segunda-feira, 27 de junho de 2016

[Resenha] O quarto dia

|
Autora: Sarah Lotz
Páginas: 352
Editora: Arqueiro
Em O Quarto Dia, Sarah Lotz conduz o leitor por uma viagem de réveillon que tinha tudo para ser perfeita. Mas às vezes o novo ano reserva surpresas desagradáveis...
Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro.
As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis.
Como milhares de pessoas podem ter sumido sem deixar rastro? Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe.

Este é o segundo livro da autora publicado no Brasil, e apesar de ter o primeiro livro na minha estante, resolvi solicitar e ler esse na frente do anterior. Recentemente fiz uma entrevista para trabalhar em navio, então admito que estou aliviada de não ter sido aprovada. Hahaha.

Apesar da sinopse ir mais para o lado da teoria da conspiração e não revelar praticamente nada, vou tentar dar um gostinho do enredo sem spoiler para atiçar a curiosidade.

A estória é narrada por oito personagens diferentes, um por capitulo – o que pode soar confuso, mas não é, – cinco deles são passageiros e três membros da equipe, sendo eles uma camareira, um segurança e o médico do navio. Um detalhe interessante é que este é o segundo livro de suspense que eu leio recentemente em que os principais personagens envolvidos narram, além do enredo atual, também seus passados obscuros de pessoas perturbadas, que é o que normalmente todos parecem ser nessa categoria de literatura.

O livro começa no quarto e penúltimo dia de cruzeiro com a passageira Madie, que é assistente da celebridade do navio, uma falsa médium que se comunica com os mortos através de guias espirituais, e são esses espíritos que supostamente são falsos e que causam a confusão não somente na estória, mas também na cabeça do leitor. Eu mesma me perguntei algumas vezes se estava entendendo direito, se os personagens estavam sofrendo histeria coletiva ou se o objetivo da autora era me confundir.

Antes de finalizar essa resenha resolvi ler a resenha da Andressa à respeito do livro anterior da Sarah Lotz e concordo em parte com a avaliação dela sobre a escrita da autora. Apesar de que a ideia de teoria da conspiração soa interessante, muitas pontas ficaram soltas, dando mesmo a impressão de que o objetivo do enredo seja “descubra e imagine” – segundo a própria Andressa.

De uma forma geral, o livro é bem interessante sim. Os personagens são profundos e quando a confusão se instaura no quarto dia, o navio fica à deriva com os passageiros e tripulantes todos confusos, com uma pane no motor do navio, todos têm que refazer seus planos e coisas perturbadoras começam a acontecer, tudo instiga para que o leitor queira chegar logo ao final da estória, que não chega a ser um final com respostas claras. Minha recomendação é para aqueles que não se importam em criar sua própria conclusão da estória, mas ainda assim é um livro que tem seu mérito dentro do gênero do suspense e poderia tranquilamente virar um filme, com o diretor e elenco certos, certamente seria sucesso.

10 comentários:

  1. Oiii Ana, tudo bem?
    Essa é uma obra que realmente quero ler, já está entre as minhas queridinhas de compras, fiquei bem curiosa para saber como seria o desfecho deste mistério.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, tudo bem?
    Sempre vejo esse livro por aí, mas não sabia bem do que se tratava. Gostei de conferir mais a respeito. E com certeza você conseguiu atiçar a curiosidade. Vai para a lista, com certeza :)
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Esse é um livro que quero muito ler, adoro a premissa dele e ele parece ser do tipo que prende a gente horrores!
    Sobre o final que você disse não ser com respostas claras, será que isso se deu pelo fato de você não ter lido o primeiro livro ainda? Porque li em uma outra resenha que o final desse livro conectava com o primeiro e era tipo "Uooou" hahaha! Só tô comentando isso porque vai que é um puta final e você tá perdendo, né? rs
    Eu adorei sua resenha e sem dúvidas você só me deixou ainda mais curiosa pela história! Espero ler em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana! Tudo bem?

    Eu super curti a resenha e confesso: este livro está entre os meus desejados.

    Beijos,
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana,
    Confesso que estou louca para ler esse livro, eu não li ainda nenhum livro dessa autora, mas gostei bastante da premissa e já anotei na minha lista de desejados.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    wwww.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, Nossa gostei muito desse livro, mas quero ler o primeiro. Amo suspenses e também livros que nos fazem pensar em mil coisas antes de descobrirmos o que está acontecendo! Ele já esta na minha lista! Amei sua resenha
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Li os dois livros da Sarah, que aliais é já se tornou minha autora predileta de suspense e realmente, o estilo dela é esse, deixar as pontas soltas para que o leitor faça sua própria conclusão, sinceramente, eu adoro isso e recomendo você ler Os Três, mas diferente de O Quarto Dia, a narrativa não é em terceira pessoa, mas sim na forma de documentário, os dois livros me cativaram por completo, adoro o gênero, então não seria diferente a minha opinião. Enfim, espero que você curta Os Três se pegar para ler, eu recomendo, mas ele termina ainda mais sem resposta que O Quarto Dia.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dessa e Ana, suas lindas, tudo bem com vocês?
    Nossa, fiquei aqui tentando imaginar a cena e acho que ficaria com medo e também não iria querer viajar de navio não, risos... Deve dar desespero mesmo, estar parado no meio do nada, não saber se alguém virá lhe resgatar, esperando o pior acontecer, sem saber o que está acontecendo. Acho que vou gostar desse final aberto, pois gosto de criar teorias, e ao mesmo tempo irei enlouquecer para saber a resposta, risos... Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi flor. Eu não gostei do primeiro livro sei la não gostei da escrita e essa parte confusa da autora me deixou chateada. Acho que com esse segundo pelo que tu disse ela usou a mesma coisa, então vou passar a dica dessa vez.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem??
    Eu li esse livro recentemente também, e gostei bastante apesar de não conseguir me conectar realmente com o livro, gostei da escrita da autora e com certeza vou ler o livro OS Três, que ainda não li, parabéns pela resenha!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir