terça-feira, 10 de maio de 2016

[Resenha] Profundo

|
Autora: Robin York
Páginas: 320
Editora: Arqueiro
Série: Caroline e West, 1
Caroline Piasecki vê sua vida se transformar em um pesadelo quando o ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. De uma hora para outra, sua reputação é arruinada e o futuro promissor que a aguardaria após a faculdade já não parece tão garantido. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, procura se defender da multidão de pessoas que a julgam. Um dia, quando um cara que ela mal conhece sai em sua defesa e dá uma surra em seu ex-namorado, tudo muda. À primeira vista, West Leavitt é a última pessoa de quem Caroline deveria se aproximar – ele tem um ar sombrio e ganha a vida de forma ilícita. Ela, por sua vez, é o tipo de garota que West sempre tentou evitar. Rica e privilegiada, jamais entenderia as dificuldades pelas quais ele já passou. Mesmo com todas as diferenças, os dois se tornam amigos. Com Caroline, West sente que fará de tudo para ser um homem melhor, e ela encontra nele a força para reagir. Quando parece impossível resistir à paixão avassaladora, West e Caroline descobrem que às vezes a única opção que resta é ir mais fundo.

Profundo faz parte da duologia Caroline e West, da autora Robin York. A editora Arqueiro lançou os dois livros no mesmo mês, Profundo e Intenso, o que eu achei muito bacana, pois é sofrível ter que esperar a continuação, concordam? Robin trata de um assunto bastante polêmico e triste: vingança pornô. O que é isso? Sabe quando postam fotos nuas de uma pessoa, sem o consentimento dela? Isso é vingança pornô, e aqui no Brasil é crime, porém, no final do livro descobrimos que onde a autora mora, não é. Essas duas obras são um apelo para proteger as pessoas, principalmente mulheres, a não passarem por este tipo de coisa.  

Caroline é uma estudante exemplar, quer cursar direito, tem um grande interesse por política, tem um namorado, um pai orgulhoso e duas irmãs mais velhas. Sua vida é perfeita. Ou era. Caroline depois de três anos percebe que não quer mais continuar namorando Nate, então, resolve terminar. Tudo acaba bem, afinal, eles sempre foram amigos. Porém, pouco tempo depois ela recebe um link onde tem fotos nuas que ela tirou para Nate. Apenas para Nate! Ele nega, mas é óbvio que ele não aceitou tudo muito bem e postou as fotos. É então que começa o sofrimento de Caroline.

Todos no campus com certeza olharam as fotos, e elas estão aparecendo em vários sites. Caroline lê comentários muito desagradáveis, que a chamam de tudo o que é nome, apenas porque fez sexo e tirou fotos que era para agradar o namorado. Todos a julgam, e o pior é os comentários em sua cabeça, que a dizem que ela não presta. Que ela desapontou todos.

Quando nos cercamos de mentiras, todas as coisas verdadeiras começam a se decompor.

No meio desse turbilhão ela acaba sendo amparada por West, o tipo de garoto que seu pai desaprovaria. West vende drogas, e tem um passado bastante obscuro e comovente. Sua história também é contada um pouco na obra, e vamos descobrindo que essas duas pessoas quebradas precisam uma da outra. O relacionamento dos dois é inevitável, porém, a amizade e companheirismo entre eles é o que mais toca o leitor.

Eu nunca havia lido uma obra com este tema, e confesso que achei bem chocante, e me fez pensar se fosse comigo. A internet é uma ferramenta que pode ser usada de forma totalmente errada, e é triste saber que nós mulheres temos que nos policiar em um relacionamento para não acontecer a mesma coisa que com Caroline. Aposto que em um caso desses todos pensam "por que ela foi burra de tirar fotos nua?", enquanto a verdadeira pergunta é "que direito essa pessoa tem de publicar as fotos?", confesso que antes de ler essa história eu era uma das pessoas que pensava por que diabos alguém iria mandar fotos nuas para alguém, sabendo que a internet é uma desgraça para espalhar as coisas. Mas, após a leitura, percebi que não é bem assim. Caroline confiou no namorado, que estava há três anos, qual o problema? Ela o amava e queria agradá-lo. Ela terminou com ele de forma honesta, sem nenhum segredo ou traição, então por que ele fez aquilo com ela? Porque era um babaca. E eu o odiei demais. O pior foi ele achar que não fez nada tão horrível assim. 

Profundo tem uma trama bastante delicada, a autora consegue amenizar parte dela com a relação entre West e Caroline, porém, é impossível não terminar a leitura com um grande peso no coração. Eu senti muita pena da garota, mas gostei de sua força. Caroline não desistiu de seguir em frente. Eu estou extremamente ansiosa para iniciar Intenso. Recomendo!

8 comentários:

  1. Olá, Andressa.
    A editora foi muito legal, porque esperar meses para ler a continuação é horrível hehe. Eu nunca li nada com esse tema também, por isso tenho interesse nesse. A primeira reação das pessoas é perguntar isso mesmo, porque a pessoa tirou as fotos. Eu nem sei o que faria numa situação dessas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Achei bem legal a Arqueiro trazer esses livros para o Brasil, infelizmente a vigança pornô acontece e na maioria das vezes a vítima é acusada como se fosse culpada. Muitas vezes as histórias não terminam nada bem. E esses livros vieram mostrar o sofrimento de quem é vítima. Eu ainda não li, mas gostei de saber que você gostou da leitura e que a protagonista é forte. Acho ótimo quando a gente termina uma leitura e o próximo livro já está disponível para saciar a nossa curiosidade, espero que você goste do segundo volume também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    Fiquei interessada pelos dois livros desde o lançamento deles pela Arqueiro. Acabei deixando pra depois pq estava com vários outros livros em mente, mas pretendo comprá-los.
    Achei esse livro super bacana por retratar uma situação que acontece com várias mulheres ao redor do mundo. Infelizmente tem sido cada vez mais frequente esses casos na internet e é algo que me entristece demais da conta.
    Espero poder ler esse e o segundo livro o mais rápido possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Quando vi aquela ação dos blogueiros parceiros da editora eu fiquei super a fim de ler o livro por causa do tema tratado, a liberação de fotos da pessoa sem o consentimento, no caso, nua. Se formos observar isso não acontece só na ficção, de vez em quando aparece notícias. Também é legal a autora trabalhar esse tema como uma forma de alertar as mulheres, principalmente do estado dela, já que lá não é crime. Interessante que não é só um romance, mas levanta o questionamento, nos leva a pensar. Até!

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu amei a sinopse e a sua resenha! to louca pra ler já!! gosto de ler livros com temas diferentes!

    Eu super recomendo que leia A menina que roubava livros, é realmente muito bom!
    bjs lyh

    Blog Rascunhos da Lyh

    FanPage

    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa, tudo bem?

    Eu participei da ação em que diversos blogs divulgaram essa obra, confesso que não é o meu gênero favorito, então não seria uma das leituras que eu daria preferência por agora. O tema é delicado, vingança pornô, é algo que deve acontecer muito. Sua resenha ficou bem legal, adorei. Bjusss

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Já ouvi muitos comentários positivos sobre essa obra e principalmente sobre o romance ser bem construído e tocante, mas me interessei mais por abordar um assunto pouco comentado como o revenge porn e que traz danos por vezes irreparáveis à vítima, nossa legislação mesmo é precária quando se fala em dar suporte a vítima. Então gostaria de ler esse livro, com certeza.
    Abraços,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dessa!
    Antes de mais nada, o que você disse no início é um fato, ter de esperar pela sequência quando já nos apaixonamos tanto pelo primeiro é bem chato, e foi uma sacada legal da editor lançá-los juntos assim. O tema é realmente algo sério de ser reconhecido que sim, infelizmente existe, e foi ótimo a autora resolver abordá-lo; espero que logo mais o intitulem como crime onde ela mora. Ainda assim, por ser mais new adult, não é bem o meu estilo de leitura, mas que bom que você gostou, espero que o segundo te conquiste ainda mais! E quando lê-lo, aliás, dá uns tapas no ex-namorado da Caroline por mim, hein?
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir