segunda-feira, 21 de agosto de 2017

[Resenha] Não quero ser lembrado

|
Autor: Lucas Rezende
Páginas: 192
Editora: Empíreo
Essa não é uma história de amor com final trágico.
Essa não é nem mesmo a história de um casal.
É a história de um homem banal, sem ambições e com uma vida medíocre. Ao olhar no espelho ele via um ingrato e incapaz, mas ainda criança descobriu que nem sempre precisava ser assim. Às vezes ele também podia estar no controle, ser forte e temido.
Essa é a história de Bernardo.
Em seu romance de estreia, Lucas Rezende conta a história de Bernardo, um homem de meia-idade em um casamento enfadonho, um emprego medíocre e uma vida de frustrações que lhe levaram até o momento em que a história se inicia: o dia em que assassina a esposa com as próprias mãos.



Não quero ser lembrado tem uma história crua, realista e bastante chocante, eu achei que por já saber o final não iria me surpreender tanto com a leitura, mas me enganei. Apesar de sabermos que Bernardo mata sua esposa, isso nas primeiras páginas (e também na sinopse) já é informado ao leitor, o desenvolvimento todo é bastante intenso, arrepiante e horrível. 

O autor criou um personagem que não está muito fora da nossa realidade, cansamos de ler notícias sobre pessoas desestruturadas, que não se importam em causar dor, e até mesmo matar, outro ser vivo. O pior de tudo são aquelas que são como Bernardo, sem nunca aparentar a maldade que cresce a cada dia, que ninguém desconfia das coisas ruins que já fez.

Bernardo é totalmente frustrado com a vida. Sociopata, com autoestima baixa, uma família que nunca sentiu orgulho dele, e futuramente, uma esposa com mais sucesso profissional. Vários fatores o levaram a ser quem é hoje, mas sua personalidade começou a ser construída ainda na infância, onde episódios de violência o fizeram perceber uma sensação de poder e euforia, que perdurou durante bons anos. 

A narrativa nos apresenta passagens do passado de Bernardo, mostrando como era sua infância, o relacionamento com os pais, e também como conheceu sua esposa, Patrícia. Eu confesso que não esperava que uma pessoa como Bernardo acabasse se apaixonando, mas Patrícia é a pessoa que o fez alguém melhor, e que aceita conviver com seu passado. Pelo menos por um tempo.

As cenas de violência que Bernardo pratica me deixaram muito abalada durante a leitura. Foi difícil de ler até o final essas partes, mas ao mesmo tempo, foi importante para mostrar melhor quem era Bernardo em seu íntimo. 

Não quero ser lembrado é uma obra excelente. Com 192 páginas Lucas Rezende consegue apresentar uma trama perturbadora, e muito bem escrita. Patrícia é uma personagem que está ali apenas para conduzir o desfecho, não consegui me apegar a ela, mesmo com seu final trágico. Bernardo é digno de pena, fracassado e patético são duas palavras que as pessoas pensam quando o conhecem. 

A leitura é bastante fluída, consegui ler em poucas horas a obra, e com certeza será uma história que ficará marcada para sempre, principalmente por poder ser a história de qualquer outra pessoa. Espero que vocês nunca encontrem alguém como Bernardo. 

A edição da Empíreo está perfeita, eu adorei essa capa, e a diagramação é muito bonita. Se você procura um romance psicológico, Não quero ser lembrado é a escolha certa. Recomendo a leitura!

13 comentários:

  1. Oi Andressa.
    Esse livro parece ser bem interessante.
    Ainda mais pelo fato de já sabermos o desfecho e mesmo assim se surpreender com ele.
    Fiquei com bastante vontade de ler esse livro.
    Acho livros sobre sociopatas bem intrigantes, pois eles são manipuladores, dissimulados e e nunca desconfiamos de seu caráter.
    Obrigada pela dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Livros onde já sabemos o desfecho são os mais intrigantes, pois não dá para saber o caminho que o autor irá escolher para chegar até ele. Bernardo é aquele personagem que nos faz questionar o porque e como ele se tornou a pessoa que é. Há muitos fatores que contribuem para construção de personalidade e caráter do ser humano, mas há aqueles mais extremos que resultam em pura maldade. Para um livro curto, acredito que Não quero ser lembrado cumpre seu papel e nos trás uma história difícil de ser digerida, mas com elementos cruéis na nossa realidade.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa premissa de crime e terror psicológico. O Bernardo parece ser alguém bem perturbado.
    Não tinha visto esse livro ainda, mas gostei desses elementos de personalidade, com a crueldade do personagem.
    Obg pela indicação ;)

    ResponderExcluir
  4. Eita, que sinopse mais instigante ! Tudo que o leitor pensa é correr para conhecer essa história..
    Já vi que o livro é bastante sombrio ne? realmente, achamos de início que saber que ele mata a esposa talvez atrapalhe a leitura, mas que bom que você deixou claro que isso não acontece.
    Infelizmente, existem muitas pessoas desse tipo, e muitas vezes, nem desconfiamos, já que passam a impressão de serem boas pessoas. Fiquei pasma com o nível desse livro, deve ser uma leitura extremamente interessante !!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, tudo bem? Bom, esse livro não me chamou tanta atenção a ponto de querer comprá-lo pra ler mas ganhar seria legal pra eu conhecer uma história que foi tão bem escrita assim. Eu gosto de livros sombrios mas com suspense e não sei se tem tanto nesse.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, não conhecia livro e nem autor.
    Mas estou realmente envolvida com a premissa agora, e chocada também.
    Um dos meus gêneros favoritos, e essa parece ser realmente uma boa leitura.
    Adorei a dica, irei colocar na minha lista.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Bem chocante mesmo! Não consigo ler livros com temas pesado desse jeito! Fico mal e sempre acabo largando!
    Queria ler esse livro agora, bem realista, pois nunca percebemos quem são realmente as pessoas más.
    A capa está bem legal e a sinopse é muito interessante.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente esta e uma estória da qual sempre nos esbarramos nos jornais, pela vida, e isto e muito triste, e complicado, pois as vezes não conseguimos transformar, ou ter a chance de mudar está estória. Vejo que vários foram os fatores que fizeram com que Bernado desencadeasse esta personalidade sociopata, claro que isto não justifica mas houve uma influencia. Por ser uma leitura rápida, e fluida, pretendo sim ler está obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    A leitura desse livro parece ser bem intensa e perturbadora.
    Para que gosta desse estilo de enredos, com certeza uma boa dica.
    No momento, não me chama muito atenção, mas quem sabe mais adiante.
    Ótima resenha, como sempre , muito bem explicada.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. O livro pode ser pequeno, mas a leitura, meu deus, bem cativante, aquele que te prende até a última pagina só pra saber o que vai acontecer e se vai te surpreender ou não. Romance psicológico: uns dos gêneros que eu mais gosto e amo forte.
    Deus me dible encontrar alguém como o Bernardo haha
    Obrigada pela dica e é claro que já anotei na minha lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Não gosto muito de leituras que envolvam violência, acho que já tem tanta no mundo que quando leio prefiro algo para fugir da realidade, Bernardo parece realmente ser uma horrível e a Patrícia para aceitar um marido assim, devia amar MUITO ele, enfim, para quem gosta do gênero deve ser um livro muito bom e super rapidinho de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    O livro me pareceu bem interessante, tem uma premissa muito boa. A trama é bastante envolvente, por mas que seja cruel a trama é bem interessante a história.

    ResponderExcluir
  13. Andressa!
    Me parece um thriller psicológico bem intenso, tenso, profundo e mostra a realidade diária dos que nos cercam. Podemos estar ao lado de vários sociopatas sem ao menos percebermos...
    E é de autor nacional, né? Maravilha!
    Adoraria fazer a leitura.
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir