domingo, 5 de fevereiro de 2017

[Resenha] Cinder

|
Autora: Marissa Meyer
Páginas: 448
Editora: Rocco Jovens Leitores
Série: Crônicas Lunares, 1
Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica. Primeiro volume da série Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.




Eu sempre fui apaixonada por releituras de contos de fadas, e Cinder esteve desde sempre entre meus desejados, ainda mais depois de ler tantas críticas positivas. Eu estava extremamente curiosa para conferir essa história que todos dizem ser tão original. Distopia, ficção científica e contos de fadas? É uma mistura bem incomum, mas que deu muito certo! A autora conseguiu criar um enredo único. Mesmo sendo baseado na história de Cinderela, algumas semelhanças param por aí, pois a ambientação futurística é totalmente diferente e intrigante. 

Preciso confessar que quando vi na trama um tal de ciborgue e androide fiquei me perguntando qual a diferença entre os dois, pois eu realmente não sabia, e pesquisando descobri que um androide é um robô com feições humanas, e um ciborgue é um humano que possui partes robóticas. 

Cinder é um ciborgue. Quando criança, após um terrível acidente, precisou implantar partes robóticas em seu corpo para sobreviver. Ela possui um sistema de computação ligado ao seu cérebro, que também possui acesso a rede. Cinder não lembra de nada de antes do acidente, apenas de algumas sensações de sua cirurgia. Ela foi adotada por um incrível cientista, mas este após alguns anos faleceu por conta de uma doença que está matando muitas pessoas, a letumose. Sendo assim, ela é deixada com a esposa dele, Adri, e suas filhas.

Desde o início percebemos que Adri não gosta nem um pouco de Cinder, e só a atura por conta do pedido do marido de que cuidasse dela. A mulher abusa de Cinder, a fazendo trabalhar como mecânica - pelo menos é algo de que ela gosta de fazer - e ficando com todo o dinheiro. As grandes amigas da garota são Peony, a meia-irmã caçula, e Iko, seu androide. A vida de Cinder tem uma reviravolta quando o príncipe Kai entra disfarçado em sua banca levando um androide para conserto.

Neste mesmo dia a dona de uma banca próxima de Cinder tem os sintomas da doença. Androides chegam para levá-la, o caos está tomado. Cinder retorna para casa assustada, e o cenário que encontra é ainda mais desalentador, Adri está animada com o baile e já está preparando as filhas. Para Cinder, diz que se ela conseguir arrumar o aerodeslizador a tempo poderá ir ao baile, o que é mentira, pois Cinder sempre consegue saber quando lhe mentem.


A trama possui grandes reviravoltas, o que torna a leitura intensa e extremamente rápida. Cinder é uma personagem que sofre com o fato de ser um ciborgue, e em vários momentos é dura consigo mesma por conta disto, porém, mostra-se decidida e corajosa para enfrentar tudo o que lhe acontece.

Essa é uma história que tem sempre algo acontecendo, tanto que é difícil fazer um resumo, pois tudo o que acontece é importante, e sensacional. A trama também nos apresenta os Lunares, que são da Lua como o nome sugere, e os mesmos possuem poderes que podem fazer os humanos obedecê-los sem pestanejar. A rainha Lunar pode declarar guerra contra a Terra caso seu pedido não seja concedido, e com o pai doente, Kai precisa carregar esse peso nas costas e descobrir um meio de assinar um acordo de paz sem precisar fazer a vontade da rainha.

Kai é um personagem que não aparece tanto, mas nas poucas vezes já percebemos que ele é um homem altruísta, bondoso e com personalidade forte. A relação entre ele e Cinder não evolui para um romance, mas fica no ar esse sentimento, o que faz o leitor shippar eternamente esses dois.

O final é uma grande bomba na cara do leitor, pois várias coisas acontecem ao mesmo tempo e aquele desfecho deixa um gancho enorme para o próximo volume. Há grandes revelações, e tudo só deixa a leitura ainda mais emocionante e incrível. A autora criou uma trama fascinante e diferente de tudo o que eu já li.

A obra possui mais de quatrocentas páginas, mas pode ser lida em um dia, pois a narrativa é muito fluída, os diálogos são dinâmicos e o ritmo é frenético, haha. Eu gostei muito de Cinder, estou ansiosa para conferir os próximos volumes.


A edição da Rocco está linda. A capa tem uma pegada bem de ficção científica. As folhas são amareladas, a fonte é bem grande, e a diagramação é linda. Se você procura uma história inovadora, envolvente e rápida de ler, Cinder é uma ótima pedida. Recomendo!

19 comentários:

  1. Parece ser uma história bastante divertida e muito gostosa de se ler. Amo também histórias de contos de fadas, mas essa mistura deve ser melhor ainda.
    Amei a sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Esse livro já está há tanto tempo na minha lista de desejados que incluí na capa do meu blog para não deixar passar desse ano haha.
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa e, assim que possível, vou adquirir o livro. Com certeza, ele está no topo na minha lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amo contos de fadas e só por ser uma releitura já amei. Se passar num futuro ciborgue só deixa tudo melhor. Apesar do Kai aparecer pouco estou muito curiosa com ele

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, a cada resenha que leio de Cinder fico com mais vontade de lê-la e o melhor é que todos os 4 volumes principais já foram lançados, então pretendo ir adquirindo aos poucos e quando tiver os quatro embarcar na leitura, que parece ser bem movimentada nesse primeiro volume. Também não sabia a diferença entre Ciborgue e Androide e gostei que você inseriu isso no inicio da resenha :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa.
    Cinder parece ser um ótimo livro.
    Faz tempo que quero ler essa releitura! Parece ter um ritmo alucinante, muitas reviravoltas e ação. Gostei do fato de ter fantasia e distopia ao mesmo tempo.
    Espero ler esse livro em breve.
    Eu AMO essa capa! É linda demais.

    ResponderExcluir
  6. Adoro quando os autores conseguem misturar vários gêneros que eu amo. Cinder é esse caso, além de ser releitura de um conto de fada, ainda é ficção científica. Também criei expectativas graças a tantos comentários positivos e recomendações. Acho que é por isso que não li ainda, com medo de me decepcionar com a história. Já fiquei imaginando qual sera esse final surpreendente, e adoro livros com várias coisas acontecendo (menos na hora de fazer a resenha, dai complica, pois fico querendo contar tudo kk) Também adorei a capa, vou largar esse medo da decepção e me jogar nesse livro.

    ResponderExcluir
  7. Crônicas Lunares é uma das séries que mais tenho vontade de ler, tanto pelo enredo quanto porque adoro releituras de contos de fadas <3

    Adorei sua resenha, é a terceira que leio essa semana sobre Cinder *-* O que me deixa ainda mais curioso para conhecer a história da ciborgue ❤

    Confesso que, a princípio, fiquei meio desmotivado pelo fato do enredo mesclar tanta coisa fantástica (gênero), mas vocês (blogueiras) falaram tão bem da obra que vou sim dar uma chance assim que puder :3

    Abs.

    ResponderExcluir
  8. Não curto recontagens e nem contos de fadas, mas este aqui me ganhou em função da "tecnologia". Achei bem interessante essa coisa da protagonista ser uma ciborg e acho que eu adoraria conhecer a trama.

    ResponderExcluir
  9. Adoro releituras, adoro essas misturas que podem dar totalmente errada mas que no fim ocorrer tudo do melhor jeito. Não sabia do que se tratava esse livro, e nunca relacionei o nome "Cinder" com a Cinderela. Achei incrível essa nova pegada, tudo robótica. Ah eu também não sabia a diferença entre ciborgue e androide, na verdade nem tinha parado para analisar os dois nomes.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos
    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir
  10. OOi!
    Estou louca para ler essa série! Parece ser ótimaaa! A cada resenha que leio minha vontade só aumenta. Fiquei super ansiosa aqui para realizar a leitura e saber que bomba é essa que será o final.
    Ótima resenha!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou com esse livro na estante há bastante tempo e a resenha me deixou super entusiasmado para começar logo, também sou apaixonado por releituras de contos de fadas (e eles em si) e é ótimo saber que a autora criou uma trama original e viciante. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Adoro boas releituras de contos de fadas, mas ainda não tive a oportunidade de ler esse lindo... A capa é realmente linda e só de saber que o final é surpreendente e deixa com um gostinho de quero mais realmente é o tipo de leitura que eu gosto... Espero poder adquirir essa série em breve e mergulhar nessa aventura cheia de reviravoltas.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dessa!
    Antes de mais nada, um adendo: fala sério, como você consegue escrever resenhas tão fluídas? Eu as leio e nem percebo, você escreve bem demais! <3
    Eu já até tive certo interesse na história e cheguei a começar a ler uma vez, mas acho que não me conectei muito à narrativa, tinha outras prioridades na lista, então deixei de lado e ignorei durante todo esse tempo. Conferindo sua resenha agora - e, inclusive, valeu pelo esclarecimento de androides e ciborgues; mesmo tendo uma leve ideia de suas distinções, agora ficou bem mais claro e fazendo mais sentido mesmo, hehe -, porém, o interesse parece retornar, principalmente por querer ver como o fato da protagonista ser um ciborgue é desenvolvido realmente, como você citou, sobre ela reclamar disso às vezes, mas permanecer forte apesar de tudo. O fato de ser série, admito, deixa uma preguicinha por assim dizer, mas, né, uma hora a gente chega lá, devagar e série é concluída, hehe. Enfim, obrigada demais pela dica e parabéns pela resenha incrível!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    assim como você amo releituras e uma historia onde a cinderela é uma ciborgue me chama tanta atenção que ainda estou me perguntando o porque de eu ainda não ter lido o livro. Esse livro ta no topo da lista de desejados e assa resenha aflorou ainda mais o desejo de lê-lo.
    abraços!

    ResponderExcluir
  15. Capa interessante, amei o sapato. Kkkkkk
    Bom, mas não gosto muito de livros, filmes com ciborgues, pois nunca consegui entender sua existência. Mas para quem curte é uma òtima opção.

    ResponderExcluir
  16. Recententemente eu li essa resenha em outro blog, não me lembro qual, mas isso não vem ao caso. Eu achei bem interessante essa mistureba, a historia de Cinder parece ser historia de Cinderela um pouco alterada. Parece que souberam colocar tudo isso um só livro, humanos e ciborgues, guerra intergalática, distopia, mistério. EU adoro quando eles mistura vários temas, assuntos, e mundos, acho que livro permite isso, abusar da imaginação e o livro Cinder é bom exemplo disso.

    ResponderExcluir
  17. Nossa que adorei a resenha do livro pelo que li o livro é a releitura da história da Cinderela. Também sou apaixonada releituras de contos de fadas e fiquei bem curiosa para ler um livro que mistura fantasia e ficção científica. Por fim adorei a premissa do livro é sem dúvida é uma série que quero muito ler.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Andressa, minha amiga me recomendou esse livro há muito tempo, mas como só "Cinder" havia sido traduzido e os outros exemplares só tinham no Brasil em inglês, fiquei adiando a leitura. Porém, depois de sua resenha fiquei bem curiosa para poder ler o livro em breve. Amo releituras de contos de fadas, principalmente quando a autora cria um mundo totalmente novo mas sem perder a essência do conto original.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Depois de tanto tempo vendo só comentários positivos sobre essa serie, finalmente peguei ela para ler e adorei, é incriável esse mundo que a autora consegue criar, ela consegue fazer uma ligação muito legal com a historia da Cinderela, mas ao mesmo tempo completamente diferente e adorei a cinder e a Iko, e uma serie bem envolvente e acabei lendo ela de uma vez !!

    ResponderExcluir