terça-feira, 17 de maio de 2016

[Resenha] Pelos caminhos da vida

|
Autora: Cristina Censon
Páginas: 384
Editora: Petit
Na França, em pleno século XIV, vive Adele, uma jovem de apenas 13 anos. Apesar de tão pouca idade, ela se vê obrigada a enfrentar uma intensa jornada pessoal quando seu pai descobre que é sensitiva, capaz de ver e conversar com espíritos. Ao lado de sua aia Justine, Adele foge da ira paterna e vai ao encontro de Elise, única pessoa que poderia ajudá-la a lidar com seus dons. E é a figura emblemática de Elise que unirá Adele a Aimée, jovem de igual sensibilidade e dons. O pai de Adele, no entanto, não desiste da perseguição à filha, e sua vingança acaba resultando numa tragédia de grandes proporções.


Pelos caminhos da vida é uma obra espírita bastante envolvente e inspiradora. É o tipo de história que te faz pensar na vida e em ser uma pessoa melhor. Romance espírita sempre entra na minha lista, pois são leituras que me fazem bem. A editora Petit lança livros maravilhosos, que conseguem tocar o leitor. E nesta obra não foi diferente. Eu solicitei  Pelos caminhos da vida por conta da capa, que eu achei muito bonita, e também da sinopse que aparentava ter muito mais a revelar do que apenas o descrito. E eu não me enganei, a história é bem extensa, cheia de reviravoltas e ensinamentos.

Adele é uma garota de apenas treze anos, mas que já nessa idade possui um conhecimento grande sobre tudo o que envolve o espiritismo, com uma sensibilidade única, ela é capaz de conversar e ver espíritos. Esse seu dom não é bem visto por seu pai, que após a morte da esposa se tornou um homem amargurado e frio. Achando que sua filha está doente, resolve mandá-la para um convento. Quem a ajuda a fugir de seu destino é Justine, uma criada que era muito amiga de sua mãe,e que prometeu cuidar bem de Adele. A missão dela é levar a criança para uma mulher que cuida de pessoas com dons como o de Adele, ajudando-as a entender e lidar com isso. No meio dessa jornada as duas acabam encontrando pessoas maravilhosas, que as ajudam da melhor forma possível. Porém, não é algo fácil, pois seu pai mandou seus empregados em busca da filha. 

O melhor a fazer em qualquer situação é continuar a caminhar, jamais interromper os passos. Se pararmos, se permitirmos que o medo nos acompanhe, fatalmente estaremos fadados ao fracasso.

Pelos caminhos da vida  tem uma história muito interessante, com vários personagens que se mostram importantes para o andamento da trama. Eu realmente adorei o enredo, mas desta vez não achei a leitura fluída, achei ela arrastada e muito detalhada. Eu sei que algumas situações pediam tanta descrição, mas em outras achei desnecessário. No entanto, mesmo assim, eu gostei de tudo o que encontrei no livro. 

Adele é uma pessoa incrível, que nem parece ter a idade que tem. Todos que se aproximavam dela acabavam saindo com algum ensinamento. Eu fiquei extremamente triste com sua situação, de não ser compreendida pelo próprio pai. Todos os personagens que aparecerem me cativaram de alguma forma. Esta é uma obra que nos ensina que colhemos aquilo que plantamos. Também ensina sobre perdão, e que as dificuldades da vida às vezes são necessárias para nossa evolução espiritual.

Pelos caminhos da vida tem uma leitura bastante acessível, mesmo aqueles que nunca leram um livro espírita conseguirão compreender tudo o que é descrito. Afinal, saber respeitar o próximo é algo bem descomplicado de entender, não é mesmo? Pena que poucas pessoas ajam desta forma. Recomendo!

9 comentários:

  1. Oi Andressa, tudo bem?
    Eu nunca li um livro espírita, mas sempre escuto que são livros lindos. Pelo pouco que entendo a principal mensagem transmitida pelos livros espíritas são justamente o respeito e a compreensão. O enredo desse é bem atrativo, parece ser uma linda jornada a de Adele e que bom que ela encontra pessoas boas ao longo do seu caminho, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo pai. Pena que em alguns momentos a trama se arrasta e entra em detalhes desnecessários, mas ainda assim parece ser um bom livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiii Andressa, tudo bem?
    Que livro mais incrível sabe <3 eu realmente gostei muito dessa obra, despertou muito meu interesse desde que houve o seu lançamento. E com essa sua resenha só me deixou com vontade de ler. Gosto muito de livros espíritas, tenho alguns e sempre procuro ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa, tudo bem??
    Li apenas uma vez esse tipo de livro, e confesso que fiquei bem curiosa para ler esse, sua resenha me deixou com vontade de ler esse tipo de livro que faz muito tempo que não leio.
    Beijus
    Camila Mazzetto
    http://bibliotecaempoeirada.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa,
    Eu não conhecia essa autora, mas gosto de livros, que tragam um aprendizado também espiritual, eu já coloquei o livro na lista de leitura, mesmo sendo uma leitura mais parada, acho que é bom para conseguir tirar as minhas próprias conclusões.
    Parabéns pela resenha
    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Eu já tentei ler alguns livros espíritas, mas não gostei muito, então meio que desisti do gênero por um tempo. Como só tenho visto elogios para "Pelos caminhos da vida", estou curiosa para lê-lo e ver se é mesmo tão bom quanto parece. Espero gostar *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Andressa, eu não lia romances espiritas, mas agora graças a Petit leio e gosto muito dos ensinamentos que os livros nos trazem.
    Pelo que você disse esse não é diferente, aprendemos muito com Adele e ela parece ser iluminada mesmo com a pouca idade.
    Fiquei com vontade de ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Andressa!

    Engraçado, só lendo sua postagem percebi que nunca li um livro/romance espirita, apesar de várias vezes já ter ouvindo uma pessoa me indicando o gênero. Acho que talvez exista um certo preconceito meu com o gênero, algo que eu preciso superar com certeza, mas não sei se será com "Pelos caminhos da vida". A estória não me fez ter vontade de comprar o livro e estou fugindo um pouco de leituras arrastadas, afinal tenho uma graduação para terminar rs

    Luz e literatura!

    cantaremverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dessa!
    Legal que você tenha conseguido aproveitar e se envolver bem com a leitura, apesar do enredo não tão fluído, mas faz parte da vida de leitor. É muito bom, mais ainda, o debate indireto sobre respeito, deveria ser algo simplesmente inerente ao ser humano, mas infelizmente não é assim. Apesar dos seus elogios, é só que realmente não me interesso por esse tipo de leitura, mas para quem gosta já deve ser mais uma ótima indicação, e a capa é mesmo linda.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa.
    Nunca li romance espírita, mas é bom saber que esse é uma boa opção pra quem nunca leu esse gênero. Concordo plenamente contigo, respeito ao próximo é algo tão simples, mas parece que poucas pessoas conseguem por em prática e ai se faz um mundo totalmente intolerante as diferenças, até mesmo as diferenças de pensamento.
    Beijo

    ResponderExcluir