domingo, 29 de maio de 2016

[Resenha] Star Wars: Herdeiro do Jedi

|
Autor: Kevin Hearne
Páginas: 320
Editora: Aleph
A Guerra Civil Galáctica segue após a destruição da Estrela da Morte e Luke Skywalker se esforça para aprender mais sobre a Força sem a ajuda de Obi-Wan Kenobi – ou de fato sem nenhuma ajuda. Mas as poucas memórias que ele tem das instruções de Obi-Wan apontam a direção para um maior controle da Força, e ele é encorajado para perseguir isso por um novo amigo na Aliança. Quando Luke, R2-D2 e seu novo aliado recebem a missão de liberarem uma pessoa do Império e entregando-a em um planeta seguro onde ela pode ajudar a Aliança, a jornada deles pela galáxia é cheia de perigos – e oportunidades para Luke descobrir os mistérios da Força.

Todo mês a Editora Aleph faz a alegria dos fãs de Star Wars e lança um título (ou dois) desse universo que mostra ter tanto a explorar. Mesmo não sendo tão aficionada pela saga, estou curtindo demais cada título lançado. Porém, eu confesso que quando iniciei a leitura de Herdeiro do Jedi achei que ia ser lenta e um pouco chata, mas óbvio que me enganei. O início pode ser bastante introdutório, mas já nos primeiros capítulos o autor consegue nos pegar de jeito e envolver em uma aventura cheia de perigos e ação. Esta obra se passa entre o filme IV e V, logo após Luke destruir a Estrela da Morte.

Luke Skywalker é quem narra a história, e através dele, conseguimos entender todos seus anseios e desejos para se tornar um Jedi. Depois da morte de Obi-Wan Kenobi, Luke percebe que tem muito para aprender sobre a Força, porém, agora sem ninguém que possa ajudá-lo. No meio disso tudo, há a luta entre o Império e Aliança, pois a destruição da Estrela da Morte foi apenas o início, e tudo começa a ficar mais dificultoso para os rebeldes. Luke precisa ajudar a conseguir recursos, mas para isso, ele precisa entrar em uma missão paralela para arrecadar dinheiro e fazer melhorias na nave que está utilizando. É nessa missão que ele acaba conhecendo a jovem Nakari, que mostra-se bastante leal e corajosa.

A trama é cheia de reviravoltas e aventuras, Luke ter mais de uma missão já comprova que a leitura será tudo, menos entediante. Kevin Hearne tem uma escrita bastante ágil e envolvente, é muito fácil se ambientar no enredo, mesmo aqueles que não estão por dentro do universo de Star Wars. O autor detalha muito bem o ambiente, além de caracterizar bem os personagens. Há duas personagens femininas, entre elas Nakari, que despertaram meu interesse ao mostrar força e determinação. Ambas são tão admiráveis quanto Luke, e eu gostei de o autor deixar isso visível, que apesar de serem mulheres, elas também têm um papel importante.

Eu queria poder falar sobre todo o enredo, mas apesar de a leitura ser bastante fluída, a obra possui muita informação. É um universo vasto, com vários personagens e situações que futuramente desencadearão em algo. O mais incrível é isso, entender que algumas situações trarão mudanças, em Luke, principalmente. Sabemos melhor o motivo de seu amadurecimento, e o início de seu treinamento como Jedi.

Eu nunca teria pensado em emoções sombrias como sedutoras, com um objetivo de conscientemente corromper alguém. Para mim, eram emoções desencadeadas por eventos que se faziam sentir intensamente e depois desapareciam, e não estados naturais do ser. Mas Obi-Wan provavelmente sabia do que estava falando e achei que era melhor não me arriscar a ignorar o aviso do exemplo de Vader.

Seres monstruosos e mortais, lutas entre naves, caçadores de recompensas... como podem perceber, há sempre algo muito empolgante, e perigoso, Luke estar no meio disso tudo permite ao leitor uma visão sobre o que ele pensa sobre o Império, expectativas de se tornar um Jedi, e também os motivos que levam alguém a abraçar as forças do mal.

Herdeiro do Jedi é mais um título do universo de Star Wars que me prende completamente. Eu amei poder conhecer e entender melhor o personagem Luke, pois apenas pelos filmes acaba sendo algo superficial, onde o foco é na luta toda, e não no personagem. Então, realmente gostei muito da leitura, o autor soube conduzir bem a aventura toda.

A edição está incrivelmente bela, a capa é linda, os detalhes são incríveis... Não tenho nada do que reclamar sobre o trabalho da Aleph. A editora tem um cuidado imenso com seus livros. Minha coleção de Star Wars está crescendo graças à editora, e em breve terão mais resenhas da saga aqui no blog. Recomendo a leitura!

9 comentários:

  1. Eu amo as edições dos livros da editora Aleph, especialmente diante do universo de Star Wars. Acabei virando fã por causa desses livros e me sinto cada vez mais empolgada. Essa capa é uma das mais lindas, na minha opinião e essa obra possui mesmo muita informação.
    Beijos, Fer (FECPRATES)

    ResponderExcluir
  2. Eu infelizmente posso me considerar uma perfeita E. T. em matéria de Star Wars, quer dizer, assisti aos filmes quando era criança, mas era muito nova e pouco me lembro, depois fui crescendo e mudando meus gostos, sem ter tido mais contato com a saga. Agora com esta avalanche, eu confesso que preciso mesmo me inteirar sobre o assunto para não ficar por fora dos assuntos... kkkk.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ooi! Acho super legal esse investimento e amor da Aleph com Star Wars. Eu não sou fã da Saga, apesar de ter assistido aos filmes e até ter curtido. Acho que não pegaria os livros para ler. Este até me deixou mais curiosa por ser narrado por Luke, um personagem tão importante para a saga. Entretanto a leitura não é muito meu estilo.

    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  4. Heyy... gente os livros de Star Wars sempre São bons..... apesar de não ser mega fã gosto da forma como o assunto é abordado e a criatividade que envolve os livros.... A Aleph está de parabéns pela iniciativa! Trazer Luke comi narrador é genial!! Com isso mais jovens são estimulados a tomar gosto persa leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops... era como narrador e era pela leitura.... desculpa pelos errinhos

      Excluir
  5. Olá! Realmente a capa é muito interessante! Que bom que a leitura é fluida, apesar de ser bem cheia de personagens. Realmente com um personagem com duas missões, não há lugar para tédio nessa leitura. Não curto esse universo de stars wars, nem filmes nem os livros, mas vou indicar aos amigos que curtem.
    Beijos.

    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá! Realmente a capa é muito interessante! Que bom que a leitura é fluida, apesar de ser bem cheia de personagens. Realmente com um personagem com duas missões, não há lugar para tédio nessa leitura. Não curto esse universo de stars wars, nem filmes nem os livros, mas vou indicar aos amigos que curtem.
    Beijos.

    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Realmente a capa é muito interessante! Que bom que a leitura é fluida, apesar de ser bem cheia de personagens. Realmente com um personagem com duas missões, não há lugar para tédio nessa leitura. Não curto esse universo de stars wars, nem filmes nem os livros, mas vou indicar aos amigos que curtem.
    Beijos.

    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, Andressa! Eu gosto muito de Star Wars, mas ainda não li nenhum livro que trata sobre. Um absurdo, eu sei! Mas pretendo mudar isso logo, principalmente com tantos lançamentos que estão chegando por aqui.
    Bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir