sexta-feira, 25 de agosto de 2017

[Resenha] Leviatã desperta

|
Autor: James S. A. Corey
Páginas: 672
Editora: Aleph
Série: The expanse, 1
Intrigas, maquinações políticas, conspirações, racismo, e uma ameaça ainda maior pairam sobre o universo em Leviatã Desperta. A humanidade expandiu as suas fronteiras e agora se divide basicamente em três centros independentes de poder: a Terra e a Lua; Marte; e o Cinturão de Asteróides. Quando uma nave mineradora de gelo do Cinturão recebe o pedido de socorro de outra nave, a Scopuli, os seus tripulantes nem imaginam que irão se deparar com um segredo que pode custar as suas vidas. A partir desse momento, o chefe de operações Jimmy Holden tem que fazer o que possível para manter a sua tripulação viva no meio de uma guerra.Enquanto isso, no Cinturão, o Detetive Miller é incumbido de encontrar uma garota desaparecida. As pistas que ele encontra colocam a garota como uma das tripulantes da Scopuli, e ela pode ser a chave para desvendar esse terrível mistério que pode causar uma guerra em escala jamais vista.

Leviatã desperta é o primeiro volume da série The expanse, que já possui seis volumes no exterior, e apesar de a obra ser introdutória ao universo criado pelos autores Daniel Abraham e Ty Franck, que usam o pseudônimo James S. A. Corey, a trama desse primeiro volume é bem desenvolvida e tem um ritmo bastante intenso. O enredo é completamente envolvente, é uma ficção científica com alguns elementos de investigação policial, mas tudo se passa no espaço, ou seja, conforme diz na capa 'é uma puta space-opera'. Eu sempre fujo para as montanhas quando se trata de livros de mais de 400 páginas, juro! Então, quando eu pego um livro de quase setecentas páginas é porque a sinopse me chamou muito a atenção. Felizmente, eu gostei bastante da leitura, que acabou sendo bastante fluída.

A humanidade conseguiu colonizar outros planetas, inclusive a Lua, porém, mesmo duzentos anos após a expansão para o universo ainda há desavenças comuns da Terra. Três centros de poder: Marte, Terra e o Cinturão podem estar iniciando uma verdadeira guerra interplanetária, mas ninguém entende como ou quem começou, e nem o motivo. Essas questões culturais e políticas são bastante exploradas na trama, inclusive o preconceito com outras raças.


O enredo de Leviatã desperta é bastante intrincado, por isso não vou me ater muito nos detalhes da história. Porém, o que eu posso contar, é que você conhecerá dois protagonistas extremamente diferentes um do outro, mas que conseguiram dar uma cor a mais na trama. Foi extremamente interessante o relacionamento dos dois, e como ao mesmo tempo que cada um tinha seus próprios ideais, acabaram que indo pelo mesmo caminho.

Há toda uma investigação para descobrir o que está acontecendo, quem está iniciando essa guerra? E a todo momento é um perigo atrás do outro. Alianças são feitas. E algumas desfeitas. É difícil saber em quem confiar. Eu gostei bastante desse suspense, de tentar entender qual seria o próximo passo. Apesar de ser ficção científica, todos os elementos e descrições são muito fáceis de entender. Essa é uma leitura bastante agradável!

O mais interessante da obra é que apesar de ser escrita por dois autores, em nenhum momento percebemos alguma inconstância na narrativa, é tudo uniforme e bem desenvolvido. Eu gostei bastante da história, mas confesso que fiquei surpresa quando descobri que era uma série, pois o final pareceu ser realmente o fim. Mas, claro que estou curiosa para conferir a continuação, afinal, há alguns fatos a serem esclarecidos ainda.

A edição da Aleph está muito bonita. A qualidade é a mesma dos outros livros: capa muito bonita, folhas amareladas, diagramação caprichada. Recomendo bastante a obra!

13 comentários:

  1. Não sou muito fã de ficção científica, porém achei a trama desse livro maravilhosa!
    Estou precisando mesmo de uma outra aventura e parece que a trama é bem desenvolvida.
    Nunca li nada dessa editora, então esse livro vai ser minha primeira experiência.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostei muito da proposta do livro. Ficção cientifica, com suspense e investigação, com certeza já chamou minha atenção! Mas, vou aguardar a publicação de mais alguns livros da série, por aqui.
    Ótima resenha! Obrigada pela indicação, já vai para a lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muita da trama desse livro, ficção cientifica, investigação, suspense amo forte. Não conhecia esse escritor então o livro será a minha primeira experiência. Gostei de sua resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa,
    Não tenho muita experiência lendo ficção científica, salvo um livro ou outro, mas sempre acho as premissas bem instigantes. Leviatã desperta promete uma trama regada de suspense, ação e conflitos políticos, algo que quando bem estruturado resulta em uma história bem envolvente. Os autores conseguiram entrar em uma ótima sintonia, considerando que não dá perceber inconstâncias na narrativa, resultado de uma parceria que deu muito certo. Ainda não tenho certeza se lerei, mas deixarei o nome anotado para caso o faça.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito de acompanhar esses livros, confesso que prefiro assistir filmes com esse tema. 700 páginas requer um fôlego e tanto hein? hahaha, com certeza o livro tem que ser muito bom e prender o leitor de uma forma que ele mergulhe na história e não queira sair. Que bom que te agradou!
    Imagino que seja um pouco difícil fazer uma resenha desse livro, já que devem existir muitos detalhes complicados de se passar. Espero que a série continue com um nível alto de excelência; abraços.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de ficção científica, e gostei bastante da premissa deste.
    Tem que ter um bom folego para esse tanto de página haha
    mas gostei de ser escrita por dois autores, acho bem legal quando conseguem trabalhar de uma forma conjunta.
    Uma pena que final não seja tão estimulante para continuar próximo, mas pelo menos alguns pontos ficaram em aberto.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa.
    Eu adoro ficção científica, tanto em livros como em filmes.
    Achei a premissa do livro bem interessante e fiquei bastante curiosa sobre os personagens, sobre quem começou a guerra e porquê.
    Caramba! O livro tem 700 páginas e ainda faz parte de uma série? Eu não me importo em ler livros grandes desde que a história seja interessante e envolvente. Então acho que vou ler esse livro rsrs Ainda mais que você disse que a narrativa é bem fluida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não leio muito ficção científica, mas gostei da premissa. Gosto desse suspense em que todo mundo é suspeito, formação de alianças etc
    Gosto quando a narrativa flui pq ficção científica é um tema pesado e que eu não domino.
    Vlw pela indicação

    ResponderExcluir
  9. Se não me enganos os únicos livros que li de ficção científica foi O guia do mochileiro das galáxias, não sou muito fã desse gênero, mas confesso que sempre fico muito intrigada para ver como alguém imagina um futuro onde os humanos não estarão somente na Terra; 672 não é um número de páginas que me atrai muito, também sou o time que quando vê um livro com mais de 400 páginas já fico com preguiça de ler e fico adiando, Leviatã Desperta parece ser um livro muito interessante, mas que provavelmente também vou adiar para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não tinha conhecimento desse livro e nem dos autores. Gostei bastante da trama, tem uma ficção científica muito maravilhosa e bem interessante, no momento não li nada desse género mas com certeza desejo ler.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não costumo ler livros de suspense, muito menos de ficção científica, no entanto pela sua resenha vejo que vamos sendo introduzidos de maneira muito fácil, e dinâmica nesta estória. Até porque possui uma narrativa de fácil compreensão, o que me cativou bastante. Ao fim vamos tentar descobrir quem quer iniciar está guerra, com dois protagonista diferentes que se completam dando uma cor a mais nesta estória. Curti, e pretendo sim futuramente dar uma chance a obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa!
    Esse não é o meu tipo de leitura preferido por se tratar de uma ficção científica, pra um livro desse tamanho ser lido pela minha pessoa teria que ser um suspense, ou drama, ainda estou aqui reunindo coragem pra ler IT. Mas que bom que foi uma leitura agradável pra você e que se tornou fluida. Achei interessante o fato deles habitarem a lua!

    ResponderExcluir
  13. Andressa!
    Sou muito fã de uma ficção científica bem escrita e o que mais me espantou foi o fato de ser escrito por dois autores e ainda assim, não perderem o fio da meada, tornarem o livro interessante e bem escrito, além de compreensível, porque muitos livros de ficção, complicam.
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir