quarta-feira, 16 de agosto de 2017

[Resenha] Tudo e todas as coisas

|
Autora: Nicola Yoon
Páginas: 280
Editora: Arqueiro
Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua.
A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são minha mãe e minha enfermeira, Carla.
Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente da casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly.
Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe.



Tudo e todas as coisas é um livro que eu não tinha interesse de ler até assistir o trailer do filme, confesso. Eu ainda não assisti ao filme porque resolvi iniciar pela leitura. E bem, apesar de ter gostado da trama, ao mesmo tempo eu me senti um pouco decepcionada. Talvez por ter o filme saindo e tantas pessoas falando do enredo, eu acabei criando expectativas altas demais. Outro fator é que eu esperava chorar, sim, esse é o tipo de história que eu sei que irei chorar, porém, não foi o que ocorreu. Ok, é uma história bela, tocante e sensível, mas faltou algo para mim.

Maddy tem dezoito anos e uma doença rara que a faz não poder sair de dentro de casa. Ela é alérgica a praticamente tudo. Desde bebê ela nunca conheceu outros lugarem além do hospital e da casa onde vive com a mãe. Quando uma nova família se muda para a vizinhança, Maddy se vê curiosa em relação a viver a vida: conhecer outros lugares, ter pessoas perto, amigos, ou seja, ela quer muito mais da vida que tem no momento. Será que vale a pena viver dessa forma? Com medo de morrer, mas ao mesmo tempo não vivendo completamente?


Olly é o filho dos vizinhos, e boa parte desse novo sentimento em Maddy é por conta dele. A amizade que surge entre os dois é incrível e linda. Os dois passam a conversar por e-mail, porém, isso não é o suficiente para nenhum deles. É então que ela decide que não quer mais viver desta forma. Ela quer aproveitar cada momento que ainda tem. Plenamente. Sua decisão pode colocar sua vida em risco, mas ela precisa fazer isso não só para ficar perto de Olly, mas também por si própria.

Esse é um enredo triste de se imaginar. Eu fiquei com muita dó de Maddy por estar naquela situação, sabendo que nunca poderia ter uma vida normal, e sempre com medo de morrer. No decorrer do livro percebemos que a personalidade de Maddy vai mudando, ela passa a mostrar realmente quais são seus desejos e tenta a todo custo não viver da forma que a mãe acha melhor para ela. Ela é uma personagem admirável e guerreira, e nos faz pensar nos nossos sonhos e porque não tentamos alcançá-los com mais empenho.

O final me pareceu um pouco surreal e não consegui me convencer totalmente. Eu fui bastante surpreendida por ele, confesso, mas não combinou bem com o que eu esperava da trama. Apesar desses pontos, eu gostei da leitura. Ela foi fluída, os personagens são cativantes e a história é bonita. Eu fiquei interessada em ler outras obras da autora, e com certeza farei.

15 comentários:

  1. Olá!
    Já li tantas resenhas positivas desse livro que ao ver alguém com um pensamento diferente, me deixa bastante com medo e ao mesmo tempo com imensa vontande de ler esse livro. Pretendo conhecer essa trama da personagem, me parece muito bonita e triste ao mesmo tempo. Desejo muito ler antes de ver o filme..

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha, me deixou curiosa
    Tenho lido resenhas só com os pontos positivos, gostei da sua mais 'real'

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa :)
    Acho que esse é um dos livros que todo leitor quer conhecer, principalmente por ser uma história que mexe com nossos sentimentos e acabamos torcendo tanto por esse casal tão improvável de "sobreviver". Depois que eu vi que ia lançar o filme, fiquei com mais vontade de ler e pretendo colocar na lista de leitura desse ano ainda. Acho a história linda, emocionante e muito boa de ler e aprender com suas lições. Você falou que o final não foi assim tão certo, às vezes acontece dessas ne? haha
    Beijoos

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    A premissa é bastante interessante, mas não sei se algum dia irei ler.
    Mas para quem curte esse estilo de leitura, deve ser uma dica fantástica, com uma bonita mensagem.
    Ótima resenha, muito bem desenvolvida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa,
    Nicola Yoon sabe criar uma história que chama atenção e Tudo e todas as coisas já está na minha lista de desejados. A condição da Madeline é mesmo bem triste, pois viver com medo e tão no limite é desgastante e injusto, principalmente para alguém jovem e com tanta coisa para vivenciar. Ao conhecer Olly esse anseio de vivenciar novas experiências, conhecer outras coisas e viver um amor irá se intensificar. Sei que o livro tem seu momentos tristes e de realidade, afinal de contas Madyy está doente e não é nada simples. É o tipo de história que gosto de ler e estou ansiosa por isso. Quero assistir ao filme também, que está com um trailer lindo!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa,
    Quero muito assistir o filme, porém também quero ler o livro antes haha
    Fiquei bem interessa na história e ainda mais por envolver uma doença em que todo cuidado é pouco e por Maddy ser alguém tão guerreira.
    Adorei resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Achei esse livro lindo, mas também não chorei com ele. Eu me surpreendi com o final e ainda bem que foi desse jeito. Achei tão fofa a relação deles que o final foi lindo pra mim. Estou louca pra ler O Sol Também É Uma Estrela, o segundo livro públicado por ela, se não me engano.

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa.
    Quero muito ler esse livro! Achei a sinopse bem interessante e acho que eu gostaria bastante da história.
    Sou do tipo que chora até com desenho, então provavelmente irei chorar lendo esse livro rs
    Poxa, que pena que você não gostou tanto da história. Acho que esse é o problema de ter altas expectativas e ouvir relatos bons sobre o livro/filme =/
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li essa história e tenho muita vontade de ler.
    Já li várias resenhas sobre esse livro e fiquei muito interessada, porque que doença é essa que ela tem? E como ela vai conseguir namorar com o menino que acabou de se mudar?
    Vou ler primeiro o livro e depois vejo o filme, mas já sei que é apaixonante.

    ResponderExcluir
  10. Andressa!
    Quando ainda tinha parceria com a NC, tive oportunidade de ler os primeiros capítulos do livro e na época, lembro de ter me identificado muito com Madeline, pois não tenho a doença que ela tem, mas de certa forma, tenho minhas limitações físicas e que dificultam, hoje em dia, sair para conhecer o mundo, como fazia antigamente e fico mais tempo em casa...
    Acredito mesmo que seja uma leitura fofa, o primeiro amor, querer conhecer as coisas que nunca teve oportunidade de viver, enfim, gostaria de terminar a leitura.
    E se o final a surpreendeu sendo um tanto surreal... fiquei mais curiosa ainda.
    Bom final de semana!
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, assisti o filme e adorei, achei super bonitinho, apesar de ver no cinema várias pessoas chorando, não senti toda essa comoção, provavelmente no livro também não sentirei, minhas expectativas não estão tão altas, talvez seja porque já assisti o filme e já sei o que esperar do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ah, eu adoro a premissa desse livro desde as primeiras resenhas que li sobre ele... Deve ser muito difícil mesmo estar no lugar da Maddy mas ela é uma menina cheia de personalidade pelo visto, vai se arriscar pra pelo menos poder viver um pouco. Seria muito triste se ela não sobrevivesse. Espero poder ler logo esse livro!

    ResponderExcluir
  13. E realmente muito triste viver com está personagem, limitada a um mesmo espaço, sempre com medo da morte, não podendo vivenciar um mundo que existe fora das quatro paredes, porém este amadurecimento da sua personalidade, e o que deixa está leitura cativante, e envolvente. Uma pena que o final não tenha te agrado tanto. Quero muito ler este livro, mas ainda não tive tempo.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse é uns dos melhores livros que eu já li, amei o jeito que a autora descreve os detalhes, a trama do romance, o jeito que a personagem lida com sua doença, o jeito que a mãe cuida de sua filha com essa doença tão rara, mas confesso que decepcionei no final do livro, esperava um pouquinho mais. E Olly já virou meu crush haha
    É um livro pequeno, mas com uma historia cativante. Quem não leu, leia. Porque vale a pena.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Não curto muito livros com històrias de doenças, minhas experiências foram desastrosas a ponto de detestar o escritor. A història é boa, mas para eu ler vai ser difícil.

    ResponderExcluir