quarta-feira, 29 de junho de 2016

[Resenha] O caderninho de desafios de Dash e Lily

|
Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Páginas: 256
Editora: Galera Record
Série: Dash e Lily, 1
O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.



O caderninho de desafios de Dash e Lily é uma obra escrita por David Levithan e Rachel Cohn. Eu já havia lido outro livro publicado por esses dois autores, Nick e Norah, no entanto, não gostei tanto assim dessa junção de escritas, e a trama acabou não me cativando. Então, eu confesso que fiquei com certo receio ao solicitar este lançamento mas, como eu achei a trama muito fofa, resolvi dar uma chance mesmo assim. E que bom que eu fiz isso. A obra serviu para tirar a má impressão que eu tive anteriormente, e acabou sendo uma leitura que me surpreendeu bastante.

Lily é gentil e fofa. Ama o Natal, principalmente passar junto com a família. No entanto, este ano os pais vão viajar para comemorar o aniversário de casamento, e Lily acaba ficando em casa com o irmão, que por ter um namorado novo, nem dá bola para sua presença. Para ajudar Lily a achar o garoto certo, eles criam um caderninho de desafios que deixam em uma livraria. O garoto que achar precisa seguir algumas regras.

Quem acha o caderninho? Dash, um garoto que odeia Natal, não parece muito amigável, e que mentiu para os pais, que são separados, que iria passar os feriados um na casa do outro. Ele então fica sozinho em Nova York, mas, com o caderninho de Lily seus dias são muito agitados, e ele precisa admitir, divertidos. Dash ignora a regra de devolver o caderno, e acaba ficando mais tempo com ele, que é quando os dois começam a se lançar desafios e se conhecerem.

É um pouco angustiante ficar esperando o momento em que eles vão se encontrar, já que eles nunca tocam no assunto direito, mas é o que dá mais encanto à situação toda. Os personagens têm personalidades bastante diferentes um do outro, mas percebemos que os dois buscam algo profundo em suas vidas, o que faz que os dois acabem combinando de forma muito fofa.

Esse romance tem algo que faz o leitor refletir, mas admito que não é nada muito complexo. A trama é bastante jovem, o que talvez não agrade aquelas pessoas que gostam de romances mais adultos e bem desenvolvidos. Eu gostei muito da leitura, apesar disso de ser um enredo mais leve, é possível, sim, se apaixonar por cada momento. 

Em nenhum momento consegui notar a mistura das escritas, os dois autores conseguiram desenvolver a história uniformemente, sem deixar nenhuma ponta solta. Os capítulos são alternados entre Dash e Lily, e isso permite ao leitor ter uma ideia do que cada um está sentindo no momento.

O caderninho de desafios de Dash e Lily foi uma leitura que me cativou muito. Eu adorei o clima natalino, com neve e presentes. Se eu fosse definir a obra em uma palavra seria: fofura! A capa está muito linda, mesmo aparentando ser simples, a combinação de cores ficou incrível. Eu descobri que tem uma continuação, e não sei se era necessário, mas obviamente que irei ler. Recomendo!

12 comentários:

  1. Oiii Andressa, tudo bem?
    Confesso que acho esse livro uma fofura só, realmente adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura e tê-lo na minha estante. Além do mais sua resenha está incrível <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olha se tem David Levithan já sei que e bom, pois ele é fantástico, super gostei dessa história, espero poder ler em breve

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andressa!
    Adoooooro o David Levithan <3 A história parace ser muito amorzinho! Sua resenha me deixou com muita vontade de ler, vou colocar na minha lista! hehe
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Até hoje li apenas um livro do Levithan e gostei bastante, mas, nunca li nada dele com outro autor, pois, geralmente me decepciono com livros assim.
    Porém, toda essa fofura que você relatou me agradou muito e acho que vou dar uma chance á ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa.

    Que bom que você surpreendeu com a leitura e tirou a má impressão que tive anteriormente, porque pela sua resenha a história parece ser boa, com uma reflexão bem positiva. A capa é bem fofa e adicionei na minha lista para adquiri-lo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Dreh, que resenha deliciosa de ler! Anotei como dica, pois amei a premissa da trama e tem ingredientes que com certeza me fará apaixonar por Dash e Lily. Gosto de romance mais jovem e certamente uma trama leve é sempre uma excelente dica para intercalar com outras mais densas.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  7. Olá, menina desde que fui no Mochilão da Record aqui em São Paulo que estou doida para ler esse livro. Essa mistura da menina que gosta do Natal e do menino que odeio me fascinou, além da troca de mensagens pelo caderninho, muito criativo. Agora com a sua resenha, fiquei com mais vontade ainda. Espero conseguir ler o mais breve possível.
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Dressa.
    A história parece ser muito lindinha! É o tipo de livro que realmente nos encanta e diverte. Achei interessante focar nessa data do natal, seria legal se fosse lançado na época ne?!

    ResponderExcluir
  9. Adoro o David Levithan e se tem ele no meio, certeza que o livro é bom. Está na minha listinha e a capa é fofa, adorei.

    ResponderExcluir
  10. Nem sabia que os dois tinham escrito outro livro juntos! Que bom que mesmo que ele não tenha te agradado esse te surpreendeu e tirou sua impressão ruim. É bem legal quando em um livro escrito em conjunto os autores conseguem desenvolver a história uniformemente. Já que tem o clima natalino, vou guardar a dica pra ler no fim do ano!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Aí que vontade de ler esse livro sério nível de curiosidade mil! Obrigada pela resenha...

    www.omundodadayse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Aí que vontade de ler esse livro sério nível de curiosidade mil! Obrigada pela resenha...

    www.omundodadayse.blogspot.com

    ResponderExcluir