terça-feira, 31 de maio de 2016

[Resenha] Os bons suicidas

|
Autor: Toni Hill
Páginas: 392
Editora: Tordesilhas
Série: Héctor Salgado, 2
Noite de Reis, 2011. No meio da madrugada, o inspetor Héctor Salgado recebe um telefonema: a secretária do diretor-geral de uma conhecida fábrica de cosméticos de Barcelona se jogara nos trilhos do metrô. Com a investigação em curso, Salgado vai descobrindo por trás desse suicídio a complexa e perigosa rede de mentiras que envolve um grupo de funcionários da empresa. Segundo volume da série que se iniciou com a publicação de O verão das bonecas mortas, Os bons suicidas não decepcionará os leitores que se encantaram com o ritmo ágil e a escrita elegante de Toni Hill – e também com sua capacidade de criar finais desconcertantes.

1. O verão das bonecas mortas

Os bons suicidas é o segundo volume da série Héctor Salgado, e pode ser lido independentemente, já que os casos têm início meio e fim. Porém, questões pessoais que envolvem o inspetor Salgado iniciam em O verão das bonecas mortas e continuam nesta obra, por isso, eu aconselho a ler, sim, na ordem. Eu estava muito temerosa para iniciar esta leitura, pois a obra tem quase quatrocentas páginas, e meu medo foi por pensar que poderia ser uma leitura mais lenta - o que eu odeio -, mas como eu recebi recentemente o terceiro volume da série, resolvi iniciar mesmo assim. E em se tratando de Toni Hill é óbvio que ela não foi nem um pouco arrastada, é envolvente do início ao fim!

Desta vez o caso gira em torno de uma fábrica de cosméticos. Dois funcionários se suicidaram, com meses de diferença. O mais brutal foi o de Gaspar, que além de se matar, assassinou esposa e filha antes. Meses depois, quando a secretária do diretor se joga na frente do trem, a polícia suspeita de algo. Os dois são da mesma empresa, o que pode ter ocorrido? É esse caso que faz Héctor se esquecer um pouco de seus próprios problemas e dramas, e com seu grande talento, busca informações e provas que possam interligar o caso, para então tentar descobrir o que há por trás disso.

Paralelo ao caso da empresa, acompanhamos também mais detalhes de algo que iniciou no livro anterior, e promete ainda ter muito pano para manga, pois o mistério que envolve o caso é cada vez maior, e não conseguimos imaginar o que pode ter acontecido. Eu falo assim, misteriosamente, pois não quero estragar a surpresa para vocês, já que é algo que ocorre em O verão das bonecas mortas. 

Toni sabe conduzir muito bem suas investigações, permitindo ao leitor adentrar nesse mundo de mentiras, crimes e suspeitas de forma bastante verossímil. E claro que, com a ajuda de um investigador como Héctor, é muito mais fácil se envolver. O personagem tem características bastante reais, não se tornando um herói ou algo artificial. Ele tem defeitos, erra de vez em quando, e isso por si só já faz o leitor o compreender e se sensibilizar. 

Quando alguma coisa te dói, você fica mais receptivo à dor dos outros.

Essa continuação está tão incrível quanto o primeiro livro, com uma escrita ágil, Toni conseguiu me prender do início ao fim na história. Eu só me decepcionei com o grande segredo revelado no final, confesso que já esperava algo do tipo, então acabou não sendo nada muito chocante ou horrível. Porém, não foi essa revelação que estragou a leitura, pois todo o desenvolvimento da trama é extremamente empolgante, e acompanhar o passo a passo da investigação fez valer por tudo.

Os bons suicidas foi uma leitura extremamente incrível, o desenrolar dos fatos junto a personagens bem desenvolvidos, alguns até mesmo carismáticos, me fizeram apreciar tudo. O que eu gosto é que Héctor não é o foco de todo o enredo, apesar de ser, sim, o principal. Conhecemos mais personagens que também mostram ter experiências e vidas bastante conturbadas. A narrativa é intercalada entre alguns desses personagens, e isso é outro ponto que eu gosto muito em uma trama policial.

A edição da Tordesilhas está muito bonita, a capa combina com o enredo (quem ler vai entender logo), as folhas são amareladas, e não encontrei nenhum erro. Gostei muito dessa continuação, e não vejo a hora de iniciar o terceiro volume, que foi lançado mês passado. Recomendo para quem curte um bom romance policial.

12 comentários:

  1. Olá,
    Eu vi apenas a capa no twitter, mas não cheguei a procurar a sinopse. Assumo que fiquei bastante curiosa e vou procurar a série. Adoro livros desse gênero e parabéns pela resenha!
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  2. Estou muito curiosa para conhecer essa série, especialmente por ser um gênero que me agrada tanto. Fiquei bem curiosa a respeito do desenvolvimento da história e pretendo comprar os dois livros para ler na sequência.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Hummm, eu posso comentar sobre o primeiro volume da série, li O Verão das Bonecas Mortas quando foi lançado e adorei, apesar do tema forte do livro, foi uma trama que me prendeu do início ao fim, sempre quis continuar lendo a série, mas daí perdi a parceria com a Tordesilhas, mas claro que posso comprar o livro né, hehe, e acho que ja deveria ter feito isto...

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Andressa, tudo bem?
    Que obra fabulosa menina, por mais que na sua resenha seja em questão do segundo volume, com toda certeza quero ler, fiquei encantada com a sinopse e o trama envolvido, a capa está fabulosa <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostei muito da premissa do livro e saber que os livros podem ser lidos independentes um do outro, me alegrou mais, e eu gosto muito de um livro de misterio e suspense e achei a trama bem construída e sua resenha bem esclarecedora. Vou pesquisar para conhecer mais sobre a obra e o autor.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Acho que ainda não conhecia o livro, mas fico feliz em saber que a escrita, mesmo o livro tendo 400 páginas, é envolvente. Mas eu não sei se o leria, não gosto muito de livros com essa coisa toda de investigação e etc *-* Mas parece ser uma ótima dica para quem curte o gênero.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Ah, vontade demais de ler esta obra, mas ainda mais de ler a primeira da série. ^^ Opa, personagens com carisma sempre chamam a atenção, né? ^^ E bom saber que a leitura é bem fluida e que o fim num estragou seu bem-querer pelo livro. :D
    E, por aqui, uma grande vontade de ler "Os Bons Suicidas"! :D E curti a capa! ^^
    Beijos, Min

    ResponderExcluir
  8. Amo um bom suspense! Vou anotar sua indicaçao. A capa não chamou minha atenção, porém a história sim. Achei interessante que mesmo tendo mais de um volume, são histórias independentes.
    A
    Sua resenha esta ótima!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  9. Olá! Pela sua resenha dá muita vontade de sair correndo agora, comprar e devorar o livro! Que história mais instigante! Agora fiquei aqui morta de curiosidade para saber se tem alguma ligação entre os suicídios e qual é. Esse tipo de leitura me angustia muito, pois não consigo parar enquanto não termino. E é muito difícil vermos uma continuação tão boa quanto o primeiro volume. Vão entrar para minha lista de leitura. Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá! Pela sua resenha dá muita vontade de sair correndo agora, comprar e devorar o livro! Que história mais instigante! Agora fiquei aqui morta de curiosidade para saber se tem alguma ligação entre os suicídios e qual é. Esse tipo de leitura me angustia muito, pois não consigo parar enquanto não termino. E é muito difícil vermos uma continuação tão boa quanto o primeiro volume. Vão entrar para minha lista de leitura. Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa! Li poucos romances policiais e já ouvi a falar muito a respeito dessa série, mas no momento estou lendo mais outros gêneros. Gostei bastante da premissa do livro, mas preciso ler O Verão das Bonecas Mortas primeiro. Fico feliz em saber que a narrativa é bem construída, com outros personagens além do principal. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Dessa, o livro parece bem envolvente, sua resenha está um primor e como os livros podem ser lidos independente me interessou, pois odeio livros com continuações e que para saber o que acontece somos obrigados a ler o próximo. Não gosto de me sentir obrigada a nada.
    Anotei a dica.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir