quinta-feira, 19 de maio de 2016

[Resenha] A rainha vermelha

|
Autora: Victoria Aveyard
Páginas: 422
Editora: Seguinte
Série: A rainha vermelha, 1
O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.
Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?
Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.

Eu tinha lido diversas resenhas de A rainha vermelha, e teve umas que elogiaram muito a obra, outras nem tanto, o que só me deixou mais curiosa para conferir qual seria minha opinião. Porém, o principal motivo que me fez querer ler o livro foi por ser uma distopia, um dos meus gêneros favoritos, e que até agora nunca me decepcionou. Não foi diferente desta vez, A rainha vermelha foi uma leitura eletrizante do início ao fim, ela possui elementos fantásticos, que só me fizeram gostar mais ainda do que a autora criou. A história tem de tudo um pouco, e essa mistura foi desenvolvida de forma muito envolvente. 

A história inicia nos apresentando Mare, uma vermelha, que por ter o sangue dessa cor vive na miséria. Sua família é grande, mas no momento três de seus irmãos estão na guerra, onde não há escolha, e a próxima será ela, já que não possui nenhuma profissão. Todos os vermelhos são servos dos prateados, uma raça superior - pelo menos eles acham que são -, onde alguns possuem poderes extraordinários, e mortais. A sociedade é definida desta forma: vermelhos e prateados. E Mare os odeia. Por um acaso, Mare acaba indo trabalhar no palácio real. E é lá que descobre possuir um poder sobrenatural, como os prateados. Mas, seu sangue é vermelho, o que faz Rei e Rainha temerem essa informação, que poderia gerar um caos maior na sociedade. Eles então resolvem fingir que Mare é uma prateada, filha de um herói de guerra de uma Casa conhecida, e única herdeira, que acabou sendo criada por vermelhos quando o pai foi morto. 

A trama é intensa, cheia de reviravoltas e totalmente empolgante. É incrível o que em pouco tempo acontece na vida de Mare, de uma simples vermelha ela se vê no centro do poder, e sua vontade de derrubá-los é maior ainda. Ela precisa dar liberdade ao seu povo. A ambientação é incrível, eu adoro histórias que se passam no período monárquico, e a autora detalhou perfeitamente tudo. Porém, o que mais me conquistou mesmo foram os poderes. Gente, eu amo essa coisa meio x-men. ♥

Outro ponto que me interessou na trama foi o triângulo amoroso. Geralmente eu não curto triângulos, mas a autora desenvolveu ele de forma tão leve, que foi impossível não escolher um lado. E o mais interessante é que o romance não é o foco, Mare está bem resoluta na sua missão, digamos assim, e o que menos importa no momento é escolher um príncipe para chamar de seu. Essa leitura despertou diversas emoções em mim. É tudo tão alucinante, e o jogo de poder é tão intenso que é difícil largar o livro. Esse é o tipo de história que você não sabe em quem confiar. E eu aprendi isso da maneira mais sofrível. Não esperava nada do que estava por vir, não mesmo. 

A rainha vermelha possui uma personagem bastante forte, comum no gênero, mas que também apresenta inseguranças e medos, comuns nos jovens, o que a torna bastante real. Sua adaptação a esse mundo prateado foi bastante rápida, mas mesmo assim não a preparou para todos os jogos dentro da hierarquia dos prateados. Eu achei bastante interessante conhecer cada Casa e os poderes de cada um, a autora detalhou um pouco sobre isso, mas não tanto que deixasse a leitura cansativa, gostei!

Eu sinceramente poderia ficar escrevendo mais alguns parágrafos sobre essa leitura, mas eu acho que vocês nem teriam paciência para ler tudo, então vou parar por aqui. Se você procura uma distopia jovem, com bastante reviravoltas, personagens bem desenvolvidos e um romance, que não é bem um romance, mas te faz shippar enlouquecidamente, esta obra é a indicada. Garanto que vai ser uma leitura empolgante, cheia de revelações e que te deixará arrancando os cabelos pela continuação. Recomendo!

21 comentários:

  1. Eu amo esse livro, e dos que eu li até agora, foi o que mais me conquistou de verdade. Gosto muito da Mare, e também achei interessante as questões políticas, dos príncipes e até do triângulo amoroso.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, menina, gostei muito da sua resenha e de saber que você curtiu tanto essa leitura. Eu também não gosto muito de triângulos amorosos mas algumas tramas são bem interessantes e os autores conseguem me deixar apaixonada pela história kkkk
    Eu estou louca para ler esse livro só vejo ótimos comentários e pretendo ler ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, como você, já li criticas boas e ruins do livro e preciso também ter minha própria opinião. O livro já está nas minhas próximas leituras e confesso que estou mais predisposta a gostar, do que não. Sua resenha só aumentou esse sentimento.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu também nem sempre curto a questão de triângulo amoroso nos livros, mas se ele for leve pode até dar certo e pode ser mais envolvente também vi diversas resenhas e todas até que foram boas sabe, falaram bem deste livro e tiveram a mesma opinião da sua, que gostaram, mas ainda não faz muito a minha ideia ler esta distopia.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu já li esse livro e gostei muito da história. A autora ainda utilizou de alguns clichês, mas é claro que ela desenvolverá muito nos próximos volumes. Eu já tive a oportunidade de ler o segundo livro e gostei muito de como a autora evoluiu.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Amo essa livro e a continuação é ainda melhor, sempre indico para amigos.
    Adoro a escrita da autora é fiquei apaixonada pelos personagens, acho que ela os criou tão bem que deu para sentir ódio de alguns e pena de outros.
    Além disso, fiquei chocada com a reviravolta no final e como o segundo livro é bom!

    ResponderExcluir
  7. Todos falavam muito bem do livro, então eu resolvi ler.
    Quando comecei a ler, não achei nada demais, isso até metade do livro, aí que as coisas começaram a melhorar.
    E o final? Parece que o jogo virou, né nom? Me apaixonei pelo livro e o universo criado pela autora, que por mais que lembre outras distopias, é ótimo ao seu modo!
    Adorei sua resenha, me fez lembrar que preciso ler urgentemente a continuação!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu vi esse livro várias vezes e até me interessei, mas nunca a ponto de dizer "Preciso ler agora", até ler a sua resenha. Me apaixonei pela história e o melhor é que tem um romancezinho básico né? Isso não pode faltar. Sua resenha ficou incrível! Obrigada pela dica.

    umavidaliterária

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Assim como você eu sempre vi muitas criticas positivas a respeito desse livro, e fico feliz de saber que é realmente aquilo tudo que falaram rsrs. É sempre maravilhoso essas tramas intensas, e esse finais que nos fazem ficar vidrados. Espero ter a oportunidade de o ler.

    ResponderExcluir
  10. Hey... eu ja li esse livro duas vezes é posso dizer com toda certeza que é uma ótima distopia, com o triangulo amoroso intrigante, um romance leve e descontraído com personagens marcante (Eu sinceramente odeio a rainha prateada) acho que sua resenha ficou perfeita e ressaltou tudo que eu gosto no livro...
    Beijocas...
    http://westfalllivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa!!! Assim como você já li váááá´rias resenhas contraditórias kkkk uns adora demais, outro de menos e, embora eu não seja fã nº 1 de distopias, eu tenho curiosidade sim em ler a série, parece ser bem original! Quando ao detalhamento que vc falou, embora ache meio cansativo as vezes, acho que tem que ter, caso contrário vc fica meio que boiando, isso já aconteceu comigo e é um saco né? Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda estou enrolando esse livro, mas espero poder ler em breve, principalmente com sua resenha agora que acabou despertando ainda mais a minha curiosidade. O fato do livro ser distopia que me deixou um pouco receosa, mas mesmo assim irei me arriscar e espero gostar o mesmo tanto que você gostou.

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Achei sua resenha bastante otimista e positiva, visto que li várias resenhas negativas sobre essa história. Muita gente realmente não gostou, achou uma mistureba de várias coisas que já existem. Neste caso, eu realmente só poderei saber quando ler. Espero fazer em breve! Parabéns pela resenha!

    <3

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Eu amo esse livro. Sério.
    Com certeza uma das melhores distopias que já li.
    Engraçado que realmente fiquei querendo arrancar os cabelos com aquele final. Ainda não tive oportunidade de ler a continuação, mas espero que consiga em breve.
    Adorei sua resenha <3
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Oi, flor.

    Estou loooooouca para ler esse livro, visto que distopia é também um dos meus gêneros favoritos. Eu gostei bastante da premissa da trama e parece ser muito bom. Eu também vi bastantes resenhas contraditórias, mas mesmo assim quero muito me aventurar nessa história. Fico feliz que você tenha gostado do livro e quero resenha do próximo, viu?

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  16. Tem três pontos que gosto muito nesse livro: hierarquia dos prateados vists por uma vermelha perdida buscando seu lugar no mundo, um triângulo amoroso que dá uma baita indecisão e o poder de x-men que tô vendo em uns livros perdidos por aí e adorando!
    Vamos ver se você curte Espada de Vidro que tem mais X-Men!

    ResponderExcluir
  17. Oi, adorei a sua resenha, eu rir que só quando li que você comparou os poderes deles com X-men. Eu ainda não pude comprar esse livro, mas nada que e-books não resolva.
    Eu li a sua resenha e fiquei ansiosa para ver a continuação do livro.

    XoXo, Alice
    www blogmixbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Andressa, sabe que todo mundo sempre me fala tão bem dessa série e mesmo assim eu não consigo sentir vontade de ler? seilá mas acho que o gênero que eu não gosto muito. Mas fico feliz em saber que você recomenda o livro, talvez um dia eu dê uma chance a ele e quem sabe goste, né?

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-branca-de-neve-os-contos.html

    ResponderExcluir
  19. Dressa acho que passou meu tempo de ler esses livros. Não consigo querer ler nenhum deles Rainha vermelha, trono de vidro, e os demais que estão cults atualmente. Não quero. Não sei o porque. Mas, tbm não sou Mega fã de distopias então deve ser isso. Sua resenha tá muito fofa, e dá pra perceber que você escreveria muito mais ainda hahahaha ♥ bjs Tayletitshine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ooiee ^^
    Eu adoro quando as distopias têm romance, mas não é o foco da coisa! A autora me deixou de queixo caído com esse livro, eu o li cheia de expectativas (minha irmã leu primeiro e ficou falando quão incrível ele era, então fiquei animada), e, ainda assim, ele me surpreendeu. Espero que o segundo livro também seja incrível assim ♥
    MilkMilks

    ResponderExcluir
  21. Oie! Eu tenho lido muitas resenhas dessa obra, mas adorei especialmente a intensidade que você usou para compartilhar sua experiência de leitura. Tenho muita curiosidade para ler as obras de Victoria, pois adoro distopias e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa. Achei simplesmente fantástica a ideia da autora de separar as pessoas por cor de sangue, pois é algo que eu nunca havia visto em outro lugar. Também não sou chegada em triângulos amorosos, mas é ótimo saber que foi tudo bem trabalhado a ponto de o leitor não se incomodar em nenhuma parte. Espero poder ler logo! ♥

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir