segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

[Resenha] Bom dia, Verônica

|
Autora: Andrea Killmore
Páginas: 256
Editora: DarkSide
Em "Bom dia, Verônica", acompanhamos a secretária da polícia Verônica Torres, que, na mesma semana, presencia de forma chocante o suicídio de uma jovem e recebe uma ligação anônima de uma mulher desesperada clamando por sua vida. Com sua habilidade e sua determinação, ela vê a oportunidade que sempre quis para mostrar sua competência investigativa e decide mergulhar sozinha nos dois casos. No entanto, essas investigações teoricamente simples se tornam verdadeiros redemoinhos e colocam Verônica diante do lado mais sombrio do homem, em que um mundo perverso e irreal precisa ser confrontado.
Andrea Killmore compõe thrillers como os grandes mestres, e sua experiência de vida confere uma autenticidade que poucas vezes encontramos em suspenses policiais, vibrante e cruel — como a realidade.



*Livro cedido em parceria com DarkSide.

Bom dia, Verônica é outro lançamento nacional incrível da DarkSide. Eu li após Diário de uma escrava, e apesar de ter um tema bastante parecido, a narrativa e enredo de cada uma das obras são completamente diferentes e únicas. Cada livro tem sua peculiaridade, mas os dois servem para alertar sobre um assunto que hoje em dia é muito comum: a violência física e psicológica contra a mulher. Eu estava muito curiosa para conferir essa leitura depois que li mais sobre a autora. Achei bastante intrigante isso de nem a editora saber quem ela é.

Eu sempre confiro algumas resenhas após o término da leitura para saber o que os outros leitores acharam da obra, se é parecido com a minha opinião e tal. E o que eu achei engraçado foi encontrar algumas resenhas que desgostaram de Bom dia, Verônica por causa da personagem, Verônica. Vi muitos comentários de que ela era egoísta, vadia, traidora, incompetente e tudo mais. Aí eu parei para pensar que esses adjetivos combinam bastante com a maioria dos protagonistas masculinos de livros policiais que eu já li, e livros esses que todos gostaram, independente da personalidade e caráter do personagem. Então por quê Verônica não poderia também ter esses defeitos? E por quê se permitir que a personagem fizesse com que o livro fosse considerado ruim?

Eu gostei muito desse lado de Verônica, é raro ler obras desse gênero e encontrar uma protagonista feminina, então quando encontrei uma que tem defeitos, e que comete erros assim como qualquer outro, passei a amar a narrativa. Sim, muitas de suas atitudes nos dão raiva, nos fazem julgá-la, mas nada disso fez com que a história fosse mal escrita. Eu acho que é bastante possível relevar a personagem e focar no que realmente importa, na mensagem que o livro traz. Fora que, o desenvolvimento tem um ritmo bastante envolvente, e mesmo Verônica cagando tudo de vez em quando, é um progresso que o leitor acompanha freneticamente.


A obra nos apresenta violência contra a mulher, assassinato, sadomasoquismo, necrofilia e tortura. É uma leitura pesada, violenta e chocante, precisa ter estômago forte para presenciar tudo o que a autora nos apresenta. É angustiante tudo o que acontece, e quando o leitor entende o motivo da caixa que aparece na capa é pior ainda.

Verônica é secretária de um chefe de polícia, mas sempre mostrou-se com um faro investigativo e uma vontade de ajudar as pessoas. Quando uma mulher se joga do 11º da delegacia e suas últimas palavras são: "agora ele vai ser capaz de me amar", ela precisa entender melhor o que aconteceu. E esse é o primeiro caso que ela começa a investigar sozinha. O segundo se apresenta quando uma mulher desconhecida liga para Verônica e pede ajuda, seu marido é um assassino e ela será a próxima vítima.


São dois casos distintos, e talvez ter se envolvido com ambos, e sem ajuda, fizeram com que muitas coisas dessem errado no decorrer da trama. Porém, há também muitos acertos, e esse equilíbrio nos mostra que nem tudo tem que ter um final feliz ou ser fácil. E eu nem esperaria algo do tipo de um thriller psicológico desses.

A narrativa é feita de duas formas: em primeira pessoa por Verônica e em terceira por Janete, a pessoa que ligou para ela. A parte de Janete foi, para mim, a mais envolvente, pois é através dela que adentramos mais nesse mundo sombrio, cruel e chocante que seu marido a leva.

Bom dia, Verônica é uma leitura intensa, com seus altos e baixos, mas que conseguem prender a atenção do leitor até a última página. O final é totalmente inesperado, e eu fico me perguntando se poderá ter uma continuação. A edição da DarkSide é em capa dura, com folhas amareladas e uma diagramação muito bonita. Recomendo a leitura!


29 comentários:

  1. Olá, é realmente difícil achar livros desse gênero com uma protagonista feminina e só por isso fiquei interessado, a trama é sombria, misteriosa e (como de costume) nos prende até o final para obter respostas. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dessa!
    Vi muita divulgação desse livro, mas só agora, com sua resenha, é que parei para saber um pouco do que se trata. E sério que teve tantas críticas à personagem? Concordo em parte com o que você disse porque, no caso de um thriller ou policial, o enredo em si consegue nos fazer relevar o protagonista chato se a história seguir frenética e envolvente, já passei por situação similar, mas em outros tipos de enredo, tipo um romance ou jovem adulto, aí dependo um pouco mais do carisma do personagem para conseguir me envolver de verdade com a leitura, mas há exceções também e, no geral, é algo relativo, acho. Bom saber que, apesar disso, Bom Dia, Verônica consegue surpreender e envolver o leitor, ainda que com uma temática pesada e ainda tendo trechos violentos, chocantes e de revirar o estômago, motivo então pelo o qual eu passo longe dessa leitura em específico, mas valeu a dica mesmo assim. Que bom que você gostou!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha!! Já tinha lido outras resenhas falando justamente desse ponto que acharam a protagonista uma com vários defeitos!! Mas mesmo assim ainda estou decidida a ler esse livro. Essa edição da Darkside está maravilhosa mais uma vez essa editora arrasou!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Adoro as edições da Darkside, por ser capa dura e imagens bem marcantes :) Mas acredita que ainda não tenho nenhum livro da editora? =O
    Fiquei bem interessada nesse livro e adorei a resenha. Sou muito fã de suspense e mistério, principalmente quando o final é bastante inesperado. Vou adicioná-lo à minha lista.
    Beijoo :*

    ResponderExcluir
  5. Primeiro adorei essa capa Dark do livro
    Segundo achei interessante sua busca de saber opiniões de outros leitores, achei estranho ele não gostarem da protagonista. Apesar de possui todos esses defeitos, se é que possui mesmo, acho que eles reclamariam se a personagem fosse perfeita. Então não sei exatamente o que tipo de garota eles gostariam no livro. Fiquei bastante feliz em saber que se trata de literatura nacional, e sempre bom ver que não tá se perdendo com o tempo. E que tem grandes autores no Brasil. E eu estou começando um projeto para ler mais nacional e esse com certeza tá na lista já. Sabe que livro esta em primeira e segunda pessoa é interessante, já que em primeiro voce envolver mais com a protagonista, já em terceiro tem uma visão ampla de tudo. Enfim, gostei da recomendação, quero ter oportunidade de ler algum dia.

    ResponderExcluir
  6. Até o momento classifico o livro como a melhor leitura de 2017. Bom Dia, Verônica foi o segundo livro que li em 2017 e até hoje não consigo lidar com o final desse livro. O fato da autora esconder fielmente sua identidade foi o primeiro motivo que me fez ter vontade de ler o livro, mas quando fiz a leitura de algumas resenhas resolvi comprar um exemplar na mesma hora. Eu também tenho o costume de ler algumas resenhas após a leitura do livro e não encontrei nenhuma que xingasse a protagonista Verônica, vi pessoas falando que ela poderia ser apenas a heroína e não podia falhar, mas acho que a história ficaria muito estranha dessa forma — concordo com você sobre a comparação de homens de NY/HOT com Verônica, o nome disso é sexismo. Única coisa que fiquei realmente incomodado foi o fato dela trair o esposo e achar ruim de ser traída. Eu também recomendo a obra para todos, ela lembra bastante de Diário de uma Escrava também publicada pela DarkSide de uma autora nacional, depois irei fazer uma matéria no blog comparando as duas, mas entre elas Bom Dia, Verônica é melhor.

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Vi outra resenha desse mesmo livro hoje, e me interessei tanto pela obra!
    ~ E esse negócio com o seu nome, hein? haha ~
    Mesmo abordando temas pesados, acredito que a leitura deva ser maravilhosa. Mal posso esperar pra dar uma chance!

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa, também li algumas resenhas criticando Verônica por sua personalidade e confesso que não tinha feito essa ponto entre as similaridades das coisas que incomodaram na personagem feminina e geralmente não incomodam no personagem masculino e você me colocou pra pensar rsrs. Infelizmente essa leitura não faz muito meu gênero justamente por ser bem pesada e chocante, como você descreveu, mas acho que quem curte deve dar uma chance apesar das criticas negativas, a história parece ser frenética e inesperada. :)

    ResponderExcluir
  9. Andressa, também já li várias resenhas dizendo todas essas características da Verônica que você citou, mas temos que lembrar que além dela ser uma personagem, ela também é humana, como qualquer outra; e concordo com você, há várias personagens masculinos com características piores mas os leitores os amam, vai entender... "Bom dia, Verônica" creio que pra mim seria uma leitura bem pesada para começar e para terminar, não sei como existem seres humanos (ogros, na verdades) capazes de fazer isso com uma mulher, é tudo tão sem cabimento. Com certeza, caso eu chegue a ler esse livro largaria a leitura por um ou dois dias até meu estômago parar de embrulhar.
    Entretanto, essa história é tão chamativa e intrigante, além de abordar assuntos que acontecem no nosso cotidiano com pessoas que nem imaginamos que seriam capazes de cometer tal ato.

    ResponderExcluir
  10. Estou bem curiosa com as personagens e esperando bastante detalhes já que a autora trabalhou para a polícia, o que espero que traga um realismo maior para a história. Em nenhuma das outras resenhas que li falou que o livro tinha necrofilia... é repulsivo, mas quero ver como a autora trabalhou o tema

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Lendo a resenha fiquei curiosa para poder ler esse livro, esse é um gênero que gosto, mas quase não leio muito, parece ser um livro que nos deixa bem apreensivos e grudados no livro para poder saber mais, gostei muito do tema que a autora trabalha e estou curiosa para saber mais sobe essa historia, se tiver oportunidade quero muito ler esse livro e a diagramação dele parece estar maravilhosa !!

    ResponderExcluir
  12. Já é a terceira resenha positiva que leio sobre esse livro é minha curiosidade só aumenta. A darkside sempre aposta em textos muito selecionados e arrasa nas capas, venho dizendo isso Sempre, mas mesmo Assim, essa editora não cansa de me surpreender. Além de tudo, acho otimo um thriller que tenha uma narradora feminina .... e mais! A violência contra a mulher, seja de qualquer forma, tem que ser falada .... ouvida! Qto mais melhor, e de todas as formas.. .. vamos parar com isso! Lindas as fotos tbm.... adorei.... parabéns pela resenha! 👏

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu já conhecia o livro e li ate uma resenha há bem pouco tempo (minutos mesmo.. hehe) :) Mas gostei imenso de conhecer mais acerca dele!!

    Bem, acho ótimo que seja tao intenso assim, e que a narração alterne entre duas mulheres, uma na primeira e outra na terceria pessoas! :) Estou muito curioso!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Hey! Eu não sabia que este livro era de uma autora nacional, vi algumas pessoas falando muito bem dele e sempre tive curiosidade de ler, amo este tipo de história ❤

    Quanto aos comentários de alguns sobre a personagem que lhe chamaram atenção: machismo, né. Aquele velho tabu do que o homem pode fazer e a mulher não, que ainda persiste nos dias atuais.

    Sem dúvidas, eu também vou gostar da Veronica, talvez os altos e baixos dela me dêem um pouco de raiva, mas é do personagem, né, KKKK.

    Espero ler em breve, adorei a resenha! Abs.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    a darkside é umas das melhores editoras que á vi, olha os caprichos que são esses livros. Tenho lido boas resenhas sobre essa obra e antes mesmo de eu saber que era tão bom assim já queria comprar. ta na lista de leitura, em breve lerei.
    abraços!

    ResponderExcluir
  16. Parece ser uma história incrível e de alerta para as pessoas que sofrem e para as que podem ajudar.
    A Darkside é realmente incrível e com livros maravilhosos. Quero muito ler o Diário de uma escrava e Bom dia Verônica.
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Fiquei muito feliz de ver a Darkside trazendo literatura nacional pro catálogo dela, ainda mais com as edições maravilhosas dela <3 maaas eu não me dou muito bem com leituras pesadas assim, tenho que ler muito romance pra conseguir enfrentar uma assim :x mas vou manter em mente pra ler futuramente! Adorei a resenha!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  18. UAU! Esse livro tem que vir para minha estante já!
    Quando a DarkSide anunciou esse livro eu simplesmente pirei, mas ler outras opiniões me faz ver que estou perdendo uma obra fantástica que me fascina. Sem falar do capricho da editora que são sempre incríveis com suas publicações.
    Adorei demais suas impressões, parabéns.
    Abs
    Ni
    Cia doLeitor

    ResponderExcluir
  19. Oi.

    Esse é um dos livros que estou desejando desde o lançamento, ainda não consegui comprar, mas estou torcendo para que consiga logo. Gostei muito da premissa dele e estou bem curiosa em relação a narrativa. Tomara que eu consiga ler este ano.

    ResponderExcluir
  20. Oie
    mais um livro da editora que estou louca para ter e ler, parece ser incrível e como sempre a edição está caprichada. Gostei da sua resenha e de saber mais sobre a história, quem sabe agora me motivo ainda mais a ler hahah

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, acho que o fato de que as pessoas adjetivarem a Verônica e desconsiderarem que muitos protagonistas policiais são da mesma forma é algo hipócrita e só mostra a falta de maturidade que infelizmente ainda encontramos por aqui. Assim como você eu gostei de ver que finalmente há uma protagonista feminina e que não é por ser uma mulher que tem que ser delicada, mas é claro que algumas atitudes podem irritar... no entanto, isso acontece com tantos protagonistas e se a história realmente vale a pena é algo a ser relevado. Sempre que vejo o enredo fico curiosa para saber mais sobre os casos e o desfecho e espero conseguir ler em breve. Gostei de ver suas considerações e como você apresentou a obra, ainda mais ansiosa para ler depois dessa resenha!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  22. Oi.
    Eu já vi algumas resenhas desse livro e quero muito ler. Até porque estou prestando concurso para a polícia civil e é interessantíssimo um livro retratar a rotina de um profissional na área, ambientado no Brasil.
    Eu não tinha me atentado ao fato; mas realmente muitas pessoas criticaram a personagem, quero ler para formar opinião, mas é, no mínimo, injusto focarem nisso sendo que não focam quando o personagem é masculino.

    ResponderExcluir
  23. Será que é sério isso da editora não saber quem a autora é? Rs... Desde que vi falarem isso fico pensando se não é pra chamar mais atenção para a obra, não que ela precise disso para se destacar.
    Mas, sinceramente, não leria. Esses livros que tratam de violência física e psicológica acabam comigo, não tenho estômago para esse tipo de enredo. Saber que tem até tortura e necrofilia me faz ter certeza de que não é leitura para mim.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    É a segunda resenha que leio desse livro e estou muito curiosa, mas ao mesmo tempo tenho medo de não ter estômago e de certa forma ficar chocada com o leitura. Adorei a sua resenha e saber que o final deixa algo em aberto para um segundo livro é muito legal também, já que sou apaixonada por séries.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Olá Andressa,
    Estou bem curiosa para ler esse livro, pois acho a premissa dele muito interessante e acho que o tema precisa ser mais discutido entre nós e porque não fazer através dos livros?
    A alternância dessa narrativa me pareceu ser muito interessante, pois parece ter dado uma amplitude maior para a trama. Vou me valer dessa dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi, gosto de acompanhar livros densos e o Bom dia, verônica me chamou bastante atenção, até mesmo por dizerem que a autora pode ter se baseado em fatos reais. Bastante interessante essa premissa de dar destaque às mulheres e a violência sofrida por elas. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  27. Tenho lido ótimas opiniões a respeito desse livro, a escrita da autora parece ser muito boa, embora ter descoberto alguns pontos que não me agradam na história.

    Concordo com você quando diz que é raro encontrar personagens protagonistas mulheres, ainda mais no ramo policial. Se surgem, são as mocinhas que precisam de socorro do cara machão que é vadio, egoísta, traidor, incompetente, etc etc etc.

    Estou gostando dessa onda de mulheres reais e falhas, que não estão em romances dependendo de homens... elas vão a luta e são más sim. A mulher não é santa, nem puta... É uma mulher. Gillian Flynn que escreve ótimas coisas também, nesse sentido!

    Quanto a obra... A desejo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Esse livro está me conquistando a cada resenha que leio sobre ele. Digamos que minha primeira experiência com a DarkSide deixou um pouco a desejar. O livro que li (O Demonologista) era bom, mas criei muitas expectativas sobre ele. Mas pelo que vejo esse livro tem uma pegada bem mais chocante, do jeito que gosto.
    Ah, me apaixonei pela Verônica!
    Bjs.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  29. O que dizer dessa resenha?! Só me deixou com mais vontade de ler esse livro!!Como assim não sabem da autora?! Mas, enfim, esse e Diario de uma escrava estão na listinha. Parece ser um livro com final inesperado e bem cru. A dark arrasa!
    Depois que eu ler, um dia, volto aqui e faço um coment melhor!
    Beijo

    ResponderExcluir