sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

[Resenha] Chapeuzinho Esfarrapado e outros contos feministas do folclore mundial

|
Organizador: Ethel Johnston Phelps
Páginas: 248
Editora: Seguinte
Quem disse que as mulheres nos contos de fadas são sempre donzelas indefesas, esperando para ser salvas pelo príncipe encantado? Esta coletânea reúne narrativas folclóricas do mundo inteiro — do Peru à África do Sul, da Escócia ao Japão — em que as mulheres são as heroínas das histórias e vencem os desafios com esforço, coragem e muita inteligência. Este livro é para todo mundo que não se identifica com as princesas típicas dos contos de fadas. É para garotas e garotos, para que todos possam aprender que as maiores virtudes de um herói não são exclusivas a um só gênero. Enriquecida com textos de apoio e ilustrações modernas, esta edição é uma fonte inestimável de heroínas multiculturais — e indispensável para qualquer estante.



Eu sempre gostei muito de contos de fadas, mas Chapeuzinho Esfarrapado e outros contos feministas do folclore mundial mostra tudo o que faltou neles: a igualdade de gênero. Nos contos de fadas é sempre o homem quem salva a donzela em perigo, ele é sempre o forte - fisicamente e mentalmente -, enquanto que a mulher é vista como aquele ser frágil, que precisa seguir tudo o que é imposto. Nesta obra, porém, os contos folclóricos nos apresentam o empoderamento da mulher. Nem todas as histórias precisam ter um príncipe encantado para salvar o dia, nós podemos fazer isso de vez em quando também.

Eu sei que atualmente tem o mimimi eterno sobre as feministas, que elas são chatas e tudo mais, mas, apesar do título do livro, os contos não tentam enfiar goela abaixo o feminismo, o livro apenas propõe ao leitor, além de conhecer folclores de outras culturas, apreciar situações em que a mulher pode fazer a diferença e ter suas próprias escolhas. São contos reflexivos, apenas isso.


A obra possui vinte e cinco contos, de diversos países, e ao final de cada um deles aparece uma explicação de qual país de origem é. É uma ótima forma de conhecer outras culturas, pois não tinha lido nenhum dos folclores citados, e achei o máximo! Cada conto apresenta uma situação em que a mulher é vista como independente, e como alguém que pode fazer o que um homem faria. 

Um dos contos se chama Chapeuzinho Esfarrapado, e mostra uma garota que não se preocupa em agradar ninguém. Ela faz o que quer, e quando quer. Suas decisões são suas, e de mais ninguém. É um conto forte, mágico e impressionante.


Um conto que eu achei muito divertido foi Três mulheres fortes, onde apresenta um lutador japonês, que é considerado o mais forte... Até o dia que ele conhece três mulheres e percebe que não é tão forte assim. As mulheres, então, resolvem lhe ensinar a ficar mais resistente.


Eu poderia falar sobre cada história, mas a resenha ficaria extremamente grande, então cito apenas dois dos contos que mais gostei. A obra inteira é maravilhosa. Adorei poder ler histórias em que a mulher usa a inteligência para sair de algumas situações. Apesar de aparentar ter um tema forte e polêmico, esta obra é leve, divertida e indicada para qualquer pessoa, independente do gênero e idade.

É uma leitura rápida, a obra possui diversas ilustrações lindas, que só a deixam mais prazerosa de fazer. Chapeuzinho Esfarrapado e outros contos feministas do folclore mundial é uma obra incrível, a coletânea tem ótimas fábulas. E a capa é muito bonita, toda a diagramação está maravilhosa. Recomendo!

13 comentários:

  1. Oi Andressa, deixando toda a questão do feminismo de lado é muito legal e importante termos histórias que mostram que as mulheres tem opções, que podem sim ser as salvadoras, são fortes e inteligentes. Gostei muito da premissa do livro e imagino que seja muito prazerosa a leitura, as ilustrações estão bem bonitas e a resenha tá ótima. Uma dica excelente ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dessa!
    Tinha visto esse livro por alto entre uma divulgação e outra, mas como não sou muito chegada aos debates mais polêmicos do feminismo e tudo o mais que ele engloba e tal, não me interessei de imediato. Conferindo sua resenha agora, bom saber que o foco não é em todo o discurso do movimento em si mas, sim, basicamente, na capacidade da mulher assumir os mais variados tipos de papeis, inclusive o de heroína e substituir o homem, hehe. Bom saber que são contos leves, e legal saber que são contos de países variados, é uma chance de conhecer um pouco da literatura de cada um deles mesmo. Valeu a dica.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Para tudo! Como eu não sabia da existência dssa preciosidade?
    adorei o enredo, me parece ser um bom livro!
    procurarei lê-lo o quanto antes.
    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá, adoro livros que reinventam o universo dos contos de fadas, e já quero ler este pois as características das personagens originais diferem totalmente dessas, que tem personalidades únicas. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu amo histórias que tem a mulher como a personagem forte, inteligente e independente.
    Já li muitas histórias em que o homem salva a donzela mais isso cansa as vezes, e variar um pouco não faz nenhum mal e sim mostra que não devemos ver só o homem como o herói, e que os homens não devem ser machistas.
    Amei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com o pé atrás justamente por não querer ter o feminismo enfiado goela abaixo kkk
    Mas amo conhecer outras culturas e acho que ler os contos de outros países vai ser maravilhoso

    ResponderExcluir
  7. Andressa, gostei muito das ilustrações, seguem aqueles padrões de contos infantis. E sobre a obra, eu amei demais, como você mesmo disse, os personagens masculinos que são tratados como fortes e inteligentes, e os personagens femininos como as mocinhas ingênuas, agora vem esse livro e quebrou todos os paradigmas, mostrando que sim, a mulher tem seu pode e sua força.

    ResponderExcluir
  8. Eita, que massa! É reconfortante saber que a igualdade de gênero está sendo trabalhada em vários aspectos, entre eles, a literatura. Já li alguns livros e contos que recriam histórias, dando um "que" a mais às personagens femininas e isso é bom, pois quebra conceitos e padrões culturais ultrapassados e até mesmo o próprio machismo.

    Que bom que gostou da obra, eu também fiquei interessado e por isso anotei aqui o nome. Espero ter a oportunidade de ler e logo, hein

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Gostei muito da ideia do livro e como ela acaba nos mostrado mulher fortes e que fazem essa diferente e o melhor e o modo que o autor encontra para trazer essa historia, adorei podemos conhecer historia de varias culturas diferente e fiquei muito curiosa para poder ler e conhecer um pouco do folclore dessa culturas !!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, nunca tinha visto um livro que mostrava a igualdade de gênero tão forte como esse
    Goste bastante e precisamos mais de livro assim, sempre bom esta lembrando a importância desse fatores
    Essa releitura do contos infantis ficou bem mais legal, eu gostei bastante

    ResponderExcluir
  11. Adorei a esse livro!! Como adoro livros de contos fiquei encantada por esse!! E maravilhoso temos um livro que fala de mulheres que não ficam esperando sentada as coisas acontecerem, elas vão atras daquilo que querem!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa obra e achei muito fofinha, cada detalhe de como mostrar essa força da mulher e suas maneiras de serem livre e independentes me deixou super curiosa, e que ilustrações maravilhosas essas do livro, achei muito muito lindas e já quero, gosto de ler coisas diferentes do comum

    ResponderExcluir
  13. É um livrinho bem infantil com ilustrações. Amei! Sou fã de histórias com princesas, fábulas e contos que a gente conheçe desde criança.

    ResponderExcluir