quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

[Resenha] Sombra do paraíso

|
Autor: David S. Goyer e Michael Cassutt
Páginas: 456
Editora: Aleph
Série: Saga de Keanu
No ano de 2016, cientistas descobrem um astro de natureza desconhecida se aproximando da Terra. Batizado de Keanu, ele logo se torna o destino de uma corrida espacial em pleno século 21. A NASA e a coalizão Rússia-Índia-Brasil passam a concorrer entre si, em uma missão de descobrimento científico temperada com intrigas políticas. Em meio a conflitos pessoais e familiares, o comandante norte-americano Zack Stewart e sua tripulação enfrentam uma perturbação na já complicada rotina no espaço. Keanu é muito mais do que aparenta, e logo os cosmonautas da Destiny-7 e da Brahma veem sua importante missão se transformar em uma aventura perigosa, sem precedentes na história da humanidade. Com um enredo misterioso, envolvente e inquietante, Sombra do paraíso é o primeiro volume da saga de Keanu, escrita a quatro mãos por dois grandes nomes do cinema e da televisão. Uma obra surpreendente, rica em detalhes sobre viagens espaciais e indispensável para todos os amantes das ciências e de aventuras no espaço.

Mais uma aventura no espaço, dessa vez um pouco mais perto da quase "possível" realidade de um asteroide atingir o planeta Terra. Os autores parecem que adivinharam, não? Esse livro foi lançado em 2011 nos EUA e aqui no Brasil em 2015; o tal astro desconhecido do livro é descoberto em 2016, e na nossa realidade quase a mesma coisa. Muita coincidência, principalmente pelo momento que decidi pegar esse livro para ler.

Sombra do Paraíso é classificado como um livro de ficção especulativa, onde cria uma teoria insana por o caso de um astro se aproximar da rotação da Terra e se manter por lá, como se estivesse acompanhando e monitorando nosso planeta. 

Nesse livro, os anos que transcorrem essa aventura, passam por 2016, 2017 e 2019, esse último sendo a principal narrativa do livro, quando duas naves estão prestes a pousar no tal objeto desconhecido, identificado pela Nasa como Keanu (por causa de Keanu Reeves) e classificado como um NEO (Near-Earth Object/Objeto Próximo à Terra). Uma das naves é americana (Nasa), com quatro astronautas (dois homens e duas mulheres), e a outra é da coalização (acordo político) entre Rússia-Índia-Brasil, também com quatro astronautas (três homens e uma mulher), sendo um indiano, dois russos e um brasileiro.

A narrativa de tensão envolvendo o momento do pouso logo no começo do livro me lembrou muito Perdido em Marte (mas não possui toda a força e diversão narrativa que esse livro tem). A tensão já começa logo nas primeiras páginas e você se vê jogado entre o presente em 2019 - quando as naves estão para pousar - e em 2016 quando descobrem o tal astro, e toda uma missão que seria para a Lua é direcionada para esse objeto, muito por questões políticas, pois a coalizão já estava com sua rota definida e a Nasa não gostaria de ficar para trás. 

Todos os detalhes técnicos e científicos descritos, a comunicação com a base de apoio na Terra e os fatores de reconhecimento de um ambiente novo - talvez hostil -, foram bastante interessantes de acompanhar, principalmente por eu ter feito paralelo com Perdido em Marte (li no início do ano passado e se tornou um dos favoritos da vida). Portanto não tive como deixar de comparar, e isso meio que me ajudou a entender todo o sistema e como as coisas funcionavam. 

A disputa política para saber quem vai pousar primeiro, as questões técnicas nos mecanismos e desbravamento do território, além de todo assunto filosófico envolvido quando os astronautas começam a descobrir o que realmente Keanu representa, foi muito bom no começo até o meio do livro. 

São muitos personagens, tanto no centro espacial da Nasa que fica em Houston e o controle da coalizão em Bangalore na Índia, quanto os familiares e a relação com a vida e o passado dos astronautas, com suas motivações e receios, problemas e passados. Tudo se misturava e virava uma bola de informação que às vezes não se conectava, e por outras não eram necessárias para o enredo.

Percebi um detalhe - não sei se era uma referência - parecido com o livro A Guerra dos Mundos do H. G. Wells em uma das cenas finais; também fiz relação com o que é descoberto em Keanu, com um dos contos que li em Realidades Adaptadas do Philip K. Dick.

Os escritores são roteiristas, e o mesmo ponto que citei na minha resenha de Cyberstorm, volto a dizer aqui, pois nesse livro se vê muito das incoerências e exageros dos blockbusters hollywoodianos, sendo que existem muitos filmes bons (como Interestelar), mas trazer isso para um livro, precisa de uma qualidade de narrativa superior e mais profunda, onde precisa ser muito bem explicada, e não apenas jogada esperando que os leitores acenem a cabeça e concordem com tudo o que está descrito; principalmente se o leitor já leu algumas obras de ficção científica e tem certa "noção" das coisas. Quando a explicação e as questões bizarras começaram a acontecer, eu fiquei esperando até que ponto eles iriam levar aquela história e como queriam fazer relação daquilo com a Terra.

É uma obra que tem bastante ação, e faz parte de uma trilogia. Quem não tem costume de ler livros nesse estilo, é uma boa escolha para iniciar nesse mundo e perder o medo, mas quando você descobrir as verdadeiras obras de escritores consagrados na ficção científica, daí você não se contentará com obras rasas que erram demais ao tentar criar algo novo.

12 comentários:

  1. Sou do tipo que não costuma ler esse tipo, acho surreal demais e apesar de amar uma coisa mais louca, é difícil me envolver nessas narrativas. Talvez um dia tente um dos clássicos

    ResponderExcluir
  2. Oi Dandra, não costumo ler muito esse estilo de ficção e como você disse acho que conseguiria achar a história boa por não conhecer as obras já consagradas. A história parece conter muita ação e talvez porque os autores quiseram trazer um estilo hollywoodiano para história eu achei que daria um bom filme. Contudo como é uma trilogia ainda não me animei tanto e vou esperar e acompanhar as resenhas dos próximos ;)

    ResponderExcluir
  3. Dandra, não sou muito de ler obras desse gênero não, devo confessar que prefiro os filmes. Mas como você disse, esse é um bom livro para quem está começando a embarcar nessa aventura, mas para aqueles que já leram clássicos anteriores é apenas um livro com falta de nexo e certas partes. Bom, não seria uma leitura que eu gostaria de fazer mas fiquei bem curiosa sobre o asteroide, e sobre essa exploração deles, só não sei se ficaria animada em lê-lo até o final da trilogia.

    ResponderExcluir
  4. Olá, adoro ficção científica e já estou apaixonado pela história, a trama é bem construída e possui todos os elementos que garantem uma leitura viciante além de provocar reflexões sobre como seria se realmente houvesse um astro preste a invadir a terra. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dandra!
    Interessante a premissa, bem curiosa essa relação do astro descoberto tanto no livro, como fora, também, na vida real, rs. Ainda que com algumas ressalvas e você cite como uma boa recomendação para quem não lê muito o gênero, não é uma premissa que me atraia realmente; ficção científica em geral não me chama a atenção, e envolvendo tantos personagens e informações diversos sobre e entre eles como você falou, eu muito provavelmente me perderia na narrativa, somado ao fato que já me perco com toda essa questão política do pouso, o maquinário da situação e tal, então é uma dica que irei deixar passar, mas que bom que você gostou e valeu mesmo assim. Ótima resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu amo ficção, e tenho certeza que vou amar esse livro, pois é um estilo que me prende do começo ao fim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    não conhecia mas é o tipo de livro que gosto ler, sua resenha me deixou curiosa!
    abraços!

    ResponderExcluir
  8. Hey!

    Eu, particularmente, gosto bastante de historias de ficção carregadas de ação. Desde a primeira vez que ouvi falar deste livro eu morri de curiosidade de ler a obra 😍

    Parece, e digo isso não só com base na sinopse, mas também em sua resenha, uma ótima aventura que, mesmo sendo ficção, tem lá aquele toque de realidade.

    Assim que possível, lerei. Adorei a resenha!

    Abs.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Fiquei bem interessada nesse livro, ainda não li nada com esse tema e nenhum livro que se passe no espaço, por isso estou curiosa para poder conhecer essa historia, ela parece ser bem tensa e nos deixar prendidos nas paginas, adorei as referencias que achamos ao longo da historia e se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  10. Livro de ficção cientifica me encanta, gosto desse conhecimento que livro assim trás
    Isso acontece com Sombra do Paraíso, mistérios por trás astro de natureza que surgiu faz
    com que fique ainda mais curiosa para conhecer essa obra

    ResponderExcluir
  11. Eu amo ficção, mas já faz muito tempo um livro que chama-se tanto minha atenção!! Fiquei muito curiosa para ler esse livro, amei a indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Falar que não sou fã de ficção científica. Nunca consegui me prender a histórias assim, mas lendo esta resenha senti muita vontade em conhecer os personagens e suas histórias. O suspense, o medo, o drama...parece um conjunto perfeito em uma obra só!
    Capa linda e com certeza, se puder, lerei!!

    ResponderExcluir