sábado, 11 de fevereiro de 2017

[Resenha] As cordas mágicas

|
Autor: Mitch Albom
Páginas
: 352
Editora: Arqueiro
Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe.
Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas.
Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrados como Elvis Presley e Little Richards.
No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada.
No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus.

O livro conta a história da vida de um músico - passando por todos os momentos de aprendizado, crescimento, dificuldades, descobertas, falhas e acertos; mas principalmente sobre o amor por um dom, um dom que preenche a alma e que transforma o pequeno violonista em alguém que fará parte de uma das histórias mais bonitas sobre música. Uma história que viaja e se relaciona com acontecimentos reais do mundo, e fica mais impactante por principalmente ser contada por ela mesma, a Música, e que deixará marcas profundas em sua alma, se assim você permitir.

Esse livro é considerado uma fábula, pois magistralmente o autor Mitch Albom misturou realidade e ficção em um enredo de encher os olhos e o coração de emoção. Perpassando por momentos e situações tão bem costurados, que no meio do livro me indagava se no cenário musical, não teve alguém que viajou por tantas aventuras e viveu tudo aquilo que o personagem Frankie Presto viveu.

O autor criou em um único personagem e relatou em sua trajetória, todas as aflições que uma vida em busca de um sonho é capaz de ser.

Começamos pelo fim, onde tudo que aconteceu ainda é mistério e tudo o que se sabe é sobre a morte de um grande artista, depois de anos afastado dos holofotes.

A voz que narra essa história tem o poder de dizer tudo aquilo que quiser em apenas poucas páginas, mas simplesmente resolve contar a história desse alguém de forma a intercalar com os depoimentos de outras pessoas que de alguma maneira passaram e foram presentes na vida do famoso Frankie Presto.

Uma vida repleta de tantos caminhos e que navega por tantas águas, foi capaz de mostrar todas aquelas coisas que se encontram fechadas dentro do coração e que obtêm compreensão apenas quando belas palavras (como desse livro) são capazes de dar sentido para sentimentos que não são fáceis de nomear.

A história de Frankie Presto precisa ser apreciada de forma lenta e dolorosa. Eu não queria largar o livro, não queria deixar de lado uma história que me acompanhou por duas semanas. Eu olhava para o livro, ali na cabeceira, e sabia que ainda tinha muita coisa para explorar, mas eu simplesmente deixava a Música descansar um pouco, e depois voltava pra descobrir o resto da história.

17 comentários:

  1. Oi, Dandra!
    Se a escrita do livro tem tanta harmonia, delicadeza e beleza como você falou, menina, saiba que a sua resenha também! Que palavras lindas para falar sobre a obra! Já havia conferido uma resenha antes desse livro onde fiquei mais por dentro do enredo propriamente, e agora, com a sua, já fiquei por dentro de um pouco do emocional dele e, sinceramente? Não é uma premissa que costume me chamar a atenção de longe, mas só pelas suas palavras e todo esse cuidado para falar sobre ele, vou tentar dar uma chance a leitura, sim. Espero ser tão envolvida pela música e enredo como você foi!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma história mágica e super delicada de se ler, uma harmonia tão grande e com um taleto espetacular.
    Eu amei sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. O que mais me atraiu foi a Música contar a história.. não gosto quando fala da vida do personagem depois de morto, mas a música ser tão presente me conquistou

    ResponderExcluir
  4. Também já li esse livro. Esse é um livro profundamente triste. As cordas mágicas pode ser considerada uma homenagem para a música. Muitos talentos são citados, é como uma retrospectiva de muitas artistas que quando nasceram pegaram uma parte do dom musical, e conquistam multidões. Frankie Presto é um dos meus personagens preferidos mais recentes. El Maestro me conquistou pela sua vida repleta de mistérios.

    ResponderExcluir
  5. Oi Dandra, sempre que vejo resenhas desse livro percebo o quanto as pessoas saem encantadas da leitura dessa história que parece ser bem singular e nos apresenta uma trajetória emocionante. Livros que nos trazem a sensação de que queremos prolongar a leitura são muito bons e difíceis de ser largados, mesmo quando terminamos a história ainda fica com a gente e pelo parágrafo final da resenha, acho que esse livro representa isso ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá, a autora criou uma história original e que conta com um personagem muito encantador, algo me diz que o final é comovente (adoro). Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    nunca li algo que se assemelhasse com esse livro (não que me lembre), achei interessante mas não o suficiente para me cativar a ler porém quem sabe nao é mesmo?
    abraços!

    ResponderExcluir
  8. De qual maneira que Frankie altera a vida das pessoas? No sentindo de tocar a alma das pessoas com a musica? Fiquei curiosa pois na resenha não diz isso claramente, e isso foi ótimo da sua parte, pois assim fiquei tanto que animada com historia que verei em breve quando ler esse livro algum dia. Enfim, essa mistura de ficção e realidade eu amo demais, pois na vida real que vivemos seria um máximo ser existe-se essa mistura.

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia este livro e nem o autor, mas fiquei encantada com a sinopse. Não costumo ler livros que possuam o elemento “música” envolvido, apesar de isso ter se tornado algo comum na literatura atual. Mas achei diferente a forma como o autor usou esse elemento, além da magia presente na história. Pela premissa, parece ser um livro muito envolvente e eu com certeza vou dar uma chance para essa leitura 🙂
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Dandra.
    Eu ainda não li nada do autor, mas parece que ele tem uma escrita muito boa e envolvente.
    As cordas mágicas parece ser um bom livro, que nos faz refletir sobre algumas coisas da nossa vida.
    Achei bem legal a história começar pelo final da vida de Frankie, mantendo o início um mistério.
    Espero ler esse livro em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Gostei bastante da história do livro é pelo que li e um livro bem tocante e emocionante!! Fique bem curiosa para ler esse livro! É uma excelente indicação de leitura.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Dandra, estou muito ansiosa para poder ler esse livro. O modo em que alguns músicos da realidade são incluídos na obra e que há a cada capítulo começa com um trecho de música é sensacional, e estou muito curiosa para poder ler se deve ao fato de que a Música que narra a história, e isso é bastante interessante.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dandra!

    Eu nunca nem ao menos tinha ouvido falar sobre a obra, li a sinopse e gostei bastante da premissa, parece ser um drama sem romance (coisa da qual estou fugindo), sem dúvidas eu darei uma chance! Adorei a resenha!

    Nunca li nenhum livro cujo personagem principal fosse um músico, será uma experiência nova ao mesmo tempo em que não, por se tratar de um drama.

    Abs.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    A capa desse livro logo me chamou atenção quando vi ele no lançamento, achei bem interessante já pegamos um livro sabendo seu final, e estou curiosa para ver essa narração da musica, gostei de saber que é um leitura para se entender e apreciar, o que acaba deixando mais lendo, mas ao mesmo tempo mais interessante e instigante e quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  15. Ja li algumas resenhas desse livro e acho muito interessante. Eu tenho curiosidade em saber o final dessa história.

    ResponderExcluir