quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

[Resenha] Extraordinário

|
Autor: R. J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma sindrome genetica cuja sequela e uma severa deformidade facial, que lhe impos diversas cirurgias e complicacoes medicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... ate agora. Todo mundo sabe que e dificil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tao diferente. Prestes a comecar o quinto ano em um colegio particular de Nova York, Auggie tem uma missao nada facil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparencia incomum, ele e um menino igual a todos os outros.





Eu finalmente li Extraordinário, do R. J. Palacio. Eu queria ler esse livro desde que lançou, e uns meses depois até já tinha ele na estante, mas nunca conseguia encaixar nas minhas leituras. Juro que eu já estava me sentindo uma alienígena por ainda não ter lido essa obra. But, finalmente! E que amor de livro. Eu me apaixonei por Auggie. Eu até estava com medo de acabar não gostando tanto de um livro que todo mundo falou tão bem, e acho que parte disso foi demorar tanto para pegá-lo para ler, mas realmente a história é muito encantadora.

August Pullman é um menino diferente. Por conta de uma síndrome genética ele tem o rosto deformado, mesmo passando por diversas cirurgias. Levando em conta tudo, seu rosto está melhor agora: ele consegue falar e comer. Por dentro, Auggie se sente como um garoto comum, e ele queria muito que todos o tratassem dessa forma. Ele nunca foi para a escola, sua mãe o ensina em casa, então a ideia de ingressar no quinto ano de um colégio particular o assusta muito. 

Auggie sabe que seu rosto chama a atenção, ele até mesmo se acostumou com os olhares de espanto. É uma aceitação: ele sempre vai chamar a atenção. E, o garoto até mesmo faz algumas piadas sobre si próprio, o que torna tudo mais leve para aqueles que acabam tendo uma reação um pouco exagerada na frente dele.


Eu queria poder dizer que Auggie ingressou no quinto ano, teve vários amigos e tudo deu certo. Mas, a realidade é que ele sofreu preconceito. Crianças podem ser malvadas sem nem ter a intenção, e outras realmente querem machucar. O garoto precisa aguentar alguns risos de deboche, sussurros e perguntas maliciosas. Mas, o mais impactante é ver o preconceito vir de alguns pais. Auggie consegue passar por tudo isso de forma corajosa, mesmo que em alguns momentos ele queira desistir. E no meio do caminho ele acaba fazendo algumas amizades que mostram o sentido de generosidade e compaixão, e que todos somos iguais, temos sentimentos, sonhos e frustrações. 

A obra tem alguns capítulos narrados por outros personagens, e é algo muito bom para entender como cada um deles se encaixa na vida de Auggie: Via, irmã mais velha, e que sempre se importou da forma como os outros reagiam a Auggie. Porém, ter um irmão que necessitou de cuidados especiais todo o tempo a deixou em segundo plano na família, algo com que ela se acostumou. Summer é sua melhor amiga. A garota sempre sentava com os populares, mas por decisão própria resolveu se aproximar de Auggie, e descobriu que ele é uma criança muito divertida e fácil de conversar. Jack é seu melhor amigo, que acaba nos surpreendendo com algumas atitudes, tanto positivas quanto negativas. Justin, namorado da irmã de Auggie, consegue nos cativar completamente. E Miranda melhor amiga de Via, que conhece Auggie desde bebê. 

Extraordinário é um livro cheio de emoção e ensinamentos. A escrita do autor é cativante e simples, condizente com a idade dos personagens. Com uma leitura leve e delicada vemos Auggie se tornar uma criança mais segura com tantas pessoas que o amam e o aceitam do jeito que ele é. E o mais divertido é o quanto ele é apaixonado por Star Wars. ♥

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. 

Eu queria poder ficar por horas escrevendo sobre esse livro, mas a resenha já está enorme, então vou parar por aqui. Esse livro deveria ser leitura obrigatória! E agora vou poder conferir o filme, que pelo trailer é muito emocionante também. Recomendo!

4 comentários:

  1. Este livro é maravilho e emocionante, cheio de trechos para se refletir e com ensinamentos para a vida. E o melhor de tudo que serve para todas as idades. Me emocionei com o livro e com o filme.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito fofo e que vou levar pra vida. Estou louca para assistir o filme. ♥

      Excluir
  2. Que bom saber que você finalmente leu Extraordinário e que também curtiu a leitura. Eu li ele há alguns anos e é um livro que é praticamente impossível não gosta, né?! Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, muito impossível não se apaixonar por esse história e por Auggie. ♥

      Excluir