domingo, 12 de junho de 2016

[Resenha] O recruta

|
Autor: Robert Muchamore
Páginas: 296
Editora: Fundamento
Série: Cherub, 1
CHERUB é uma agência de espionagem.
Seus agentes têm entre 10 e 17 anos e costumam passar despercebidos no mundo dos adultos, que não veem uma criança ou adolescente como ameaça. Oficialmente, esses agentes não existem. Mesmo para um adolescente, a rotina de James Choke era conturbada até demais - ele nunca procurava confusão, mas estava sempre metido em uma. E as coisas só pioraram quando a mãe do garoto morreu no mesmo dia em que ele foi expulso da escola depois de uma briga com uma colega de classe. James foi mandado para uma instituição para órfãos, onde encontra garotos com histórias ainda piores que as dele e que invariavelmente sairiam dali direto para uma curta e tensa vida de crimes.  Quando pensou que nada poderia mudar seu destino, James foi surpreendido com um convite para tornar-se um agente da CHERUB. Ele agarrou a chance e começou um treinamento que testou todos os seus limites físicos e psicológicos. A primeira missão de James foi infiltrar-se em uma comunidade onde um grupo de terroristas poderia estar se escondendo. Mas será que ele estava realmente pronto para agir sem despertar suspeitas? Será que vai suportar a pressão de cumprir uma tarefa tão arriscada? O garoto terá que entender que no jogo de espiões da vida real não existe "continue" ou "restart". E que falhar não é uma opção.

O recruta é o primeiro volume da série Cherub, do autor Robert Muchamore. Consegui essa obra em uma troca no Skoob, e como estou na onda do Book Jar, finalmente peguei ela para ler. Eu adoro os livros da Fundamento, e não é só porque sou parceira, gosto desde sempre. ♥ O recruta não me decepcionou nem um pouco no quesito 'espiões'. E o mais interessante de tudo é que, apesar de esses espiões serem crianças, a leitura não é nem um pouco infantil. Robert desenvolve a trama de forma bastante intensa, o que faz ser mais marcante ainda termos protagonistas tão jovens e cheios de responsabilidades adultas.

James tem doze anos, mas mostra-se bastante difícil de lidar. Rebelde, ele entra em diversas brigas, até que um dia, sem querer, ele acaba machucando feio uma de suas colegas. Nesse meio tempo, a desgraça fica ainda pior, sua mão morre, e ele precisa ver sua irmã mais nova ir morar com o pai, que é seu padastro e não gosta dele nem um pouco. Ele é então enviado para uma instituição de jovens órfãos, onde acaba andando com os garotos mais marginais e perigosos. James, após parar na cadeia, percebe que ele não quer esse tipo de vida. Felizmente, surge um convite que irá afastá-lo disso tudo.

Sim, ele é convidado para fazer parte da CHERUB, uma agência de espiões totalmente com crianças. Afinal, quem é que repara em uma criança inocente? Essa agência existe há anos, e é a salvação de James. Ou ele acha isso por um momento, pois os treinamentos são extremamente difíceis, até mesmo mortais, será que ele vai conseguir?


Desde o início percebemos que James é uma criança corajosa, mas mesmo assim, o treinamento excede seus limites. É estranho ver crianças com este tipo de função, um pouco surreal mesmo, mas nem por isso deixa de ser muito interessante. Eu adorei acompanhar cada parte, e quando finalmente temos uma missão, as coisas ficam ainda mais empolgantes.

O autor criou uma história cheia de ação, e não poupa nada por se tratar de jovens, o que é ainda melhor. Então não torça a cara para o enredo, pois com certeza ele irá te surpreender. Esse é apenas o primeiro livro e o autor já conseguiu me prender totalmente a atenção, imagino o que acontecerá nos próximos volumes. Eu achei a leitura bastante fluída, em nenhum momento fiquei entediada, pois realmente sempre tem algo acontecendo. Eu amei demais O recruta, e estou bastante empolgada para a continuação. 

A edição da Fundamento está muito bonita, eles sempre capricham! Recomendo a série, você com certeza irá se envolver e se apaixonar por essas crianças tão destemidas e inteligentes. ;)

15 comentários:

  1. Oi Andressa, essa é a primeira resenha que leio a respeito desse livro e gostei bastante da proposta. Suas considerações me deixaram bem curiosa para procurar mais informações sobre a obra. E é claro que fiquei bem curiosa sobre o desenvolvimento e especialmente sobre James.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito desse livro, e o segundo melhor ainda. A ação, e como vc disse mesmo os protagonistas sendo crianças o autor não poupa nada. É super eletrizante. Se não me engano, a editora só lançou até o terceiro livro aqui no Brasil, e essa série é bem grandinha. Gostaria de ler o terceiro, mas teria que reler os outros pra relembrar rsrs

    ResponderExcluir
  3. Lendo a sua resenha, não consegui associar uma criança ao protagonista, achei um pouco forte e também forçado. Quero conhecer o livro e talvez, tirar essa visão da cabeça, porque a premissa é bem corajosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa tudo bem?
    Pela sua resenha o livro parece ter um enredo sensacional, bem típico dos livros de espionagem mas,assim como a moça do comentário acima, não consegui visualizar o protagonista como uma criança e acho que talvez isso possa prejudicar um pouco a minha leitura, caso eu venha a fazê-la. Mas isso só saberei lendo haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu não conhecia esse livro ainda e achei interessante a proposta dele. Realmente é bem estranho ver uma criança trabalhando como espião e isso, de fato, não chama a tenção. Fiquei curiosa para saber como o autor trabalhou com esse elemento na obra para não deixar muito forçado.

    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa,
    Fiquei envolvida apenas por ter lido sua resenha.
    Achei a premissa desse livro interessantíssima. Tornar-se espião tornou a salvação de James, mas, ao mesmo tempo, pode ser sua ruína, pois o treinamento parece ser pesado.
    Achei bacana o autor não ter poupado os personagens por serem crianças e, claro, anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andressa, tudo bem?

    Bem legal a sua empolgação com a história, mas infelizmente não me interessei pelo livro. Porém, eu sempre gosto de estar conhecendo livros assim mais juvenis, porque apesar de não me identificar mais com o gênero, tenho dois sobrinhos e estou tentando fazer com que eles tomem gosto pela literatura. Ter opções é sempre bom.

    O enredo lembra um pouco os dos filmes dos Pequenos Espiões, e eles adoram!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Achei bem bacana os espiões serem crianças (me lembrou dos passarinhos de GoT hahahah) principalmente porque os adultos nunca reparam em crianças mesmo.
    Adorei saber que a história é bem construída e cheia de ação, com certeza quero ler

    ResponderExcluir
  9. Poxa, eu gostei muito do que você falou sobre o enredo. Principalmente porque mesmo se tratando de crianças não é uma leitura infantil. Não conhecia esse livro e é a primeira resenha que leio dele, mas já gostei bastante do que você pontuou. Fiquei até triste em saber que James foi para a prisão, mas ainda bem que ele consegue sair disso, dessa vida.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu não conhecia o livro. E ainda não li nenhum livro de espionagem com adolescente. Mas achei o enredo bem interação e boa livro para ler entre histórias pesadas. sua resenha ficou muito boa a mostrou pontos positivos da história.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! Não conhecia esse livro, e pelo que li por aqui vejo que deveria ter sido mais divulgado, pois tem uma premissa ótima. Fiquei bem interessada na leitura e já quero conhecer o James :D Pena que tem continuação (no momento estou fugindo delas) mas já anotei sua dica e espero vir a realizar a leitura logo.
    Beijos!!
    Gaby

    ResponderExcluir
  12. Oie Andressa, tudo bom?

    não tinha visto esse livro ainda, mas adorei. Vou aproveitar que estou na vibe dos YA e add na lista para ler esse mês.
    Gostei da premissa do livro, e que apesar de ser crianças, a escrita é bem elaborada e não deixa a desejar.
    Eu também adoro os livros da Fundamento!

    =)

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Este coleçao em Portugal ja tem alguns anos.. :) Graças a Deus!! :) Foram os livros que mais me cativaram!! Alias, foram esses livros (12) que me levarama gostar realmente de ler! Marcaram a minha pre-adolescencia!! :)

    Bem, adoro a coleção e estou a pensar rele-la muito em breve! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Eu amo livros infanto juvenis. Estava falando hoje com uma amiga sobre um vácuo que existe entre a literatura infantil e a juvenil... Parece que não existem livros pra faixa etária dos 10 aos 14... Aí você me vem com esse... eu amei o plot, achei super interessante. Mas confesso que quero ver meu sobrinho ler primeiro. Ele é um leitorzinho ávido aos 11 anos. E já tinha me pedido um livro pro dia das crianças. Anotei a dica.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  15. Oie.
    Não conhecia a obra, mas faz bem o estilo da Fundamento mesmo né?
    No momento eu já leio uma série parecida, As garotas Gallagher, da Ally Carter e amoooo demais, mas um dia seria legal ver isso do ponto de vista de um garoto mais jovem.
    bjokas

    ResponderExcluir