sexta-feira, 11 de agosto de 2017

[Resenha] Medo de palhaço

|
Autores: Marcelo Milici, Filipe Falcão, Gabriel Paixão, Matheus Ferraz e Rodrigo Ramos
Páginas: 288
Editora: Generale
Em sua primeira obra, a equipe do Boca do Inferno procura os arrepios por sob as gargalhadas ao adentrar neste aflitivo picadeiro desde os primórdios do circo, buscando explicações na história e na psicologia. Os autores instigam pesadelos em tons rubros ao contar sobre os assustadores carnavalescos bate-bolas, o mito dos palhaços ladrões de órgãos e John Wayne Gacy, o verdadeiro palhaço assassino. Ao todo são mais de cento e cinquenta obras analisadas, entre filmes, séries de TV, desenhos animados, livros e quadrinhos, explorando o medo de palhaços na cultura pop.



A equipe do Boca do inferno se reuniu e trouxe uma enciclopédia sobre palhaços: medos, onde surgiram, evolução, histórias reais e análise de filmes, desenhos, séries, jogos e quadrinhos. Esta é uma obra repleta de imagens, e mostra que teve uma boa base de pesquisa. É interessante ver que uma figura que tinha o intuito de divertir acabou com o tempo se tornando um ícone nos filmes de terror. Por isso, recomendo que os coulrofóbicos (quem tem medo de palhaços) não leiam esse livro. 

É muito interessante entender melhor como surgiram os palhaços e como foram sendo utilizados no decorrer dos anos. Há lendas urbanas e histórias reais. Todas acabam que por assustando o leitor, mesmo se você não tiver medo de palhaço. A mais marcante é de John Wayne, um serial killer, conhecido como palhaço assassino. Ele matou mais de 30 jovens, e demorou a ser ligado aos crimes.


As análises vão desde filmes extremamente toscos e pouco conhecidos até personagens de quadrinhos e livros icônicos. Um dos casos é Pennywise, personagem de IT, do autor Stephen King, e que fez as pessoas terem ainda mais medo dessas figuras pintadas. Há também sobre Coringa, vilão de Batman, um personagem mais dramático e que impõe sua visão da vida aos outros.


Eu confesso que fiquei interessada em vários filmes que são citados: Halloween é um deles, nunca assisti a nenhum dos filmes, mas fiquei empolgada para fazer isso. Quando eu era criança sempre fui fã de filmes de terror, mas com o tempo acabei perdendo um pouco disso. Essa obra serviu para me lembrar da sensação boa - ou nem tanto - de assistir algo do gênero.


A edição da Generale está tremendamente linda. As folhas são brilhosas e mais grossas, e o tamanho do livro é maior. Há diversas fotos que compõem os assuntos retratados na obra.


Medo de palhaço é uma excelente obra do terror. Eu curti bastante a leitura, e é um livro que vou sempre pegar para ler em algum momento para pegar dicas de filmes. Recomendo!

15 comentários:

  1. Não conhecia o livro. Já gostei muito de filmes e histórias de terror. Ainda gosto, mas não tanto como antes.
    A divisão do livro é bem pra quem ama esse gênero. Conheço o caso do Jonh Wayne e é assustadador mesmo. Muito ansiosa pra assistir o filme baseado no livro do King com o Pennywise. Adorei o trailer ^^

    ResponderExcluir
  2. Uau que livro interessante! As pessoas que não têm nenhum tipo de fobia acham estranho o comportamento dos que têm. Além d acharem estranho de onde surge tal medo. Eu tenho fobia de aranhas, não consigo ver nem imagens, e é realmente assustador.
    Dá mesmo pra perceber que o pessoal estudou bastante pra escrever esse livro que é cheio de histórias e informações. Achei muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ficar com um pouco de medo de palhaços depois que assisti um episódio de Supernatural sobre um palhaço assassino que assisti quando era pequena e depois que assisti mais recentemente a quarta temporada de American Horror Story, esse medo cresceu um pouquinho mais, mas acho que sou um pouco masoquista pois adoro ver filmes de palhaços e acho que esse livro me ajudaria muito com isso, provavelmente se eu ler ele, vou querer assistir todos os filmes que foram citados nele e meu medo vai amentar mais ainda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Quando criança, não tinha medo de palhaços, achava que eram engraçados e bonzinhos. Hoje já vejo com outros olhos!kkkk Depois de tantos filmes e livros assustadores, já desconfio de todos que usem máscaras, fantasias e pinturas no rosto.
    Gostei da dica desse livro, a edição está ótima e muito informativa.
    Gostaria de ler!
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia este livro, mas fiquei bem curiosa para conferir a história dele, saber como surgiram os palhaços, e outras histórias referentes ao tema, sem dúvidas quem tem medo de palhaço não deve ler este livro, como eu fiquei curiosa, quem sabe futuramente eu leia este livro.

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho medo de palhaços!
    Não conhecia esse livro, já quero ter eles nas mãos imediatamente, não sou muito fã de terror, mas sempre gosto de ler mais sobre essas coisas.
    Fiquei bastante curiosas e quero ver essas pesquisas que eles fizeram para descobrir porque as pessoas temem tanto esse personagem.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas já estou apaixonada nessa edição e nessa premissa.
    Eu sou muito fã de terror, e sempre acabou achando que realmente os palhaços acabam sendo mais assustadores que muitos vilões por aí.
    Estou muito curiosa sobre o livro e já quero ! haha
    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Bom, não tenho medo de palhaços mas algo em mim que me faz não gosta deles, não sei porque. O livro é interessante, tem uma historia bastante larga sobre como surgiu essa ideia de palhaço, com certeza será um aprendizado a mais para nós leitores. O palhaço ele acaba sendo mais pro lado de terror do que para fazer alguém rir, eu acho..
    Achei interessante esse livro e fiquei bastante curiosa por ele.

    ResponderExcluir
  9. Não tenho medo de palhaço, mas não curti muito coisas relacionados ao terror, e um ou dois filmes de terror que me cativam, porém geralmente não me assisto, e não leio nada relacionado. Por isto apesar desta edição está linda, repleta de contos, e indicações de filmes, ainda sim não me atraiu, mas acredito que para os fans do gênero, está e uma edição que vão lhes cativar com certeza.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa.
    Eu não tenho medo de palhaços, mas não gosto deles. Não os acho engraçados e sim bem estranho e alguns bem assustadores (como por exemplo esse palhaço da capa do livro).
    Achei interessante o livro falar sobre a origem dos palhaços e fazer análises dos palhaços em filmes.
    Deu para ver pelas suas fotos que a editora caprichou na edição do livro, com folhas coloridas e fotos bonitas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Andressa!
    Muita gente, principalmente crianças, tem medo dos palhaços e de certa forma até entendo, porque tem alguns bem assustadores mesmo.
    Deve ser um livro interessantíssimo e pelo visto, voltado mais pelo terror, o que o torna ainda melhor.
    Bom final de semana!
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  12. Que livro legal. Eu não consigo ter medo de palhaço mas já queria dar esse livro de presente pra uma amiga que tem, ia ser no mínimo engraçado. Pra quem gostar do tema, seja em livros, filmes, contos, é uma boa pedida, achei bem interessante. Queria folhear.

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa,
    Não tenho vergonha de assumir que tenho um pouco de medo e receio de palhaços, mas nem sempre foi assim. Quando era criança ia a circos e achava graça nas brincadeiras que os palhaços faziam, mas conforme fui crescendo e fui conhecendo filmes e histórias, comecei a enxergar tudo de uma forma diferente. Acho que este livro pode ser bem interessante para se ler e o quero fazer no futuro.

    ResponderExcluir
  14. É um tipo de livro que eu nunca vou ler, não consigo nem olhar pra capa direito. Tenho pavor de palhaços, ainda mais com essas caras assustadoras. Minh mão chegou a suar de nervosismo!
    Não sei se um dia vou dar uma chance pra lê-lo, até lá deixo passar bem longe de mim kkkk

    ResponderExcluir
  15. Então, leria esse livro tranquilamente se tirassem essa capa. Puxa, ja estou com medo. Amo livros explicativos sobre determinados assuntos, mas essa capa da arrepios.

    ResponderExcluir