quinta-feira, 9 de junho de 2016

[Resenha] Confissões on-line

|
Autora: Iris Figueiredo
Páginas: 240
Editora: Generale
Série: Confissões on-line, 1
Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Agora, Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio.Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o vlog "Marinando". Com sua banda preferida como trilha sonora, ela conta com a ajuda de Arthur e Carina para mergulhar no mundo virtual e esquecer os problemas do mundo real. Com uma câmera na mão e alguns vídeos na internet, Mariana Prudente vê sua vida mudar mais uma vez, pois chegou a hora de sair dos bastidores e ser a protagonista novamente.


Conheço a Iris desde o tempo de Orkut, nos fóruns da vida de Percy Jackson, e aliás, foi ela quem me apresentou o Skoob, do qual não vivo sem hoje em dia, porém, esse conhecer é superficialmente. Nunca conversei muito com ela, mas cheguei a acompanhar seu blog, e soube de suas publicações. Finalmente li algo da Iris, e fiquei muito satisfeita com Confissões on-line. A obra tem totalmente a cara da autora: jovem, leve, divertida e fofa. Eu não sabia bem o que esperar, e no fim, me surpreendi bastante. Adoro tramas juvenis que apresentam dramas adolescentes, e até mesmo, alguns assuntos mais sérios. Então, não ache que a obra é bobinha ou algo do tipo, pois não chega nem perto disso.

Mariana sofreu algo que deixou sua vida completamente bagunçada e destruída. Por conta de mentiras, todos acreditam que ela não presta, fofocas que acabam caindo em seus ouvidos, e que a deixam cada dia mais deprimida. Suas ex-amigas lhe viraram as costas, e a única que ainda é sua amiga, Carina, mudou de colégio. Além de tudo, aquele intercâmbio que era seu sonho fazer, e que cairia em uma hora boa, precisou ser adiado por conta do casamento da irmã mais velha.

Percebem o quanto a vida da personagem está um caos? Eu nunca sofri esse tipo de bullying, ou de ter histórias falsas a meu respeito, mas mesmo assim me sensibilizei com todo o drama de Mariana, pois eu sei que nessa fase é uma das piores coisas que pode acontecer com um adolescente. Também fiquei com muita raiva de todas essas pessoas, das amigas falsas, principalmente. Eu nunca conseguiria tratar alguém tão mal assim!

É então que acompanhamos Mariana e seu canal no youtube. Ela cria o Marinando, e posta coisas de seu dia a dia, sobre sua família, e até mesmo as loucuras da irmã. Isso é o que a faz esquecer um pouco de tudo, e o que ela não esperava é que seus vídeos fariam sucesso!

Além de todo drama adolescente, conferimos também os problemas que sua amiga passa em relação a alimentação. Algo que não esperávamos ao iniciar a leitura, e que mostra-se bastante aparente no decorrer da trama: anorexia e bulimia. É sofrível ver o quanto Mariana quer ajudar a amiga, mas não imagina por onde começar.

Confissões on-line me destruiu em alguns momentos, me fez chorar em outros, mas foi uma leitura que eu levo para a vida. Vou sempre tentar nunca julgar alguém sem conhecer melhor a pessoa ou saber todos os detalhes, e isso foi o que Mariana também aprendeu. Eu gostei muito da personagem, apesar de ter aqueles momentos de coitada (e com razão), ela também se mostrou alguém muito madura e soube lidar com tudo de forma muito aceitável. Eu a admirei porque eu sei que se fosse comigo eu não teria aguentado um pingo do que era dito e feito.

A leitura é leve, mesmo com todo o drama, e a escrita da Iris é completamente  apaixonante e divertida. Eu gostei muito da história, e fiquei muito alegre de saber que tem continuação. Nem estou ansiosa para ler? Imagina!

A edição está muito fofa, a capa combinou muito com a trama. Recomendo demais a leitura, independente da idade que você tenha!

17 comentários:

  1. Eu leio as resenhas da Iris e seus textos (li algumas crônicas) e acho maravilhosas, imagino que esse livro dela deve ser bom só pelas palavras que ela usa aos descrever suas leituras rs. Não fazia ideia sobre o que era o livro, gostei do que vc apresentou. Adoro livros que me faz sentir destruída em alguns momentos rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Oieee, li este livro quando o blog tinha parceria com a editora, lembro que havia adorado a trama, mas na época ele ainda não tinha continuação, agora vi que saiu já tem um tempo e eu realmente quero ler, é um livro muito gostosinho de se ler...

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, amei a premissa do livro e achei bem engraçado, com cara de uma mistura de chick lit e livro juvenil, parece ser bem gostoso de ler, leve e descontraido, e só leio elogios sobre esse livro, por isso, vou colocar na minha lista de desejados. Amei a resenha e a premissa do livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Dessa, sua linda, tudo bem com você?
    Você me deixou com o coração na mão. Sabe, eu sempre fico muito triste ao ver como é fácil alguém acreditar em uma mentira, mas como é super difícil alguém ficar do seu lado. Eu não entendo como as pessoas podem inventar coisas sobre as outras, isso pode afetar e muito o psicológico da pessoa que pode chegar ao extremo. Que bom que ela não foi por esse caminho. Anorexia e bulimia são assuntos tão graves quanto, também podem levar a morte, os pais e educadores precisam ficar atentos, pois às vezes quando descobrem é tarde demais. Tenho certeza de que irei me emocionar. Não vejo a hora de ler o livro. Adorei sua resenha, você me envolveu completamente na história.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dreh, é muito legal esse lance de estarmos próximas e sermos amigas de pessoas que o universo online nos presenteou. Não conhecia a Iris e nem o seu livro e sua resenha aguçou minha curiosidade para investir na obra dela e conhecer sua escrita, tudo isso reforçado pelo fato de você afirmar ser uma obra juvenil (e gosto disso); ser leve , divertida e fofa (também gosto disso, pq depois de uma obra mais densa que às vezes acaba comigo, preciso ler algo mais leve). Sem falar que a autora trata temas que leva o leitor a refletir e isso é muito bom.
    Gostei demais da sua resenha.

    Bjo
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    NOssa achei bem interessante a premissa desse livro, gosto de histórias que mexem com a gente. Já vou incluir esse livro na minha lista de leituras desse ano.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Denise
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quero ler esse livro há bastante tempo, tenho curiosidade de conhecer o trabalho da Iris, não tenho contato com ela mas a acho bem simpática. Adorei saber que considerou uma leitura que vai levar pra vida, e que destruiu em alguns momentos e fez chorar em outros, é meu tipo de livro preferido e me animei mais ainda pra ler agora.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu também conheço a Iris tem um tempinho e sigo ela nas redes sociais, como você acompanhei as noticias sobre os lançamentos dela.
    Ainda não li nada dela, mas tenho uma curiosidade por "Confissões Online"e sua resenha me animou a ler. Bom saber que a história é leve e que você tirou mensagens importantes.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa.

    O livro já me conquistou pela capa antes e ler sua resenha, mas lendo sua opinião e conhecendo um pouco mais sobre o livro, estou com muita vontade de conhecer a escrita da Iris, pois ainda não tinha conhecido.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá. Eu adorei a capa e a sua resenha! Adoro livros leves e fluidos, com histórias fortes e temas polêmicos como bullyng e transtornos alimentares na adolescência. Vou procurar para leitura. Valeu a dica.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá. Eu adorei a capa e a sua resenha! Adoro livros leves e fluidos, com histórias fortes e temas polêmicos como bullyng e transtornos alimentares na adolescência. Vou procurar para leitura. Valeu a dica.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Fala de "tempos e orkut" eu me sinto tão velha! kkkkk
    Realmente, olhando assim eu acharia que o livro é bobinho. Bem que dizem pra não julgar antecipadamnte né?
    Interessante os assunto que a autora aborda, são bem dificeis e bem importnates.

    ResponderExcluir
  13. Senti vontade de ler esse livro antes de começar a ler a sua resenha, confesso que fui atraída pela capa. A história parece realmente linda e adoro livros que me fazer chorar. Realmente devemos conhecer a pessoa antes de julgar. Gostei da resenha e esse já está na lista de desejados.
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi flor, nossa que livro incrível, te confesso que não faz muito meu estilo esse tipo de leitura, mas a tua resenha me conquistou para ler, espero ter a chance de ler a obra, a autora tendo blog também é perfeita. Vou caçar pra conferir.
    http://kammyriquelme.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  15. Oi, more!
    Eu nunca tinha ouvido falar dessa autora ou desse livro. Mas a premissa realmente me encantou. A história é bem o tipo que eu gosto e já me sinto simpatizada pela Mariana.
    Adorei a resenha e dica anotada!

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir
  16. Oie!!
    Sem dúvidas um livro atual. Atual até demais.
    Não conhecia o livro, mas a história me chamou a atenção. Anotei aqui a sua dica e vou procurar saber um pouco mais sobre esse livro.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal
    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Confissões on-line pela capa achei um livro mais teen, mais leve, me enganei bastante: pela sua resenha vi que o livro aborda problemas bem sérios da adolescência que afetam não somente essa fase, mas também no futuro. Acho que a Iris acertou no tema, afinal o bullying quem nunca passou por isso? Bela indicação
    Um beijo

    ResponderExcluir