito bom esse livro! ♥

      Excluir
  5. Essa capa é muito bonita e o enredo achei bem interessante e envolvente. Mesmo lendo pouco fantasia, fiquei extramente curiosa com a leitura, mesmo a autora dando uma corrida no final.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma fantasia incrível, gostei bastante. Adoro tudo que envolve contos de fadas.
      beijos

      Excluir
  6. Oi Andressa, como está?
    GOSTEI MUITO da premissa desse livro! Eu já tinha visto o título, mas não parei para olhar a trama, mas agora eu estou com a mais absurda vontade de fazer esse passar na frente (do jeito que for, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) e ler porque além de amar fantasia, eu ainda adoro umas tramas diferentes!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tive a mesma vontade. Logo que ele chegou precisei passar na frente de outras leituras. hahahaha
      beijos

      Excluir