sábado, 28 de maio de 2016

[Resenha] A matemática do amor

|
Autora: Hannah Fry
Páginas: 144
Editora: Alaúde
Em A matemática do amor, a doutora Hannah Fry conduz o leitor por uma fascinante jornada entre padrões que regem a vida amorosa e prova – com sabedoria e bom humor – que a matemática é uma poderosa ferramenta para desvendar os complicados, irritantes, enigmáticos e intrigantes padrões do amor.
Quais as probabilidades de encontrar o amor? Como funcionam os sites de namoro? Quando começar a pensar em casamento? Qual a chance de ele durar para sempre?
Este é o terceiro volume da coleção TED Books, com livros breves o bastante para serem lidos de uma só vez, mas longos o suficiente para aprofundar um assunto. Perfeitos para quem tem uma mente curiosa e vontade de aprender cada vez mais.

Mais um livro que eu não compraria pela capa fofa ou a sinopse sobre a união de dois temas tão curiosos, mas que certamente me fez ver a matemática por outro ponto de vista – particularmente sou uma negação nessa disciplina à propósito.

Como descreve a autora logo na introdução, o objetivo do livro, que teve origem na palestra sobre o mesmo assunto (link), é desmistificar a matemática com o auxílio de diversos autores que estudam as relações humanas Com alguns cálculos básicos e fórmulas mais complexas, mas que tornam mais viável a ideia de encontrar o amor.

Ao escrever este livro, meu objetivo não foi substituir nenhuma das excelentes fontes disponíveis sobre a ciência da conexão humana. (...)
(...)Na verdade, o que quero é, usando a matemática como guia, tentar lhes oferecer uma perspectiva diferente do assunto mais falado da história humana.

A matemática do amor não promete nenhuma fórmula mágica para orientar a busca pelo amor, tão natural e instintiva a todos nós. Mas, nos dá dicas interessantes para aumentar nossas chances, seja em noitadas, em sites de relacionamento, ou mesmo se não formos dotados de beleza física. E o livro vai mais longe, com dicas para otimizar o casamento e viver o felizes para sempre, utilizando equações usadas para descrever o que acontece entre dois países que estão em corrida armamentista.

Todo relacionamento conhecerá conflitos, mas hoje há entre a maioria dos psicólogos um consenso de que a maneira como os casais brigam pode diferir substancialmente e servir para que se faça um prognóstico da felicidade conjugal a longo prazo.

Para finalizar, essa não é uma indicação propriamente dita, principalmente se a sua lista de leitura anda enorme, não considero esse um livro indispensável. Mas posso dizer com certeza, que essa leitura me proporcionou mais momentos de diversão e reflexão que alguns romances por aí. E certamente será um livro para consulta quando eu estiver à procura de amor. Hahahah

8 comentários:

  1. Gostei da Resenha. O título tem seu apelo. Mas, acredito que matemática e amor não são harmoniosos. A matemática é uma ciência exata, já o amor não. Como você mesma citou acima, que este não é um livro que seja indispensável. Concordo. Esse livro passaria desapercebido por mim em uma livraria. Não estou dizendo que seja irrelevante a leitura, mas não é o que gostaria de ler no momento.

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu não conhecia o livro e nem a editora, mas gostei muito de ver a sua resenha tão sincera sobre a obra. Fiquei curiosa para ler mas, como você falou, não é algo que eu tenha ficado louca para ler e vá furar a fila de leitura (Que por sinal, anda enorme), simplesmente gostei da premissa e fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, tudo bem?
    Eu não conhecia esses livros do Ted Books, adoro as palestras ministradas lá, sempre me pego assistindo uma ou outra, aliás já até estou assistindo essa. Achei bem interessante a premissa do livro, relacionar a matemática com o amor, como você disse não é algo que também me deixou ansiosa para realizar a leitura, mas me interessou bastante. Vou buscar saber mais sobre os outros volumes, acredito que devem ter alguns bem interessantes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Pela capa, também não compraria! Bom saber que te surpreendeu e que a temática é interessante. Não conhecia o livro e nem a autora. Mas por ser fruto de palestras, acredito sim que é interessante ler!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie, Ana!
    O livro parece ser bem interessante, mas realmente, minha lista de leituras não permite que eu o leia neste momento. Só que como gostei da premissa de usar a matemática nas relações humanas, vou deixar anotado aqui para procurar e comprar depois.
    beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, sua linda, tudo bem?
    Confesso que pela capa e pela sinopse também não compraria. Mas achei super irreverente esse enredo e se você se divertiu vou anotar a dica. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A proposta do livro me pareceu muito boa... Pela sua resenha ele soou mais como um livro de auto-ajuda que romance em si. E eu também sou uma negação tanto em matemática, quanto no amor rs. Beijos!

    www.quetransborde.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e como você não o compraria nem pela capa e nem pela sinopse, mas lendo sua resenha tenho certeza de que é uma trama que vou gostar de conhecer por ser divertida e despretensiosa.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir