domingo, 27 de agosto de 2017

[Resenha] Quando escolheram por mim

|
Autora: Lauren Miller
Páginas: 384
Editora: Pavana
E se existisse um aplicativo capaz de dizer o que lhe faria feliz? Qual roupa vestir. Com quem sair. Em qual escola estudar. Um aplicativo capaz de tomar todas as decisões que surgissem? E se você nunca precisasse falhar? Ou fazer a escolha errada?
Essa é a realidade na qual vive Rory Vaughn, uma jovem de 16 anos com um futuro promissor: ela acabou de ser aceita em uma exigente escola preparatória. Mas tudo está prestes a mudar, pois alguma coisa parece estranha por trás das aparências da escola de elite.
É quando Rory começa a se envolver com North, um charmoso garoto morador das redondezas que insiste em não obedecer ao Lux. Logo, Rory passa a não seguir mais os conselhos do aplicativo e a ouvir a temida voz interior que foi ensinada a ignorar – uma escolha que capaz de mudar a maneira como enxerga toda a realidade.


Quando escolheram por mim é o mais novo livro de Lauren Miller, autora de Paralela - lançado também pelo selo Pavana. Eu amei a leitura de Paralela, então fiquei bem animada para conferir seu lançamento, que possui uma sinopse igualmente marcante e interessante. Eu percebi que a autora gosta bastante de escrever histórias com elementos utópicos e de ficção científica, o que ela faz muito bem. Eu adoro todos esses elementos, e gostei bastante desta nova obra. Esse é apenas o segundo livro que leio da Lauren, e ela já virou uma das minhas autoras favoritas. ♥

A trama se passa em 2032, quando a tecnologia sofreu um grande avanço. Com o aplicativo chamado Lux as pessoas não precisam mais tomar suas decisões sozinhas: desde qual comida escolher até com qual pessoa falar. E, ainda, as pessoas sempre sabem onde as outras estão. O aplicativo define o que é melhor para cada usuário, o que faça com que esse tomador de decisões vire um vício.

Rory tem dezesseis anos, e foi aprovada em Novaden, uma escola preparatória de elite, e que é muito difícil de entrar. Seu pai entrega à filha uma carta de sua mãe, que morreu no parto, e que só deveria ser entregue se Rory passasse. A garota descobre que ela também estudou em Novaden e até mesmo participou de uma sociedade secreta. Desta forma, sua ida a escola faz com ela se sinta mais próxima da mãe. Mas também é assim que ela descobre que há alguma coisa errada acontecendo, e que talvez algo tenha acontecido com sua mãe.

Todas as pessoas quando crianças ouvem a 'Dúvida', uma voz que dá alguns conselhos e diz o que fazer. Nessa idade é normal, mas caso a pessoa continue ouvindo quando adulta, é diagnosticada com uma doença que pode a enlouquecer. É totalmente errado ouvir essa voz interior. Ainda mais quando ela praticamente vai contra o que a sociedade impõe com o aplicativo Lux.

A trama é cheia de segredos, mas todos vão sendo desvendados com o tempo, o que torna a leitura arrebatadora. Rory é o foco principal na história, através dela vamos descobrir mais sobre sua mãe, as pessoas que criaram o Lux, a tal sociedade secreta e sobre ela mesma. É uma revelação atrás da outra, e não conseguimos imaginar onde tudo vai terminar. O que será que está acontecendo?

O cenário do livro não é muito diferente do que vivemos atualmente. Vez ou outra nos deixamos levar pelo que as redes sociais indicam para nosso dia a dia. E a autora faz uma crítica a isso. O quanto ficamos fissurados na tecnologia, e muito dependentes. Muitas vezes deixamos de viver completamente por conta disso. 

A leitura é muito empolgante, a autora conduziu muito bem a trama, e nos levou por um caminho cheio de intrigas e segredos. O final é muito satisfatório, não imaginaria terminando de outra forma. Há no livro um pequeno romance, e este serviu para deixar a leitura ainda mais arrebatadora. Lauren Miller mais uma vez trouxe um enredo marcante e fácil de se envolver. Eu recomendo muito!

A edição da Pavana está linda. Eu amei essa capa, e a diagramação está muito bonita. Quero mais livros dessa autora! ♥

13 comentários:

  1. Oi Andressa,
    Não conheço a autora ou suas obras, mas fiquei bem interessada em sua forma de contar histórias. A ideia de que a tecnologia evolui a um ponto onde tudo na vida do individuo será definido por ela seria algo notável se não fosse assustador. O aplicativo Lux me parece mais um meio da sociedade de manter as pessoas sob um regime rígido e controlado algo que não foge muito do que vemos no mundo. É um livro que lerei se tiver a oportunidade, pois não tenho dúvidas de irei gostar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa.
    Não li nada dessa autora, mas Quando escolheram por mim parece ser bem interessante.
    Gosto bastante de livros e filmes de ficção científica, então gostei bastante da premissa do livro.
    Infelizmente a crítica da autora é bem válida. Atualmente as pessoas parecem querer seguir os padrões das mídias sociais em todos os aspectos da vida, seja em relação a beleza até questões que envolvem moralidade e ética. Parece que as pessoas não pensam mais por si mesmas e sim pensam no que os outros vão pensar dela se fizer tal coisa ou tomar tal atitude.
    Já vou colocar na minha lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Já vi comentários sobre o livro e que está bacana. A proposta é muito legal. Um app que decide tudo por você deve ser louco dms. Acho que aguentaria rsrs
    Mas a crítica é visível e nos faz pensar sobre a influência das tecnologias na nossa vida.
    Sempre bom quando tem romance *-*

    ResponderExcluir
  4. Isso é tão Black Mirror! Desculpa precisava falar isso, mas brincadeiras a parte, a história do livro parece ser bem interessante, acho que realmente estamos caminhando para que a tecnologia se torne tudo em nossas vidas, eu, particularmente, não aguentaria um aplicativo tomando decisões por mim, se quando minha mãe toma uma decisão por mim já fico p*** da vida, imagina um simples aplicativo, que não tem qualquer autoridade sobre mim; fiquei super curiosa para descobrir quais segredos a mãe da Rory guardou por tanto tempo e o que isso tem a ver com o Lux.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que ideia interessante fazer um livro com um assunto que acho que todos gostariam que fosse verdade, né?Lendo assim a resenha, a gente só pode pensar que seria uma realidade bem chata :/ Mas não deixa de ser interessante acompanhar a história e ver como a história progride.
    Acho que além de tudo, o livro traz uma reflexão. Gostei muito de saber pela resenha como ela se desenvolve, pelo menos até certo ponto. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Essa capa é maravilhosa! No geral pessoas na capa nunca me agradam, porém essa está muito bonita!
    Gostei demais da sinopse e já tinha visto esse livro no skoob!
    Muito legal essa coisa de utopia e sempre gosto de ler livros mais científicos com a tecnologia sendo o essencial para vivermos.
    Já quero muito ler!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    É a primeira resenha que leio desse livro, apesar de já conhecer o mesmo, pelas redes sociais.
    Achei a premissa bem inovadora e até mesmo, assustadora. Um futuro que é possível visualizar não tão distante, não é mesmo? Não aguentaria ter um aplicativo tomando decisões em minha vida!
    Fiquei curiosa para saber o desenvolvimento dessa história e como reagem os personagens.
    Espero ter a oportunidade de ler.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Adorei isso de que um app decide tudo o que você vai fazer, por um lado é legal, mas por outro deve ser bem apavorante, em minha opinião. Fiquei bem intrigada com a premissa deste livro, hein. Vou comprar esse livro só pra saber quais são os segredos da mãe de Rory e saber mais sobre essa tecnologia.
    Adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gostei bastante da trama do livro, tem uma história totalmente diferente e também fiquei em interessada por essa história de um app que decide tudo por ti, gostei muito disso é uma boa crítica que a autora fez sobre a tecnologia de hoje em dia. Com certeza vou coloca em minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia livro e nem a autora, mas fiquei apaixonada nessa premissa.
    Nunca li nada parecido, e adorei toda essa ideia de um app que toma decisões para as pessoas.
    Já fiquei completamente envolvida e quero saber mais sobre esse mundo criado pela autora.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. A sinopse do livro, já e capaz de nos chamar a atenção, eu fiquei super curiosa para saber mais deste aplicativo, como a personagem lidaria com isto, agora me deparo com uma sociedade secreta, e muitos outros segredos, que serão desvendados no decorrer da leitura. Vejo que está autora construiu uma estória e tanto, capaz de nos envolver desde as primeiras páginas, curti muito.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa autora mas pela sua resenha senti que vou gostar da forma como ela escreve. Não sou tão fã assim de ficção científica mas, nesse caso, eu gostei. Ela lidar com tecnologia e nos alertar um pouco é super importante nesse mundo que vivemos hoje, acho que não estamos tão longe assim desse aplicativo aí. Parece um livro bem interessante!

    ResponderExcluir
  13. Andressa!
    O livro parece bem interessante, carregado de mistério e segredos ocultos diante da caminhada da protagonista.
    Bom poder conhecer um pouco sobre ele.
    Gostei de ver que tem muitos mistérios, mas todos vão sendo desvendados aos poucos e temos um desfecho bom.
    Adoro ficção e se voltada para tecnologia, ainda melhor.
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir