domingo, 12 de fevereiro de 2017

[Resenha] Melodia do mal

|
Autor: John Ajvide Lindqvist
Páginas: 488
Editora: Tordesilhas
O músico frustrado Lennart Cederström encontra, no meio de um bosque, uma bebê recém-nascida à beira da morte. Sem nada que diga de onde ela veio ou como foi parar lá, a bebê começa a cantar perfeitamente. Assombrado, Lennart a leva consigo para sua casa, em que vive com a mulher e o filho rejeitado, e a prende no porão. Apelidada de Pequenina pela família postiça, a criança cresce isolada do resto do mundo e, quando finalmente sai do cativeiro, acaba por revelar uma força sinistra e assustadora, deixando um rastro de sangue e angariando seguidores fanáticos em seu caminho.




Melodia do mal é um livro que eu queria ler faz tempo, mas o tamanho sempre me assustou um pouco, então fui protelando a leitura. Agora, de férias, não tive mais desculpas e finalmente li. Por incrível que pareça, apesar da obra ter quase quinhentas páginas, é uma leitura tão envolvente que acaba sendo muito fluída, consegui ler em dois dias. Finalizei Melodia do mal com uma sensação ruim, que perdura até hoje. É um livro visceral, cruel e com um terror psicológico do início ao fim do enredo. Não é um enredo tipo filme de terror/suspense que você vai levar um susto a qualquer momento, o horror já está incrustado nas páginas.

Lennart era um músico famoso, porém, a vida lhe deixou frustrado e amargurado. Certo dia, quanto estava indo colher cogumelos no bosque, ele encontra um bebê dentro de uma sacola em uma cova rasa. Quando ele tira a criança da sacola, ela emite uma nota perfeita, como se estivesse cantando. Lennart decide então levá-la para casa e a cria em seu porão, sem contato nenhum com outras pessoas, além de sua mulher e do filho rejeitado. 

Logo de início percebemos que a Pequenina, como eles chamam a garotinha, não é muito normal. Ela não se expressa, não mostra sentir nada, nem mesmo dor, e tem dificuldades de aprendizado. No entanto, em relação a música, ela a cada dia melhora mais. A música é tudo para a Pequenina. Seu temperamento não é explosivo, mas o leitor fica com aquela sensação de perigo perto dela. A garota cresce, e esse medo fica ainda maior. E ninguém parece se importar com o que pode acontecer.

A obra aparenta ser sobrenatural, e realmente terminei a leitura esperando algo do tipo, mas o mais fascinante é que o autor consegue nos envolver sem colocar nada disso. O horror todo gira em torno desta garotinha, que mesmo tendo algo de errado com ela, nos fascina com sua inocência. O enredo também nos mostra personagens inseguras, que buscam em Theres -  a Pequenina - uma salvadora. 

Conhecemos também a personagem Teresa, uma garota da mesma idade de Theres, que é depressiva e antissocial. Ela é a que mais depende de estar perto de Theres, sua felicidade se baseia nos momentos em que as duas estão juntas. Senti que Theres acaba despertando o pior das pessoas, conforme avançamos na leitura, encontramos mais garotas problemáticas, que não se dão conta do horror que se aproxima.

É uma leitura perturbadora, talvez não seja indicada para qualquer pessoa, mas para aqueles que amam o gênero é uma obra que eu indico sem dúvidas. O autor tem uma escrita muito envolvente, e as cenas que ele descreve são realmente de embrulhar o estômago. Apesar de todo o horror que encontramos nas páginas, é impossível não querer continuar lendo. O final é bastante marcante, eu gostei de como o autor finalizou a trama. Alguns pontos ficam sem respostas, mas nada que impeça o leitor de gostar da obra como um todo. 

Eu nunca havia lido nada do autor, e após finalizar Melodia do mal, e de ter gostado bastante de sua narrativa, fiquei bem interessada em conhecer mais obras dele. A edição da Tordesilhas está magnífica. A capa combina bastante com o enredo, todo aquele ar de inocência, mas que no fundo tem algo cruel. A editora mais uma vez trouxe uma obra incrível.

29 comentários:

  1. Não conhecia o livro nem o autor. Eu prefiro esse tipo de enredo no cinema. Em livro fico muito perturbada! Hahahahaha.

    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Adoroo livros que não tem aquele "jump scare", e sim aquele que faz a gente ficar agoniado em ler, e ter medo de virar a página, sabe? Do tipo Caixa de Pássaros! Amei sua resenha, me interessei muuuito pela história! Espero ter a oportunidade de le-lo em breve!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    Eu ainda não conhecia esse autor ou suas histórias e esse livro '' A melodia do mal'' parece ser algo perturbador mais que nos prende do começo ao fim. Eu prefiro uma história de terror psicológica do que de fantasmas e monstros.
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    amo o gênero, e apesar de amar não conhecia a obra e olha que ela me chamou atenção. só pela capa ja me bateu uma vontade sinistra de ler.
    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Não conhecia essa obra, fiquei bem interessada. Adoro esse gênero literário. Esse livro me lembra As gêmeas do gelo, não sei se você leu, mas é um livro muito bom, também.

    Beijos,
    Jéssica Tolare
    https://snowhitejt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Só essa capa já dá arrepios!
    E o tipo de livro que vai mexer bem com nosso psicológico, né? Fiquei curiosa para saber o mistério que envolve a garota e por que as pessoas que se aproximam dela. Ninguém sente que algo está errado com ela?
    Não conhecia o autor e nem obra, mas já vou acrescentar na minha lista. ^^
    Beijão!
    www.lagarota.com
    www.asmeninasqueleemlivros.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como você leu um livro de quase 500 páginas em 02 dias, imagino que a escrita do autor seja bem envolvente mesmo, contudo quando vc disse que "o horror já está incrustado nas páginas" percebi que essa leitura é demais pra mim haha. Sou fraca pra esse gênero de horror, mas percebi pela resenha que o livro é muito bom e vai agradar aqueles que já curtem esse tipo de história ;)

    ResponderExcluir
  8. Eu sou medrosa demais rsrs Muito mesmo kkk nunca li nada do gênero mas sempre que vejo algo meio desse tipo com demônios e tal sempre acabo me interessando. Não sei se terei coragem de ler mas gostei muito da resenha e dessa Pequenina assustadora

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dessa!
    Premissa peculiar essa, mas apesar dos seus elogios quanto à escrita e desenvoltura do enredo, já vou reafirmar o que você disse no meio da resenha sobre não ser recomendada para qualquer pessoa, rs. Principalmente, no meu caso, quem definitivamente sempre passa longe de narrativas de terror, horror e suspense. Ainda que seja instigante saber o porquê dessa aparente inocente criança trazer uma atmosfera tão pesada e sombria ao enredo, mas essa é uma curiosidade que eu realmente não pretendo sanar, hehe. De qualquer forma, parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  10. Oie tudo bem?

    Well, por mais que a capa tenha me chamado a atenção e a premissa seja realmente boa, passo a dica correndo! Morro de medo de livros de terror, como dos filmes também, tenho curiosidade de um dia ler algo do tema, mas não irei começar por esse livro não! Mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu já tinha visto esse livro milhares de vezes e semrpenelio ótimas críticas sobre a obra. Quero sim muito ler a obra, pois faz bem o meu estilo de leitura. Acho essa capa magnífica. Eu não sabia que o autor tinha outras obras, irei procurar e ver se são interessantes. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá! Eu não conhecia essa obra, na verdade, nem mesmo o autor. Porém, a premissa me interessou bastante e, ainda mais depois de ler suas impressões a respeito do livro. Sou uma fã de livros de suspense/terror, sem dúvidas, têm grandes chances de eu gostar. Enfim, adorei poder ler suas impressões a respeito do livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oiee, tudo bem? Eu já li comentários bem positivos sobre a escrita do autor e sempre tive vontade de ler algo dele. Melodia do Mal tem uma premissa sinistra e parece ser um belo exemplar do gênero pela sua resenha, que aliás ficou ótima! Já anotei sua dica e espero ter a oportunidade de ler o quanto antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa, pela sinopse realmente parecia algo sobrenatural. E confesso que não gosto muito desse estilo de terror, mas é bom saber que ambas estávamos enganadas.
    Apesar disso, a história em si não chamou muito a minha atenção, devo confessar. Então passo a dica por hoje :/



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  15. Nunca li um livro da Editora Tordesilhas, na verdade não sabia de sua existência, até agora, pelo visto é editora de bom gosto. Enfim, sobre a resenha, Melodia do Mal por ter terror psicológico eu já gostei, porque ele mexe demais com cabeça da gente e que faz parece aquilo real de fato. Quando comecei a ler a resenha, não pensei que a Pequenina foi a pessoa do mal, e sem a vitima da musica e sua família. Parece que souberam bem colocar coisas sobrenatural no enredo, o que são poucos que consegue com tanta profundidade neste gênero, o que faz a historia não parecer vaga e sem anexo do inicio ao fim

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem?
    Sou medrosa e não escondo isso, mas também amo terror. Principalmente terror psicológico.
    Gostei bastante da sua resenha e achei o livro muito interessante, ainda mais por ter todo esse clima agonizante Onde a gente se preocupa em virar cada página.
    Bjs, Mila

    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ainda não conhecia nenhum livro do John, mas depois de vc falar tão bem dele, vou procurar saber mais.
    Acredito que a maldade humana seja a coisa mais aterrorizante do mundo.
    Confesso que fiquei com um pouco de medo deste livro, pois é muito maus fácil se esconder em algo sobrenatural, do que enfrentar algo que não só pode ser real, mas que em alguns casos é real.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa.
    Eu sou um pouco medrosa para livros e filmes do gênero terror.
    A melodia do mal parece ser um suspense psicológico muito bom, que prende o leitor, já que você leu 500 páginas em um dia.
    Apesar de ter ficado curiosa sobre a história, acho que não vou ler. Ele parece ser um pouco forte para mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, poucos livros são tão marcantes como este, apesar de ser uma trama de terror psicológico eu gostei bastante da resenha e pretendo ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante de conhecer esse livro! A premissa é maravilhosa e fiquei admirada com a história. Acho que nunca li nenhuma história que me deixa-se aterrorizada. A capa é condizente com a história e simplesmente maravilhosa!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  21. Oi!

    Nossa, a capa não transparece tanto assim que a obra é perturbadora. Faz tempo que não leio o gênero e apesar de ter me interessado na história, não estou num momento propício para a leitura hahahhaa mas adorei conferir suas impressões. Anotei a dica. :D

    beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oie
    nossa, eu adorei a capa desse livro, sou muito fã desse gênero e sua resenha conseguiu me deixar bem curiosa e é ótimo saber que a leitura vale a pena porque agora já esta na lista de desejados

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!!
    Pude sentir a tensão do livro através da sua resenha...
    Acho que histórias de suspense/terror que envolvem crianças acabam sendo ainda mais assustadoras e perturbadoras né?
    Fiquei curiosa quanto ao mistério na história da menina, mas não sei se eu teria coragem de ler rs Como será que uma criança é capaz de despertar o pior nas pessoas? Melhor nem saber rs
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  24. Andressa, ainda não conhecia a obra e nem o autor, mas essa história parece ser fenomenal. Não sou muito fã desse gênero, mas parece que esse livro é espetacular. Consegui canalizar as energias negativas da Pequenina, fiquei angustiada pelo fato das pessoas não observarem isso e também curiosa sobre como ela foi parar dentro daquela cova.

    ResponderExcluir
  25. Oiii!!!
    Não conhecia esse livro ainda. Confesso que sou daquelas que morre de medo de histórias de terror. Eu não leria esse livro rs. Principalmente depois de saber que a história TODA é perturbadora. Fico pensando o que a Theres faz para trazer tantas sensações ruins. Desconfio que grande parte disso deve ser por ela ter sido criada longe de outras pessoas e ainda por cima dentro de um porão. Bom, vou indicar para um amigo meu que ama esse tipo de livro e pedir para ele me contar como a história é rs. Gostei muito da sua resenha, conseguiu despertar minha atenção, mesmo não sendo o tipo de livro que eu gosto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá! Primeiramente gostaria de dizer que eu entendo seu receio quanto a começar a ler, eu sentia o mesmo com a trilogia Sevenwaters, livros de quase 700 páginas, mas que se mostraram muito bons e com uma narrativa ótima, leve e de fácil compreensão.

    Mas voltando à melodia do mal, eu também queria ler faz muuuito tempo, mas ainda não tive a oportunidade :( Adorei sua resenha, inclusive, foi a primeira que li sobre o livro. Foi bom saber que realmente é esse terror/thriller psicológico e que faz juz à premissa, sinopse.

    Abs.

    Ah, e sobre o trecho "é uma leitura perturbadora": JÁ QUERO!

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Esse não um livro que irei ler pois geralmente fujo dos livros de terror, mas achei interessante essa historia, principalmente por não temos aquele terror de uma cena, mas sim aquela sensação que acaba ficando durante a leitura toda, com certeza para quem gosto desse gênero e uma ótima leitura !!

    ResponderExcluir
  28. Uau! Fiquei com medo do livro só em ler a resenha.

    ResponderExcluir
  29. Nunca li nada do autor ainda, mas gostei de como você descreveu essa obra, que me aprece ser bem assustadora e com uma escrita do jeito que gosto. Eu amo muito o gênero e claro que irei conferir esta leitura o mais urgente possivel.

    ResponderExcluir