sexta-feira, 18 de agosto de 2017

[Resenha] O vespeiro

|
Autor: Kenneth Oppel
Páginas: 240
Editora: Galera Record
O celebrado autor Kenneth Oppel cria uma obra-prima que explora a diversidade e as deficiências, os medos e os sonhos e o que realmente une uma família. Algumas crianças veem o verão como um tempo de alegria e brincadeiras. Mas para Steve é apenas mais um período de preocupação e ansiedade. Seu irmão recém-nascido está lutando pela vida... E ninguém sabe se ele conseguirá vencer essa batalha. Como seus pais ficarão se o pior acontecer? Além de tudo, ainda há um vespeiro no telhado de sua casa... Ele é alérgico! Quando uma vespa-rainha invade seus sonhos com uma solução para todos os problemas, Steve acha que tudo se resolverá, ele só precisa dizer sim. Mas sim é uma palavra muito poderosa... Será possível voltar atrás?



O vespeiro é quase que uma fábula, com muita fantasia envolvida, mas também com problemas familiares e um personagem que precisa fazer escolhas difíceis, enquanto ele próprio lida com suas dificuldades. Eu solicitei a obra porque havia gostado muito da trama, mas como o livro demorou para chegar, acabei esquecendo sobre o que era, então iniciei a leitura sem saber nada. E que surpresa boa! A história é de uma leveza incrível. Todo esse tom de não saber o que é fantasia e o que é realidade é muito tocante. Apesar de ser um livro voltado para as crianças/jovens, qualquer adulto pode ler e se encantar com O vespeiro. Kenneth Oppel criou um enredo fascinante e muito intenso.

Steve foi diagnosticado com TOC. Sua ansiedade em alguns momentos é muito grande. E só piora quando o mais novo membro da família, seu irmãozinho, nasce com uma doença que ninguém entende ainda o que é. O bebê luta pela vida. Seus pais estão a cada dia mais desolados e cansados. Steve não sabe como ajudar, afinal, ele mesmo possui suas crises de ansiedade para controlar. Certo dia, ele é picado por uma vespa, é quando descobre que é alérgico. E também é o dia que os sonhos começam.

Em seu sonho aparece a vespa rainha, e ela conta ao menino que poderá curar seu irmão. O que é tudo que ele mais quer na vida. Ver sua família feliz e unida. Porém, conforme os dias passam, e os sonhos vêm, ele percebe que a ajuda não é tão boa assim. É algo terrível. É uma decisão difícil de fazer, mas ele só precisa dizer 'sim'. Só que ele não sabe se pode dizer essa palavra.

A trama tem um tom meio sombrio, o que deixa a leitura angustiante em alguns momentos. O medo cresce conforme os pesadelos e sonhos começam a vir para a realidade do garoto. Eu fiquei aflita com o rumo que tudo estava tomando.

Steve é um garoto fantástico. Seu TOC não o define, apesar de ele se achar esquisito. A obra nos mostra um personagem que coloca os outros acima dele mesmo. Sua preocupação com a família, e principalmente com um irmãozinho que ele nem conhece direito, é tocante demais. Apesar de sua ansiedade e medos, ele acaba se mostrando um garoto corajoso. Principalmente em situações de perigo.

O vespeiro é uma leitura encantadora. Os capítulos são curtos, os diálogos são fáceis, e a narrativa tem um ritmo muito bom. É um livro que dá para ler em algumas horas. A edição da Galera Record está linda demais. As ilustrações possuem um toque sombrio que deixa a leitura ainda mais apavorante em alguns momentos. Eu gostei bastante da obra e recomendo para todos. É um livro com mensagens muito belas sobre família, medos e escolhas.

14 comentários:

  1. Eu gosto de toques sombrios na trama. A premissa desse livro é interessante. Acho que não me lembro de ter lido algo parecido.
    Gostei da personalidade do protagonista de colocar a família em primeiro lugar e tentar ajudar, apesar de as vezes o próprio personagem precisar de auxílio.
    Não tinha visto resenhas desse livro e gostei muito.
    Valeu pela indicação ;)

    ResponderExcluir
  2. Que livro mais legal! Gosto muito de fantasia, ainda mais com ilustrações e capítulos rápidos e fácies.
    Nunca li esse livro, mas quero ler agora. Ser parecido com uma fábula já ganhou meu coração! Tem fantasia, porém tem assuntos importantes a serem tratados.

    ResponderExcluir
  3. Andressa!
    Achei o plot interessante, o que me deixou em dúvida é: foi realmente um sonho dele, pela vontade de querer curar o irmão ou realmente o enredo gira em torno dele dizer sim e o que esse sim quer dizer?
    Não é à toa que é um livro de mistério, né?
    Bom final de semana!
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Acho bem interessante começar leituras desse tipo, leva a gente a uma reflexão de nossas próprias ações e o quanto o livro pode ser engrandecedor nesse aspecto. Ao contrário de você, não consigo iniciar um livro sem saber sobre o que é, preciso ler a sinopse antes KKKK
    Não sou de ler muito esse gênero, mas não pude deixar de notar na resenha que é um livro que prende o leitor e a pergunta angustiante fica ao final da resenha: para o quê ele precisa dizer sim. Nossa, parece um livro e tanto hein !! Acredito que iria gostar bastante de conhecer essa história :) Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa.
    Eu geralmente não leio a sinopse dos livros. Às vezes tem spoilers sobre a trama e eu ODEIO spoilers.
    Esse livro tem uma trama bem diferente.
    Gosto quando você fica na dúvida se o que está acontecendo é real ou fantasia.
    Steve parece ser um bom garoto, que quer o melhor para o seu irmão e seus pais. Fiquei curiosa para saber mais sobre as suas aventuras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não costumo ler livros sem saber nada sobre ele, admito que não consigo, sempre leio alguma resenha ou pelo menos a sinopse dele, fiquei super intrigada com esse livro, principalmente para descobrir como essa Vespa Rainha poderá curar o irmão do Steve e por que essa decisão não é nada fácil, espero gostar do livro tanto quanto você gostou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Bem, para que eu venha a ler um livro, sempre leio a sinopse e também gosto de ler resenhas.
    A premissa é bem interessante, fiquei curiosa para saber mais do desenvolvimento dessa história.
    E como tem uma mensagem sobre família e escolhas, deve ser uma leitura bem bacana.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que legal essa resenha, a história me chamou atenção primeiro por ter esse personagem principal com TOC, algo que eu nunca li antes e essa coisa da fantasia também parece te fazer mergulhar na história junto. Vou colocar na minha lista pra eu ler com o meu irmão. <3

    ResponderExcluir
  9. Deve ser um trama com msgs bem família mesmo, já que há vários problemas.
    Achei a premissa bem interessante e parece ser encantadora.
    Não é algo que eu tenho costume ler, mas gostei da dica por ser leitura rapida.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Este toque sombrio e alguns momentos da sua resenha me senti angustiada, em poder entender melhor o problema desta família, e toc deste garoto, e como ele poderá ajudar a salvar seu irmão, mas que ainda sim precisa dizer sim. Acredito que só irei desvendar está estória após a leitura, da qual estou extramente curiosa em saber mais sobre todo o desenrolar desta trama.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa,
    Tento não julgar livros pela capa ou título para não criar expectativas, mas com este isso é impossível. O Vespeiro tem uma premissa que chama muita atenção e me deixou intrigada. De uma forma fantasiosa, sinto que o autor quis trazer temas sérios e muito importantes. Steve é uma criança que passará por muitas coisas então seria normal ele desenvolver um meio de passar por tudo e quem sabe esse meio seja através da imaginação? Com certeza, Kenneth Oppel joga com a mente do leitor com uma trama sombria, diferente e bem interessante.

    ResponderExcluir
  12. É a primeira resenha que leio desse livro e eu fiquei bem curiosa diante dessa premissa, e gostei muito de ler suas impressões sobre ele. A capa não me chamou atenção e num um pouco convidativa, mas quero saber mais a respeito de Steve, seus sonhos, e afins.
    Gostei de sua resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ola!
    Que livro interessante, a história é bem legal, tem um mistério envolvente e te faz querer ler para descobri o final. Gostei bastante da trama e tem uma premissa muito boa, com certeza já está na lista de leitura.

    ResponderExcluir
  14. Não encontrei nada chamativo no livro, nem capa e nem història. É difícil eu gosta de primeira de alguma fàbula, acabo vendo os comentàrios positivos e negativos primeiro.

    ResponderExcluir