quinta-feira, 18 de junho de 2015

[Resenha] Planeta dos macacos

|
Autor: Pierre Boulle
Páginas: 216
Editora: Aleph
Em pouco tempo, os desbravadores do espaço descobrem a terrível verdade: nesse mundo, seus pares humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante... os macacos. Desde as primeiras páginas até o surpreendente final – ainda mais impactante que a famosa cena final do filme de 1968 –, O planeta dos macacos é um romance de tirar o fôlego, temperado com boa dose de sátira. Nele, Boulle revisita algumas das questões mais antigas da humanidade: O que define o homem? O que nos diferencia dos animais? Quem são os verdadeiros inimigos de nossa espécie? Publicado pela primeira vez em 1963, O planeta dos macacos, de Pierre Boulle, inspirou uma das mais bem-sucedidas franquias da história do cinema, tendo início no clássico de 1968, estrelado por Charlton Heston, passando por diversas sequências e chegando às adaptações cinematográficas mais recentes. Com milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, O planeta dos macacos é um dos maiores clássicos da ficção científica, imprescindível aos fãs de cultura pop.


Não assisti nenhum dos filmes antigos de Planeta dos macacos, apenas os novos - que eu amei! ♥ -, por isso, quando recebi essa linda surpresa da Aleph, não fazia ideia de como seria a história. E se você também tem essa dúvida, já adianto que a trama não é a mesma das adaptações recentes. E não poderia ter me surpreendido mais, foi uma leitura incrível! É muito difícil falar de um clássico desses, mas vamos tentar! Para começar: que edição linda é essa? A editora caprichou! É aquele livro que todos precisam ter na estante, tanto pela história, quanto pela edição.

Iniciei a leitura de Planeta dos macacos muito empolgada, queria ler esse lançamento desde que soube dele, mas confesso que esperava uma narrativa um pouco cansativa, e me enganei. Ela é cheia de acontecimentos, e mesmo as partes mais paradas conseguem prender o leitor. Nem o autor esperava que sua obra fosse fazer tanto sucesso, mas fez e é um clássico. Com uma trama original, Boulle nos traz a uma ficção cheia de reflexões e críticas sociais.

No início do livro um casal está passeando pelo espaço quando encontra uma garrafa com um relato. Esse relato é de Ulysse, um jornalista, que com mais dois companheiros exploraram um novo planeta: Soror. Imagina sua surpresa quando descobre que há humanos lá? Mas que não são eles que dominam, e sim, os macacos. Os homens são seres de pouca inteligência, que não sabem falar, e são comparados com animais. Enquanto os macacos são aqueles que detêm do poder de tudo, quase que humanos aos olhos de Ulysse.´O pobre homem acaba sendo confundindo com um humano "comum", sem conseguir convencer os macacos que ele não é dali e possui uma inteligência igual a deles. Uma baita enrascada, e é a partir disso que vamos acompanhando o personagem conhecer melhor essa sociedade símia. 

Vi-me carregado velozmente para um destino desconhecido, angustiado ao pensar nas novas tribulações que me aguardavam no planeta Soror.

O autor nos mostra o jeito com que tratamos os animais, e como seria se fosse ao contrário. Genial, intrigante e assustador. Não consegui desgrudar do livro até terminar, temos até um ~quase~ romance para amenizar a situação toda. Mas não pense que é algo fofo e cheio de amor, Boulle nos mostra um lado instintivo e primitivo. Percebemos também que até mesmo os macacos têm uma certa hierarquia entre eles. O que mais me chocou foram as experiências feitas em humanos, não muito diferente do que fazemos em animais.

Poderia comentar de toda crítica social e moral que o autor insere em sua narrativa, mas confesso que mesmo percebendo isso, não foi o que mais me motivou a continuar lendo. A história em si, a ficção, foi o que me encantou, mas é claro que todos esses elementos também contribuíram e me fizeram entender a mensagem do autor. O desenvolvimento do livro é totalmente envolvente, e o final, bom, me surpreendi muito! Não esperava, não mesmo. Pierre Boulle é um escritor e tanto. Até quem não é tão fã de ficção precisa conhecer a obra. 

Planeta dos macacos tem uma leitura fluída, personagens marcantes e uma história de tirar o fôlego. Queria escrever muito mais sobre a trama, mas parece que nada vai ser bom o suficiente, então é melhor parar por aqui. Leiam, vocês não vão se arrepender!

21 comentários:

  1. Olá, Dessa.
    O livro já está aqui em casa e é uma das minhas próximas leituras, mas não pude deixar de conferir sua opinião antes. Como você sabe, temos gostos literários bem parecidos.
    Fico feliz em saber que o livro é surpreendente no quesito ficção e ainda possua uma forte crítica social, o que me agrada demais. Baseando na sua opinião e nesses aspectos, já sei que vou amar a obra.
    Excelente resenha, como sempre.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dessa..
    Essa edição está bonita demais mesmo! Gostaria de ler o e adorei ver sua opinião, mais que positiva. O bom das suas resenhas é que não fica na lenga lenga, e é gostosa de ler.
    Sabendo que o autor faz essa reflexão de como seria se fosse ao contrário, e quem nos mandasse fossem os animais, só isso já é suficiente para mim querer ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu assisti o filme antigo de Planeta dos macacos... hehehehhe vou confidenciar que já estou com medo de ver resenha da Aleph, dói meu coração não ter dinheiro pra comprar tanto livro bom, gente! Quando peguei o livro pela primeira vez, também achei que fosse massante, mas para meu engano, foi uma leitura de entrega total e viciante...

    ResponderExcluir
  4. Meu deus, eu tinha tanto medo do filme antigo que olha, começo a rir só de lembrar e Aleph está se tornando o amor dos leitores, cada cuidado, cada tudo kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha eu ainda não sabia do livro, mas gostei bastante da diagramação dele que sinceramente tá Show! E o livro me parece ser muito bom, mas não sei se pegaria para ler sabe? Espero ter a oportunidade quando eu tiver mesmo afim, porque pela sua resenha me parece ser uma história envolvente, mas não sou muito chegada =x hahahaha...E amiga, saudade de tu, anda sumida ou é impressão minha ?? O.o ando tão distraida para vc ter uma ideia. Mas enfim...Espero que esteja bem.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-spirit-animals-lacos-de-sangue.html

    ResponderExcluir
  6. Vi esse lançamento na livraria e fiquei encantada! Já assisti aos filmes antigos, flor, mas faz muito tempo. É claro que os novos deram outro tom à história com tanta tecnologia disponível para os efeitos. Enfim, adorei ler a resenha e saber que a leitura é fluída! Eu também temia que soasse cansativa. Aiai, com certeza vou adquirir o livro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa me sentindo uma ET por não saber que não existia esse livro
    Nunca vi os filmes por ter medo daqueles macacos , sério o.O
    Mas vc falou tão bem da obra que talvez eu leia
    Adorei a resenha bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu não conheço nada sobre Planeta dos macacos, nunca li nada sobre e nem vi nenhum filme, acredita? Mas eu tenho bastante curiosidade em conhecer essa história, pois a mesma é muito bem comentada e mesmo sendo de um gênero que não costumo ler, eu acredito que é uma história que me agradaria. Enfim, gostei muito da sua resenha e fiquei animada ao ver que a leitura não é cansativa, pois assim como você imaginei que seria.

    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Aiii, esse livro é maravilhosooo!!!
    Também foi uma surpresa incrível esse ano. Sem contar a edição linda, né?
    Beijos, beijos, Isa :)

    ResponderExcluir
  10. Andressa, eu estou rolando em cólicas de inveja de você. Hauhahauhauha. Eu estou maluca por esses lançamentos da Aleph, tá tudo muito lindo, e sua resenha tá ótima. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Oi DESSA,
    Esse não é meu tipo de leitura favorita, mas não nego que fico com uma ponta de curiosidade em relação a obra.
    Coisa mais linda essa edição da Aleph <3

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa, tudo bem?
    Não curto O Planeta dos Macacos, mas a edição está bem bonita e pela resenha pude perceber o quanto você gostou da leitura mesmo tendo iniciado com expectativas, isso é bom!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Andressa,
    Tenho que dizer que nunca tive interesse por esse livro e pelos filmes, e também nunca fui atras para saber sobre ele, até o momento que li a sua resenha, parece ser muito bom, e estou aqui arrependida de não ter comprado antes, agora eu preciso, adoro livros que trazem essa carga moral misturado com a ficção, acho que nos faz pensar bastante nos se, se acontece, se fosse verdade etc..
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu simplesmente odeeeio macacos hahaha sério, não suporto. Entaão essa, definitivamente, não é uma leitura para mim.
    Ainda assim gostei bastante da sua resenha e de o fato da história ser diferente das adaptações recentes.
    Bem legal!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca assisti nenhum dos filmes, só sei a história por cima.
    Acho que é uma abordagem bem interessante e as pessoas deveriam ter aprendido algo como parar de maltratar animais.
    Que bom que tem um crítica social e moral muito bem trabalhada, mas acho que não leria, não faz muito meu estilo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Oie Andressa! ^^
    Eu assisti os filmes antigos e os novos, mas não lembro quase nada da história. Fiquei muito animada quando vi que a editora ia lançar esse livro, pois finalmente poderia ler a história original e como não lembro muito dos filmes a chance de o livro me conquistar é enorme. :D

    Beijinhos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu vi sobre esse livro, mas não tenho a menor intenção de ler a obra. Acho o enredo sim bem interessante, a edição ficou magnifica, porém no costumo ler contexto como esses. Nem mesmo o filme eu assisti, para ter noção que realmente não gosto. Já escutei maravilhas sobre a escrita do autor, pelo visto você também gostou. Sua resenha ficou muito legal, mas não irei ler o livro.

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Uau, adorei a premissa do livro, já pensou como seria um lugar onde os macacos é que mandam? Muito louco né, e bem legal a crítica né, por eles também fazerem as experiências em seres humanos, assim como infelizmente fazem neles, dá pra repensar bem nesse conceito não é? Adorei a sua resenha.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  19. Olá; gostei muito da sua resenha. Ainda não li esse clássico, mas quero ler; vi um dos filmes recentes e achei a trama bem interessante, de forma que fiquei curiosa pelos livros.

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Tinha um certo preconceito com esse clássico literário, pois pensava que era uma história diferente do que você descreveu na resenha. Acredito que a proposta da narrativa faça a gente pensar sobre a nossa própria sociedade, principalmente na relação com os animais. Bem interessante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei a sinceridade da resenha, e eu tb não tenho contato com as obras antigas, apenas as novas. às vezes mesmo com toda crítica social e moral o que nos faz continuar é outra coisa rs. Eu sou assim, às vezes entendo ela, mas o que me prende é a ficção, a fantasia a história em si.
    Adorei a resenha ^^
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir