quarta-feira, 23 de agosto de 2017

[Resenha] Minha irmã mora numa prateleira

|
Autora: Annabel Pitcher
Páginas: 232
Editora: Rocco Jovens Leitores
Jamie Matthews tem 10 anos de idade e uma família desintegrada por uma tragédia: aos cinco, sua irmã gêmea foi morta num ataque terrorista em Londres. De lá pra cá, sua mãe saiu de casa, seu pai bebe cada vez mais, sua irmã mais velha se transformou numa típica adolescente rebelde. Em meio ao luto e ao clima de ódio e ressentimento que Jamie sequer entende muito bem, ele encontra numa amiga de origem islâmica a companhia e o afeto de que precisa. Livro de estreia de Annabel Pitcher, Minha irmã mora numa prateleira recebeu resenhas elogiosas de publicações de prestígio na Grã-Bretanha como o Guardian e o Telegraph.




Minha irmã mora numa prateleira é uma leitura delicada, que fala sobre perda, amizade, família e preconceito. A autora criou uma trama bastante real e emocionante. Jamie narra sua história, e achei incrível a forma como Annabel Pitcher deu voz ao personagem de dez anos. Parece que é realmente Jamie, um garoto de apenas dez anos, que está escrevendo o livro, e não a autora. Essa é uma leitura dramática, várias situações nos dão raiva, mas são situação que podem muito bem ser verdadeiras. A obra retrata sobre uma família que está em luto, uma das gêmeas foi morta em um ataque terrorista, e o que sobrou foi um relacionamento familiar conturbado e triste. A família está despedaçada. Eu gostei bastante dessa premissa, por isso tive muito interesse em ler a obra.

Jamie tinha apenas cinco anos quando sua irmã morreu. Por não se lembrar muito de Rose, ele acaba que não passando pelo sofrimento e pelo luto, diferente dos pais e da irmã Jasmine. Essa falta de sentimento incomoda seus pais, que não entendem porque ele nunca chorou pela morte da irmã, ou porque não sente falta dela. Mas, para Jamie o mais importante é sua família, a que está ali, mas ao mesmo tempo não está. Sua mãe abandonou o marido e os filhos e se juntou com um homem do grupo de apoio que participa. Seu pai lamenta, mesmo cinco anos depois, a morte da filha, e se embebeda todo dia. Sua irmã se rebelou e pintou o cabelo, fazendo com que a relação dos pais ficasse ainda mais balançada, pois ela não se parece mais com Rose.

Quando Jamie, Jas e o pai se mudam de Londres, o garoto pensa que será uma nova forma de recomeço. Porém, nada muda. O pai continua bebendo. E na escola os garotos fazem bullying com ele. A única pessoa que o entende é Sunya. Mas ela é muçulmana, e seu pai não aprovaria essa amizade. Por isso, ele reluta em ficar próximo da garota, por mais que ela acabe forçando um relacionamento, e se mostre alguém engraçada e confiante.

Se a culpa fosse um animal, então seria um polvo. Todo pegajoso e ondulante com centenas de tentáculos que envolvem suas entranhas e as apertam bem apertadas.

É triste a vida de Jamie. Ele tem uma irmã morta que não se lembra. Um pai ausente. Uma mãe que o abandonou. A única pessoa que lhe restou foi Jasmine, sua irmã mais velha. Que é quem está sempre por perto. Mas ele tem medo de que ela também se vá. É muito horrível ver o abandono de sua mãe. Fiquei aflita e com raiva de ver o quanto o garoto sentia saudade dela. Como ela pôde deixar seus filhos dessa forma? Eu entendo que a dor dela deve ser enorme, mas cinco anos se passaram, e os filhos que estão vivos não mereciam viver na sombra de Rose, como se eles não importassem.

Minha irmã mora numa prateleira é uma leitura muito tocante, e eu poderia falar por horas sobre tudo o que eu fiquei com raiva e tudo que me emocionou. Essa é uma história que mostra que o luto muitas vezes pode prejudicar as pessoas que você ama, e que ainda estão por perto. O enredo também nos mostra uma bela amizade que surge entre Jamie e Sunya. Apesar de todo o preconceito do pai, o garoto percebe que uma pessoa é muito mais que um estereótipo. 

Eu amei cada partezinha dessa obra. Apesar de ser uma leitura dramática, também é algo que te inspira a acreditar em coisas boas. Em recomeços. Jamie, Jasmine e Sunya foram os melhores personagens do livro. Cada um me conquistou de alguma forma. Eu recomendo a leitura!

14 comentários:

  1. Mesmo que seja um livro infantil e que eu não leia muito esse estilo, posso dizer que a sinopse é bela e deve despertas sentimentos no leitor. Infelizmente, isso acontece bastante na vida real; famílias que se perdem depois de tragédias, no momento em que deveriam ficar unidas. Esse livro é uma ótima forma de mostrar como afeta as pessoas envolvidas.
    com certeza, a tristeza do personagem toca o nosso coração. Tomara que o final seja bom pra ele, beijos.

    ResponderExcluir
  2. E complicado lidar com o luto e muitas das vezes acaba acontecendo exatamente como na vida deste personagem, onde sua mãe e ausente, seu pai não se importa, e a irma mais velha tende a ter de lidar com está situação sozinha, mas este garotinho sofre tanto quanto ela. Lendo sua resenha fiquei na esperança de que no final tudo se resolva, mas imagino que está seja uma estória reflexiva e emocionante, que já me tocou.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa,
    A forma de lidar com o luto é tão particular de cada pessoa e são tantos fatores que contribuem para o sentimento, que é ridículo um pai e uma mãe quererem determinar a forma como seu filho deve expressar uma perda. Sem ler o livro já senti pena de Jamie, pois ele passa por tanta coisa e sua família ignora tudo e se focam, cada um, em si mesmo. É, realmente, uma leitura bem real, com temas e dramas familiares de grande impacto e com grandes lições a serem ensinadas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa.
    Adorei a premissa desse livro.
    Cada um lida de uma forma diferente com o luto.
    Deve ser bastante difícil para Jamie ficar de luto por uma irmã que mal conheceu. Entendo que os pais e a Jas tenham sofrido bastante, mas a vida segue.
    Fiquei com bastante vontade de ler esse livro.
    Já vou colocar na minha lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    É a primeira vez que vejo falar desse livro. A premissa remete a uma leitura forte e sentimental.
    Um drama que nos remete a reflexões. Espero poder conferir, um dia desses.
    Sua resenha está muito bem escrita. Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Que leitura mais intensa.
    Ainda não li e também não conhecia o livro!
    Mas a trama parece ser super madura, mesmo que a narração seja feita por uma criança.
    Bem forte e sentimental.
    Deve ser muito difícil está na pele de Jamie, já que não se lembra da irmã e sua família está desmoronando.
    Já quero ler. Valeu a dica.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente tragédia familiar acontece muito no mundo e trazer isso ao um livro desperta sentimentos fortes ao leitor. Eu, por exemplo, nem li o livro e já quero dar um abraço bem forte Jamie, perder a família tão novo não é nada fácil. Lendo sua resenha fique torcendo para que no final tudo fiquei bem com Jamie e que tudo de resolva.
    Obrigada pela dica ♥

    ResponderExcluir
  8. Nossa que leitura emocionante e reflexiva.
    Bem legal autora mostrar luto de cada familiar através de uma criança.
    Parece ser uma leitura que toca bem la no fundo, e faz pensar em muitas coisas.
    Fiquei bem interessada.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  9. Que tema interessante de abordado. Adoro dramas e gostei da premissa do livro. O que o luto pode fazer com as pessoas que ainda estão próximas a nós é pesado, infelizmente :/
    Carga pesada para um menino de apenas 10 anos.
    Adorei a indicação!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser realmente muito emocionante, deve ser super difícil par ao Jamie ter que viver na sombra da irmã, ser abandonada pela mãe, ser abandonado indiretamente pelo pai, que está ali mas não está e estar sempre com receio de que a Jasmine também se vá, para falar a verdade, não entendo o luto que uma pessoa sente e ao invés de aproveitar o que lhe restou, ela vai e esquece disso tudo, como se somente quem morreu fosse importante na vida dela, sei que deve ser super difícil para um pai e uma mãe perder um filho, mas não acho que isso seja justificativa para abandonar os que ficaram, enfim, gostei da indicação e com certeza vou ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Um livro bem maravilhoso, com certeza a trama é muito envolvente, te faz pensar nessas situações e como seria. Fiquei bastante triste pelo pequeno por não ter a mãe ao lado e nem se lembra bem da irmã, é muito triste. Gostei bastante e com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Que livro mais lindo, certeza que eu viraria um poço de lagrimas com ele, ainda mais pelo protagonista se tratar de uma criança e passar por tantas coisas assim, a gente se comove, não tem jeito. Tenho um irmão de 10 anos e não me imagino um dia sem ele.

    ResponderExcluir
  13. Andressa!
    Gosto demais daqui porque vejo resenhas que não vejo em outros blogs, obrigada.
    É triste a dor da perda, principalmente na fase infantil, onde tudo fica registrado e traz traumas profundos.
    Pelo jeito o livro é um drama muito bem escrito e pesaroso...
    Perdi meu irmão mais velho em 2014 e sinto demais a falta dele, nem sei como seria se perdesse minha irmã, a mais nova que é meu denguinho...
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. É uma resenha muito explicativa, mas para mim não da. O livro parece ser triste e eu corro de livros assim por enquanto.

    ResponderExcluir