quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

[Resenha] O sal da vida

|
Autora: Françoise Héritier
Páginas: 108
Editora: Valentina
Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!



Desde que este livro lançou eu fiquei extremamente curiosa para conferir, apesar de não ser um gênero que eu gosto tanto, eu queria sair da minha zona de conforto literária e embarcar em algo que me fizesse ponderar sobre minha existência. E nada melhor do que fazer isso com O sal da vida, que em poucas páginas faz o leitor refletir sobre o que lhe faz feliz e o que dá sentido em sua vida. 

A antropóloga Françoise Héritier chegou a conclusão de que realmente nossas obrigações diárias fazem com que não tenhamos tempo para nós mesmos, que fazem nossos dias serem todos iguais, os deixando sem um propósito ou sentido. Refletindo melhor, ela resolveu definir o que é o seu sal da vida, seus momentos de felicidade, e compartilhar com um amigo.

A autora nos conta, nessas quase cem páginas, tudo aquilo que lhe traz momentos de felicidade. Há até mesmo coisas nem tão agradáveis, mas que mesmo assim lhe trazem aquele prazer da vida. O sal da vida não precisa ser só sentimentos e sensações boas, pode ser tudo aquilo que de algum modo te faz se sentir viva. É uma obra bastante reflexiva, e em alguns momentos nos identificamos com o que ela cita.

O sal da vida tem uma leitura fluída, mas quase no final eu já estava cansando de conferir a lista interminável da autora, rs. Essa é uma leitura que, mesmo sendo feita em poucas horas, eu indico a ler pausadamente. Eu acredito que desta forma fique algo mais leve e prazeroso. Eu realmente adorei o livro, e fiquei pensando em tudo aquilo que também é meu sal da vida. Vou citar alguns...

... escutar músicas que lembram da adolescência, assistir um filme anos depois e ter uma visão diferente, abrir pacotes de livros, ler o primeiro capítulo de uma nova história sem saber nada sobre, rir de coisas bobas com o marido, sentir que você é necessária em algum lugar, conhecer lugares novos, ler até não ver o tempo passar, cantar músicas em inglês com sua própria letra, fazer de conta que entendeu o que a pessoa falou e sorrir (porque depois da segunda vez fica chato pedir pra repetir)...

E então, qual o sal da vida de vocês? Pode ser a coisa mais simples, boba, e que para outra pessoas não tenha significado nenhum. São prazeres que nem pensamos que nos fazem bem, mas na verdade, fazem uma diferença enorme. Recomendo a leitura!

13 comentários:

  1. Eu preciso muito dessa história, pois eu também preciso sair da minha zona de conforto e conhecer algo diferente e que me faça pensar na vida.
    Amei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dessa!
    Uma boa forma de sair da zona de conforto mas, ao mesmo tempo, refletir sobre coisas mais brandas e importantes que a ficção propriamente. Além do lazer da literatura, é sempre bom pararmos um pouco e valorizar sempre que possível tudo aquilo que nos faz tão bem! Não é especificamente o meu tipo de leitura, mas, quem sabe? Um dia, talvez... Se fosse resumir um pouco do que seria o meu sal da vida agora, acho que seria ler um romance young adult fofinho (bem específico assim, rs), conversar e rir com meus pais, escrever cenas de amor (sempre romântica, claro, haha), falar com o Senhor, brincar com um cachorrinho ou gatinho (como costumava ser com a minha cadelinha falecida), comer a minha comida preferida, passear na livraria... <3
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andressa!!
    Já tive várias oportunidade de comprar esse livro mais em nenhum momento tive curiosidade para ler a sinopse do livro. Gostei muito de enfim descobrir um pouco sobre ele. E mesmo que o livro não seja um dos gênero que eu gosto tanto fiquei com aquela pontinha de curiosidade!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, ainda não li o livro mas achei bem legal a indicação e só pela resenha já sai um pouco inspirada e pensando sobre o que é o sal da minha vida. É muito bom quando saímos da nossa zona de conforto e somos surpreendidos positivamente. O quote é lindo e amei a parte que diz "fazer de conta que entendeu o que a pessoa falou e sorrir" kkkkk <3

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    já tinha ouvido falar sobre esse livro mas não sabia ao certo do que se tratava, me parece ser um livro leve e belo. Com toda certeza leria algo do tipo.
    Ouvir musicas e recordar de coisas vividas entre outras com certeza faz parte do sal da vida.
    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá, adoro livros que acarretam em reflexões sobre a vida, tem tantas coisas que fazemos e nem damos atenção mas não vivemos sem, é algo natural do ser humano e comum a todos. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que fofo! Poesia não é a minha mas fiquei curiosa.
    Meu sal da terra podem ser bebês rsrs eu amo crianças e só de vê-las eu já sorrio e me sinto bem. Amo ver a lua e estrelas, ou uma paisagem bonita, uma borboleta contra a janela, descobrir uma nova música q mexa comigo

    ResponderExcluir
  8. Gosto de livros assim, que nos faz refletir sobre algo, e agora estou aqui pensando em qual seria meu sal da vida. Acho que é aquele cheiro de terra molhada depois da chuva, ouvir ou sentir algo e isso me trazer lembranças agradáveis, risos de bebês, ah... como a autora, eu poderia fazer uma lista extensa.

    ResponderExcluir
  9. Hey! Eu não conhecia o livro, mas achei a premissa bastante interessante, porém, ainda assim não vou adicionar à wishlist. Gostei também da resenha, mas já li alguns livros quase que com a mesma mensagem reflexiva que esse, foi uma boa experiência, e repetir pode ser maçante. Sobre os pontos que destacou das reflexões: EU MANJO DE CANTAR INGLÊS COM A PRÓPRIA LETRA, HAHA.

    Quanto ao sal da minha vida, acho que subdivide-se entre os pequenos e grandes momentos, nos quais se encaixam as grandes conquistas como, por exemplo, a faculdade. E entre os pequenos momentos, não vou deixar de citar a incrível técnica de ouvir uma música, cantá-la, reinventá-la e dançá-la a nosso jeito, né?

    Abs.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Vi esse livro por muito tempo e quando li uma resenha dele vi que não era uma historia que irei gostar no momento, acho que esse é aquele tipo de livro que tem o momento certo para nos lemos e ainda não irei ler ele, mas acho a ideia do livro bem interessante, ele acaba nos fazendo refletir e pretendo futuramente ler !!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro contem uma historia que no final parece que podemos tirar uma lição
    Ele também me encantou quando soube do lançamento, justamente para descobrir o porque do nome
    do livro. Mas infelizmente ainda não li a obra, e espero ter essa chance ainda neste ano

    ResponderExcluir
  12. Apenas 100 páginas? Mas pela sua resenha, parece ser o livro mais recheado de todos!
    Adoro esses livros que realmente nos fazem pensar em algo. E nos ensinam algo.
    Esse livro parece ensinar o quanto é importante os detalhes. O quanto é emocionante viver, não apenas ter sucesso ou conseguir tudo o que quer... Mas viver.
    São livros assim que me emocionam! Livros que, mesmo em pouquíssimas palavras, me fazem pensar em tudo. E aprender com isso.
    Ótima resenha! Quero ler esse livro, AGORA! rs
    Beijos,

    ResponderExcluir
  13. Infelismente não é o tipo de livro que leio, mas para quem gosta com certeza vale a pena.

    ResponderExcluir