terça-feira, 24 de maio de 2016

[Resenha] Os humanos

|
Autor: Matt Haig
Páginas: 312
Editora: Jangada
Quando um visitante extraterrestre chega à Terra, suas primeiras impressões da espécie humana são pouco positivas. Ao assumir a forma do professor Andrew Martin, da Universidade de Cambridge, o visitante está ansioso por cumprir a tarefa macabra que lhe foi incumbida e voltar rapidamente para seu planeta. Ele se sente enojado pela aparência dos humanos, pelo que eles comem e por sua capacidade de matar e guerrear. Mas, à medida que o tempo passa, ele começa a perceber que pode haver mais coisas nessa espécie do que havia pensado. Disfarçado de Martin, ele cria laços com sua família e começa a ver esperança e beleza na imperfeição humana, o que o faz questionar a missão que o levou à Terra.

Os humanos é o primeiro livro que eu leio do Matt Haig, e já virei fã! Que criatividade! Confesso que eu solicitei o livro só de saber que tinha extraterrestres no meio, então nem li a sinopse completa. Me surpreendi bastante com o enredo, além de ser divertido, temos uma grande lição de como viver. Sabe aquela leitura que você não vê o tempo passar? Quando percebeu, já leu cinquenta páginas? Foi assim com Os humanos. Esse é o tipo de livro que todos deveriam ler.

Andrew Martin é um professor de matemática da Universidade de Cambridge, e ele descobriu a resposta de um grande enigma matemático. Porém, essa descoberta é algo que a humanidade não saberia lidar, por isso, seres de outro planeta precisam intervir. É então que enviam alguém para destruir essas provas, tomando o lugar de Martin. O extraterrestre que tem essa missão não está nem um pouco satisfeito, pois os humanos são seres desagradáveis e com costumes estranhos, além de terem uma inteligência inferior.

Acompanhamos o "novo" Andrew Martin precisando se adaptar com nossa vida, nossas regras de socialização e com sentimentos até então desconhecidos por ele. Com o tempo, percebemos que o que antes era indiferente para Andrew, acaba tendo mais significado. Sua missão não para em apenas destruir provas e pessoas, mas também entender melhor a humanidade.

É isso que começa a acontecer quando percebe que pode sentir dor sobre a qual não tem controle. Torna-se vulnerável. Porque a possibilidade da dor está no lugar de onde o amor surge. E isso, para mim, era uma péssima notícia.

O livro todo é narrado pelo ponto de vista de Andrew, o extraterrestre, então é muito divertido ler todas suas considerações sobre nós, humanos. Percebemos que suas dúvidas possuem um pouco de verdade, mas também o mais importante, não há nada melhor do que possuir sentimentos. São eles que dão mais significado a vida. Andrew não tem família em seu planeta, não tem medo, vergonha, não tem nada. Então no início ele demora para se adaptar, entrando em algumas situações constrangedoras, porém, muito engraçadas.

A leitura de Os humanos é muito fluída e bastante reflexiva, o desenvolvimento da história é rápido e envolvente. Eu gostei muito de tudo, principalmente dos personagens, que se mostraram bastante reais, com defeitos, inseguranças e erros. A família de Andrew, o verdadeiro, se mostrou desestruturada, o professor não era alguém muito presente e carinhoso, e com a vinda do extraterrestre, há uma mudança significativa no relacionamento deles.

Com uma escrita leve, Matt nos mostra o quão complexos os humanos são. Ao mesmo tempo que há coisas maravilhosas sobre nós, há outras desnecessárias, que facilitariam mais nossa felicidade. Eu acredito que há vida em outros planetas, até mesmo galáxias, então a leitura foi muito empolgante. Recomendo!

12 comentários:

  1. Olá, Andressa. Deve ser muito divertido ler um livro pelo ponto de vista de um extraterrestre. Estou lendo um livro com a mesma temática. Adorei a resenha!

    Beijo,
    http://pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Ooi. Eu ainda não conhecia essa obra egostei muito da premissa. Acho que nunca li um livro por esse ponto de vista e com tantas reflexões. Vou anotar essa diga.
    Beijos
    Estilhaçando Livros
    Conheça o novo Cantar em Verso

    ResponderExcluir
  3. Oiii Andressa, tudo bem?
    Realmente eu sou louca para ler esse livro de acordo com a premissa, a sinopse despertou muito meu interesse, e sou fanática por extraterrestre, então com toda certeza quero ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    De início eu não estava curiosa para ler este livro, pois histórias com extraterrestres não são bem as minhas favoritas, mas a sua resenha conseguiu me animar. Gostei da premissa, parece ser uma história muito original e divertida.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Não gosto muito de livros sobre extraterrestres, mas esse me deixou curiosa, principalmente por ser a visão dele! Deve ser muito legal saber o que um extraterrestre pensa sobre nós. Adorei a resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa!

    Acho de verdade que eu adoraria ler esse livro. Namoral, eu acredito demais nessas coisas, que nós não estamos sozinhos e que eles vivem interferindo na nossa vida aqui na Terra por um bem maior. Gostaria muito de ver como que extraterrestre se adaptaria à essa vida louca que a gente leva aqui. Capaz que deve ser aquele tipo de personagem que a gente gosta desde que a primeira aparição.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho a premissa desse livro muito interessante! Deve ser bem legal ver o "Andrew" conhecendo a humanidade, vendo as coisas boas e ruins e descobrindo os sentimentos. Amo histórias com extraterrestres, e esse livro me interessou desde o lançamento, mas estou a cada dia mais ansiosa para ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem???
    Adorei a resenha!!!! Acabei de ler esse livro, e também gostei bastante, achei bem diferente ser um et a narrar a história de como ser um ser humano...
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Dessa, sua linda, tudo bem?
    Estava aguardando sua resenha, esse assuntos me fascina. Não deve ser fácil ouvir verdades sobre nossa raça, mas acho que estamos precisando. E ao mesmo tempo, deve ser lindo perceber como os bons sentimentos humanos vão atingí-lo. Parece ser uma história emocionante e divertida. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima e só me deixou mais empolgada!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. AHuahauha mulher eu tenho medo de ET´s e olha confesso que fiquei bem curioso quanto a essa leitura, mas não sei ainda, vou tentar e quem sabe eu consiga superar esse medo hahahahah.

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa, não conhecia o livro, mas logo no início da sua resenha já me conquistou, pois você afirmou que ele é divertido e traz uma lição de como viver, amo livro que me trazem lições e reflexões. E você tem razão tem muitas coisas ótimas entre nós humanos, mas tem algumas que poderiam ser revistas ou descartadas.
    Agora, como terá sido a adaptação do extraterrestre à família do protagonista? Como será o final do livro o Andrew extraterrestre vai ou fica por aqui e o Andrew humano voltará? Tá bommm... já sei que para responder tudo isso terei que ler o livro. Hahaha.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa, já estou aqui imaginando as situações pelas quais esse extraterrestre deve passar na pele de um humano e tenho certeza que deve ser bem engraçado e isso torna o livro leve, não sou muito fã de livros científicos e se não tivesse lido sua resenha eu com certeza nunca iria olhar duas vezes para essa obra, agora estou bem curiosa com a leitura!

    ResponderExcluir