quinta-feira, 12 de maio de 2016

[Resenha] Encrenca

|
Autora: Non Pratt
Páginas: 307
Editora: Verus
Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita.Encrenca é a história de dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade. Este livro inteligente, por vezes comovente, por vezes engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida


Eu solicitei Encrenca porque gostei muito do que a sinopse apresentava. Foi uma leitura bastante sensível, que expressou sobre a gravidez na adolescência de forma bem intensa. Eu gostei muito mais do que esperava, a autora criou uma trama bastante realista. A obra me lembrou do filme Juno, não pela história em si, mas pelo contexto. A sinopse conta parte da história, mas preciso avisar que ao ler temos uma visão bem mais ampla de toda situação, dramas e consequências. A profundidade da obra é muito maior do que aparenta, e isso foi o que mais me fez gostar da leitura.

Hannah é uma personagem que no início me deu muita raiva. Ela é muito saliente e, não falo isso por achar que adolescentes devem se comportar que nem uma santa, mas sim, por achar que ela podia ter se dado mais valor. Hannah não se importa de ser aquela que os garotos pensam para transar ou fazer outras coisas, e esse comportamento dela é o que a faz se meter realmente em uma encrenca. Não quero julgar a personagem, nem nada, mas é impossível não pensar que ela poderia ter maneirado mais. 

Hannah tem 15 anos, e ela e sua melhor amiga Katie estão sempre saindo juntas, com roupas extremamente curtas para paquerar os garotos. Se uma delas sair para um canto com alguém, pode crer que não é apenas para conversar. A reputação delas não é das melhores, muito menos as escolhas que elas fazem. Hannah transa com o garoto mais popular da escola, porém, ele é namorado de uma garota também popular, que nem imagina isso, e ela e seu grupo odeiam Hannah e Katie. O que vemos que não importa quando Katie resolve fazer parte do grupo,deixando a melhor amiga de lado. Mas, antes de entrar nisso, conhecemos Aaron, um aluno novo que esconde os motivos que o fizeram se mudar. Ele parece um garoto certinho, e o único que não pensa em Hannah com maldade. Por incrível que pareça, quando Hannah o convida para caminhar, ele se recusa a beijá-la. Isso faz a garota torcer a cara, afinal, ninguém nunca se recusou a fazer algo com ela.

É então que Hannah descobre estar grávida. E no início pensamos, assim quando os pais dela descobrem, que ela não sabe quem é o pai. Mas Hannah sabe, só que não pode contar. Eu fiquei extremamente curiosa para saber quem era, mas pelo menos não é revelado só no final, antes do que eu imaginava já sabia quem era. A notícia de sua gravidez  muda seu mundo, sua vida social e seu relacionamento com a mãe. Quem a salva é Aaron, que resolve assumir o filho, que nem é dele, para pararem de falar mal dela na escola.

Viver é que me deixa exausto. Às vezes preciso de todas as minhas forças para sobreviver a mais um dia.

É um gesto bonito, ainda mais quando sabemos que isso faz Aaron se sentir tão importante e útil. O segredo que ele guarda é bastante dramático, e quando descobrimos o que é, é impossível não se sensibilizar. É chocante ver o quanto Hannah sofre por estar grávida, claro que sua reputação ajuda nisso, mas é triste ver que quase ninguém dá algum apoio, e só a julgam. O relacionamento de Hannah e Aaron é muito bonito, pois não há segundas intenções ali, eles realmente viraram grandes amigos e se apoiam um no outro.

Katie foi uma personagem que eu odiei, achei inadmissível o comportamento dela com uma pessoa que sempre foi sua melhor amiga. Quando ela conseguiu namorar um dos garotos do grupo dos populares, e ficou próxima daquela que odeia Hannah, foi o fim. Ali eu percebi que ela não valia nada. Essa foi uma leitura que como podem ver, despertou vários sentimentos em mim. E isso por si só já é algo maravilhoso, adoro ser arrebatada em uma história. 

Encrenca fala sobre uma adolescente que não mediu as consequências de seus atos e que precisou lidar com eles da melhor forma possível. Ao mesmo tempo mostra o quanto as pessoas só sabem julgar. Se você procura um enredo que te faça refletir sobre a vida, aconselho a ler esta história. É uma leitura rápida, e apesar do tema, bastante leve. A autora narra através do ponto de vista de Hannah e Aaron, por isso, é fácil entender os sentimentos de cada um deles. Recomendo!

10 comentários:

  1. Oi Andressa.

    Não conhecia este livro e concordo com você o livro contém uma sinopse bem agradavel e interessante. Após ler sua resenha, que achei ótima, adicionei o livro na minha lista de desejados e quero conhecer está história completa.
    Ainda mais sabendo que é uma leitura que despertou vários sentimentos. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andressa.
    Essa é a segunda vez que vejo esse livro e me interessei em ler ele. Não lembro de te lido nenhum livro que fale sobre esse dilema da gravidez fora de hora. Sou de uma outra época, em que as meninas até os quatorze anos brincavam de boneca hehe. E hoje em dia eu fico até com vergonha de algumas coisas que eu vejo. Não estou julgando nem nada, mas as coisas mudaram mesmo. Não que naquela época isso não acontecesse hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi, não conhecia o livro, mas gostei da sinopse e do desenrolar dela e acho que livros como esse deve ser bem reflexivo e deve passar uma lição para nossa vida e a ideia de pararmos de julgar os outros sem conhecer a sua historia. Achei um assunto pertinente e que acontece todo dia e é importante discutir e falar sobre temas como esse. Ótimo livro, principalmente para os adolescentes.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa,
    Eu já tinha lido a sinopse desse livro anteriormente e já tinha despertado meu interesse em fazer a leitura, após ler a sua resenha eu estou com mais vontade ainda de lê-lo. Gravidez na adolescência infelizmente é um tema recorrente hoje em dia, e as pessoas estão sempre julgando, na maioria das vezes as adolescentes que estão passando por tal situação realmente não encontram apoio, assim como no livro. Fiquei feliz em saber que apesar de temática densa o livro é bastante leve e nos leva a reflexão sobre a vida. Sem dúvidas já está na minha lista de leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, tudo bem?

    A história não me interessou muito, mas acho bastante importante os temas que ela aborda. Que bom que aos poucos, você conseguiu simpatizar mais com a Hannah, mas não gosto muito do personagens com a atitude que ela tinha no início do livro, sinceramente, eu não gosto de garotas assim... mas muito menos garotas como a Kattie. Mas fiquei curiosa para conhecer mais sobre o Aaron e o segredo que ele guarda.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Mas gente que história mais interessante, já faz um tempo que eu quero demais esse livro e agora você vem e me diz que o livro fez tudo isso contigo, PRECISO PARA ONTEM. E tenho certeza que vou odiar essa menina ai também ahauhauah. Adorei sua resenha <3

    ResponderExcluir
  7. Terminei a leitura desse livro hoje, e com certeza a Hannah deveria e poderia ter se dado mais valor. Mas sabe que depois as atitudes dela me tocaram tanto que até me esqueci do ódio que tinha sentido por ela no início? Prefiro realmente não usar palavras para dizer o que eu acho da Katie. Pra falar a verdade, não tive a percepção da Hannah ter sofrido tanto. Claro que teve o baque inicial, mas ela passou a amar a criança tão rápido que foi isso que ficou para mim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. De inicio, confesso que não dei nada parao livro, talvez pelo fato da capa ser pouco convidativa, mas concluindo a leitura da resenha, fiquei encantada e louca para conhecer o livro, o enredo trata de um tema real e realme nos faz pensar, acredito que eu teria os mesmos sentimentos que você perante a Katie, já não gostei dela. Enfim, pretendo sim ler o livro, gostei demais do que encontrei na resenha e torço para ser envolvida na leitura da obra! :D

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Eu não estava sabendo nadinha sobre esse livro, mas quando você citou 'Juno', meu radar piscou e eu li a resenha com mais vontade de descobrir os detalhes da obra. É triste mas, infelizmente, existem muitas Hannah's por ai. Eu não vou julgar a personagem sem conhecê-la tão bem, mas acho que ela poderia ter se cuidado mais (não vejo problema algum em ela gostar de ficar e etc, mas era só ela se cuidar). Enfim, também to curiosa para saber quem é o pai e o segredo de Aaron.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa quando li a sinopse desse livro antes de começar a ler a sua resenha eu já vi que a história parecia se parecida com o filme Juno. Eu gostei desse filme e acredito que também venha gostar desse livro. Ainda mais que você mencionou que a autora tratou do tema com bastante intensidade. Gostei da resenha. Vou ler!!
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir