sábado, 26 de agosto de 2017

[Resenha] Cinder & Ella

|
Autora: Kelly Oram
Páginas: 304
Editora: Pandorga
Faz quase um ano que Ella Rodriguez, 18, esteve em um acidente de carro que a deixou aleijada, com cicatrizes e sem a mãe. Após uma recuperação difícil, ela foi obrigada a atravessar o país para viver com o pai que a abandonou quando era uma criança. Se ela quiser escapar de seu pai e de sua horrível família adotiva, ela precisa convencer os doutores de que é capaz, física e emocionalmente, de viver sozinha. O problema é que ela ainda não está pronta. O único modo de se curar é se reconectar com a única pessoa no mundo que ainda significa algo para ela: seu melhor amigo anônimo, Cinder. Brian Oliver é a sensação de Hollywood e tem a fama de sempre causar problemas. Existem muitos rumores sobre sua participação no filme O príncipe druída, mas seus assessores dizem que o único modo de passar de adolescente sedutor para ator da lista A é mostrar que seus dias de selvageria ficaram para trás e que agora ele amadureceu. Para aplacar os comentários sobre a reputação de bad-boy, seu assessor arranja um casamento falso com a coadjuvante Kaylee. Brian não está animado com a noiva falsa ou o casamento, mas ele fará qualquer coisa para conseguir sua nomeação ao oscar. Até que o e-mail de uma antiga amiga da internet muda tudo.

Cinder & Ella é uma releitura contemporânea do clássico conto de fadas Cinderela, e desde que soube desse lançamento eu fiquei louca para ler. Sim, eu amo releituras! A obra é um YA, mas não tem apenas aquele draminha adolescente que vemos em livros do gênero. A trama é marcada por temas bastante importantes como: preconceito, bullying, depressão e relações familiares. Todos eles serviram para deixar a história mais real e dramática. Porém, apesar de todo o drama, a autora mescla algumas partes com diálogos e situações divertidas e fofas, deixando a leitura leve e encantadora.

Eu me apaixonei por essa história. A autora transformou a releitura em algo bem atual. É impossível não se sentir marcado pela obra. Esse é o tipo de leitura que fazemos e ficamos com aquele gostinho bom por dias. E nem é por, previsivelmente, ter um final feliz. Mas, por ver todo o crescimento dos personagens e a luta de Ella em superar suas feridas, tanto as externas quanto as internas.

“Você quer saber por quê você nunca foi capaz de me fazer chorar?” Eu perguntei. “É porque você está tentando derrubar alguém que já está no fundo do poço. Você não pode me fazer sentir pior sobre mim do que eu já faço.”

Ella e a mãe moram sozinhas, o pai as abandonou e tem agora uma nova família. A garota sempre teve muito ressentimento pelo pai, que nunca a visitou e não fala com ela há anos. Porém, após o acidente em que sua mãe morre e que 70% de seu corpo tem queimaduras, e depois de acordar do coma e passar oito meses no hospital realizando cirurgias, a única pessoa que resta para cuidar dela é o próprio pai. Assim, seu mundo vira totalmente de cabeça para baixo, e ela se vê obrigada a morar com um homem que ela passou a detestar e uma mulher e suas filhas que não a deixam muito confortável dentro de casa. Ainda mais por uma das filhas ser o diabo em pessoa.

Cinder é um leitor do blog de Ella, e há anos os dois viraram amigos virtuais. Com gostos muito parecidos, e mesmo quando não concordam em algo, os debates são agradáveis e divertidos entre os dois. Quando Ella sofre o acidente, ela passa oito meses longe de tudo, inclusive do contato com Cinder. O garoto acaba achando que ela morreu, a pessoa que ele mais gostava no mundo. Cinder não é seu nome verdadeiro, na verdade ele é uma estrela de Hollywood, Brian é muito famoso e o queridinho das garotas.

O retorno de Ella na vida de Cinder, e vice versa, é algo baseado em omissões. Ele ainda não está preparado para contar que é um ator famoso. E ela não está pronta para dizer que está deformada e aleijada. Ella passa por diversas situações que abalam seu psicológico. Desde reencontrar uma pessoa que deveria amá-la até sofrer preconceito por seu estado. Suas limitações não fazem a pessoa sentir pena, o que seria melhor nesse caso, na verdade, fazem com que as piadas, agressões físicas e psicológicas sejam piores. Como as pessoas podem ser tão monstruosas desse forma?

Essa é uma história emocionante. Ella é uma personagem incrível, e que no fundo, se mostra alguém muito corajosa e determinada. Eu senti muita raiva de seu pai e os motivos que o fizeram abandonar mãe e filha. O pior de tudo é que ele e sua nova família julgavam Ella por seu comportamento, como se não fosse horrível sentir dores todo o tempo e se sentir feia, além de todo bullying sofrido na escola e em casa. E claro, a situação de ver seu pai feliz com a nova família, ser chamado de pai pelas enteadas e tudo mais.

Cinder & Ella é um livro maravilhoso. Apesar de todo o drama, a história tem algo doce e bonito ao mesmo tempo. O relacionamento de Cinder e Ella é o que nos deixa com o coração acalentado e nos tirar alguns sorrisos bobos do rosto. Eu amei a leitura. Com uma narrativa envolvente, é uma obra que pode ser lida rapidamente. Eu amei a capa, a diagramação está muito perfeita também, recomendo demais o livro!

13 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Sempre amei contos de fada e Cinderela é mais que especial! Gosto muito de releituras, pois, na maioria das vezes são divertidas e trazem uma bonita mensagem, em comparação ao original.
    E por tudo que você comentou, esse livro é assim, com uma leitura maravilhosa e personagens cativantes.
    A capa está lindinha. Espero ter a oportunidade de conferir!
    Resenha perfeita!
    Obrigada pela indicação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Já faz um tempo que quero ler este livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Minha história favorita dos contos de fadas é Cinderela e quando um livro é o reconto desta linda história, tem minha total atenção. Acompanhar um personagem que sofre tanto fisicamente quanto psicologicamente é sempre muito emocionante e Ella vai passar por tanta coisa que só sendo muito forte mesmo será possível superar. Espero que a amizade com Cinder acrescente coisas positivas em sua vida, principalmente após o acidente, quando ela estiver mais fragilizada e precisando de um amigo de verdade. A história parece ser cativante e cheia de lições a serem extraídas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa.
    Eu li esse livro e AMEI.
    A escrita da autora é ótima, muito fluida e envolvente.
    Adorei a Ella. Ela é extremamente forte e não é cheia de mimimi, apesar do que aconteceu com ela e com a situação do seu pai e sua nova família.
    Cinder é um ótimo personagem também. Adorei ver como a amizade deles é forte.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que legal essa releitura *-*
    Achei muito bacana essa premissa do astro com a plebeia se conhecem através de um blog. Deve ser super difícil pra Ella com tudo que aconteceu :/ perder a mãe, morar com um pai distante e que possui uma família ruim pra ela...
    Mas adorei essa proposta.
    Obg pela indicação!

    ResponderExcluir
  5. AMO releituras, sei que já tem vários livros que se baseiam nos contos de fadas, mas nunca me canso deles, a Ella deve ser uma menina super forte para conseguir passar por tudo o que aconteceu, desde o abandono de seu pai, a morte de sua mãe, até ter que ser obrigada a viver com quem ela possui um enorme rancor, fiquei super curiosa para saber mais sobre o Cinder e como será o relacionamento deles depois do acidente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que sinopse mais legal ! Quem não ama um romance que vem com um bad boy e uma mocinha com um passado trágico? Claro que fiquei bem curiosa pra conhecer esse casal. Releituras são mesmo uma boa pedida, e os livros ultimamente estão trazendo muito esses temas que mexem com a sociedade e fazem a gente refletir.
    No decorrer da leitura fiquei com muita pena da personagem, já que passou por tantos problemas !No fim, adorei saber desse livro e da resenha, já salvei na leitura do ano. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Já li várias resenhas desse livro e a cada uma eu fico com muita vontade de ler, além de eu amar de paixão a Cinderela, esse livro deve mostrar como devemos ser fortes e passar por cima dos problemas e se agarrar nas pessoas importantes!
    A sinopse é bem chamativa e já nos deixa com vontade de ler.
    <3

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito de releituras de conto de fadas, mas me parece ser uma historia cativante. Que bom que os personagens amadurecem ao decorrer do livro, não gosto de personagens cheios de mimimi. Gosto de livros que nos fazer refletir sobre aquilo que esta acontecendo.
    Adorei, quero pra já haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ao ler a resenha me pareceu ter uma pitada de a bela e a fera. Gostei da trama, tem uma história muito envolvente e com certeza já amei a história, e antes mesmo de ler já odiei o pai e a família por achar que a menina está fazendo frescura por algo que lhe passa. Desejo ler esse livro é já estar em minha lista de leitura!

    ResponderExcluir
  10. Releituras são sempre maravilhosas, e ficam mais gostosas ainda quando não são tão iguais.
    Não é um gênero que estou acostumada a ler, mas gostei da bastante da premissa ainda mais por abordar assuntos tão importantes atualmente e ainda usando um antigo conto como fundo.
    Uma ótima dica.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Tenho visto muitos elogios a respeito desta obra, até vendo muitos comentários da obra ser muito parecida com o conto de fadas da Cinderela. Porém apesar do drama existente na trama, ainda sim vamos nos deparar com um romance envolvente, cativante, capaz, de nos arrancar suspiros. Desta forma acredito que seja uma leitura que irá me agradar bastante.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gente, eu amei esse livro. Quero ler agora, quero correr na livraria mais próxima e me dar um de presente! Que história linda, quero saber como vai ser o encontro desses dois, se ele vai aceitá-la (aposto que sim) e cuidar dela, dar todo o amor que ela não teve do pai. Que menina corajosa e que bom que ela encontrou alguém. Parece ser um romance muito envolvente!

    ResponderExcluir
  13. Andressa!
    Gosto muito das releituras, principalmente porque o autor a faz de uma forma diferenciada da original.
    Gostei da forma mais contemporânea da autora, trazendo assuntos importantes como os conflitos familiares, separação, bullying e tudo o mais.
    Gostei também do drama bem desenvolvido e do relacionamento entre mãe e filha.
    Deve ser mesmo uma ótima leitura.
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir