sábado, 4 de fevereiro de 2017

[Resenha] No limite da razão

|
Autora: Helen Fielding
Páginas: 400
Editora: Paralela
Série: Bridget Jones, 2
Se em O diário de Bridget Jones os leitores já se apaixonaram pela personagem despojada e carismática, no segundo volume, Bridget Jones: No limite da razão, conheceremos seu lado ainda mais inusitado. Seja em uma prisão tailandesa ou em jantares desconfortáveis, nada é tão ruim que não possa piorar. Mas é imprescindível manter o bom humor e contar sempre com os amigos.






1. O diário de Bridget Jones

No limite da razão é o segundo volume da série, e apesar de não ter curtido tanto a personagem, eu quis continuar lendo os próximos volumes. Lá no fundinho eu esperava que Bridget amadurecesse um pouco, mas, infelizmente, não é o que acontece. Ela continua obcecada com o peso, insegura em seus relacionamentos e toda estabanada. Apesar de não ser uma pessoa ruim, sua futilidade e atitudes me cansaram. Por incrível que pareça, gostei mais desse livro do que o anterior, mas ainda continuo não gostando muito de Bridget. E acabei me aproximando mais de Mark neste volume, aos poucos estou sendo conquistada por ele, porque olha... aguentar Bridget não é fácil, ele merece um troféu! 

O relacionamento de Bridget e Mark chega a ser ridículo. Não há nenhuma comunicação entre os dois, e quando Bridget abre a boca para explicar algo só piora. A personagem continua daquele jeito: reclama no diário, mas nunca faz as coisas acontecerem. Uma "amiga" dá descaradamente em cima de Mark e ao invés de tentar resolver com ele, Bridget dá ouvidos aos conselhos bizarros de suas amigas, Shez, Magda e Jude, que até parecem que querem ferrar com ela.

Bridget e Shez vão viajar para a Tailândia, e tudo o que acontece lá é meio absurdo, não consegui entender o propósito de nada que acontece. Só serviu para mostrar que Bridget continua sem noção, atrapalhada e bobinha. Eu juro que quero terminar essa série, e realmente vou ler todos os livros, mas acho que vou chegar até o final não gostando dessa personagem. 

Eu achei o ritmo de No limite da razão melhor, mais ágil, com mais coisas acontecendo, por isso gostei mais deste segundo volume. A narrativa é feita por Bridget, em forma de diário, e ao mesmo tempo que é bom acompanhar "de camarote" seus sentimentos e ações, é frustrante acompanhar seus sentimentos e ações. Isso porque ela é bem superficial, se importa muito com o que os outros pensam e parece não ter voz ativa em seus relacionamentos.

É um chick lit engraçadinho, dá para se divertir com as trapalhadas da personagem, e tem uma leitura fluída e leve, é um livro que dá para ler despretensiosamente. Estou nessa fase de amor e ódio com essa série, mas a culpa é totalmente da personagem. Eu estou curiosa para saber em que problemas mais Bridget vai se enfiar. 

A edição da Paralela está muito bonita. Achei linda essa capa azul. As novas edições tem um visual clean e que combina mais com o enredo. Gostei bastante.

16 comentários:

  1. Eu não sou fã do livro e nem do filme de Bridget, não gosto. Ela é realmente muito repetitiva nos assuntos, nunca tenta mudar e só reclamar não ajuda em nada. Não sei como você consegue.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, se o segundo livro foi melhor que o primeiro pra você eu torço pra que os próximos peguem o ritmo e só melhorem rs. Apesar de conhecer superficialmente a história de Bridget, ainda não me interessei por ver o filme ou ler os livros da série, mas é um chicklit e é sempre bom ter dicas de histórias mas leves e engraçadas na lista mesmo que essa mocinha pareça ser um pouco irritante :D

    ResponderExcluir
  3. Não li o primeiro livro da série, justamente por ter lido várias resenhas mostrando a imaturidade da personagens e sua busca por inutilidades. Também acho que me incomodaria com esse romance onde não tem comunicação, costumo me irritar com casais assim. Porém, gosto de livros narrados como se fossem diários, e desse ponto eu gostaria da história. Por fim, não sei se devo ler o livro ou não, tem vários pontos que me incomodariam.

    ResponderExcluir
  4. Tá aí um livro que me faz desconsiderar o que disse no outro post ;-; Sobre tentar fugir de romances, acredito que é pelo modo como a história é traçada, o jeito inusitado declarado por você. Se teve uma coisa que me chamou atenção foi a frase "nada é tão ruim que não possa piorar" na sinopse, haha! Talvez, mas só talvez, eu dê uma chance ao volume anterior e quem sabe não sinta necessidade de continuar a leitura nesse :3

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Não assisti os filmes e não sinto um pingo de atração em ler a série.... até tentei me interessar mas acho a personagem superficial demais

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa.
    Não li os livros dessa série, mas vi o filme.
    Deu para notar que a Bridget é bem sem noção, ingênua e cheia de mimimi. Eu não gostei dela no filme e acho que não iria gostar no livro.
    Achei as situações em que ela se meteu na Tailândia bastante irreal e besta. A forma como ela interage com o Mark é um pouco irritante. Ela só fica divagando, mas não toma nenhuma ação sensata.
    Boa sorte e força para terminar a série.

    ResponderExcluir
  7. Oie tudo bem?
    Quando li o primeiro livro da Bridget eu amei, dei risada igual a uma louca e esperei pela continuação, quando eu consegui ler esse livro, pensa em alguém que se decepcionou? Foi eu, foi uma espécie de mais do mesmo ou se fui com muita cede ao pote, só sei que não curti a leitura, mas fico feliz de saber que ele superou suas expectativas e que a sua experiencia com ele foi melhor que a minha!
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Não sou fã da Bridget, mas assisti um filme e até gostei, mas não foi o suficiente para eu querer ler todos os livros.

    ResponderExcluir
  9. Olá, faz algum tempo que estou querendo ler esta série pois adoro livros com personagens de bom humor (apesar da Bridget ser um pouco irritante as vezes). Pretendo ler assim que possível. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Descobri há pouco tempo que os filmes eram adaptações... Apesar de ter dado algumas risadas com os filmes, não me envolvi tanto com a história a ponto de querer ler os livros... As capas são realmente fofas, mas não pretendo ler esses livros...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dessa!
    Essa série é uma grande referência no chick-lit, mas justamente por comentários como os seus sobre a protagonista permanecer no erro, não agir e tal, nem invento de me arriscar na leitura porque, se mesmo com tudo isso, esse livro é melhor do que o primeiro, quero nem imaginar qual seria minha impressão do início da série, na boa, rs. E vem cá, que más companhias para se ter como 'amigas', hein? Nesse momento eu particularmente gostaria de entrar na história e mandar todas elas pastarem, haha, mas, enfim. Que bom que, apesar dos percalços do enredo, você ainda conseguiu aproveitar a leitura. Quem sabe, em algum momento nos próximos volumes, a Bridget não te conquista (ao menos um pouco) mais? ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    não sou muito fã de chick lits em geral porém tenho certa curiosidade em ler algum que tenha a bridget, pois assisti ao filme e gostei. Porém você me falou de uns pontos que me incomodaram tanto as futilidades da personagens como as coisas absurdas que acontecem, porém mesmo assim continuo com certo interesse em ler algo do tipo.
    abraços!

    ResponderExcluir
  13. Eu não acompanhei a primeira resenha, mas posso falar o que achei em geral do livro? Posso né? ahaha. Então, achei a capa um amor de encantamento, gosto desses tom azul. Me lembrou um pouquinho o livro A garota chamada Estrela a capa dela. Você comentou na resenha sobre a carismática da personagem, isso acho super importante dependendo do gênero do livro, acho que faz a gente se apaixonar de cara com personagem e faz a gente torcer do inicio ao fim

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente nunca li esse chick-lit!! Não sei por que pois gosto muito dos filmes mais ainda não pintou aquela vontade de ler os livros sobre Bridget Jones!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Andressa, muitos reclamam da Bridget por ela ser meio bobinha e levar o leitor ao extremo em algumas de suas atitudes. Ainda não tive a oportunidade de ler esse chick-lit, mas espero não me decepcionar como você, farei de tudo para achar o lado bom da Bridget kk.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Vejo sempre as pessoas falarem sobre essa serie da Bridget, mas nunca parei para ler nem assistir, por isso fico bem curiosa para poder conhecer a historia desse personagens, mesmo parecendo demorar muito para temos um amadurecimento da personagem diante das situações que ela tem que enfrentar !!

    ResponderExcluir