quinta-feira, 25 de junho de 2015

[Resenha] O príncipe de Westeros e outras histórias

|
Autores: Vários autores
Páginas: 480
Editora: Saída de emergência
Com histórias de Joe Abercrombie, Gillian Flynn, Matthew Hughes, Joe R. Lansdale, Michael Swanwick, David Ball, Carrie Vaughn, Scott Lynch, Bradley Denton, Cherie Priest, Daniel Abraham, Paul Cornell, Steven Saylor, Garth Nix, Walter Jon Williams, Phyllis Eisenstein, Lisa Tuttle, Neil Gaiman, Connie Willis, Patrick Rothfuss e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. 21 histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história.

O príncipe de Westeros e outras histórias é um livro que reúne dez contos, e se só isso já havia me chamado a atenção, saber que teria George Martin foi o que me empolgou mais ainda para solicitá-lo, adoro os contos desse homem! A obra tem também outros autores conhecidos e famosos, e junto a tudo isso, um gênero que eu adoro: fantasia! Livros de contos sempre me deixam dividida entre "gostei muito ou não", porque, pelo menos para mim, é impossível gostar de todos os contos. E foi o que aconteceu com essa leitura, teve alguns que eu odiei, e sinceramente fiquei um pouco decepcionada. Mas, como eu disse, acho que isso é algo normal, então vamos nos ater aos que mais me surpreenderam!

O tema em comum é: personagens canalhas. Eu achei bom o tema, dá para ter uma variedade de histórias, sem se tornar algo repetitivo. Alguns cumpriram bem o seu papel, já outros, se perderam no meio do caminho... Eu estava ansiosa para o primeiro conto, escrito pelo Neil Gaiman, e apesar de ter achado a trama boa, Como o marquês recuperou seu casaco foi fraco e nada empolgante. Mas como eu disse que ia comentar sobre os que eu mais gostei, vamos lá:

Qual é a sua profissão, da Gillian Flynn, nos apresenta uma personagem que masturba homens para sobreviver, e que além de tudo, é uma falsa vidente. Certo dia, aparece uma mulher desesperada querendo sua ajuda. A mulher mora em um casarão que tem tudo para ser mal-assombrado, e um enteado que parece ser o demônio em pessoa. A trama tem um bom suspense e prende o leitor até o fim. E que final! Me surpreendi com tudo que se desenrolou, pena que é só um conto! :(

Quando as pessoas me fazem aquela pergunta que todo mundo faz: "Qual é a sua profissão?", eu respondo "Atendimento ao cliente", o que é verdade. Para mim, foi um bom dia de trabalho, quando fiz um monte de gente sorrir. Sei que soa muito sério, mas é verdade.

Em cartaz, do Connie Willis, foi o mais diferente de todos, a história é mais divertida, e mostra uma grande conspiração de um cinema do futuro. A personagem tenta a todo custo assistir um filme, mas sempre acontece algo. Seu ex-namorado, um canalha de marca maior, parece ter algo a ver com isso, o que só deixa a trama mais engraçada e surpreendente.

Um ano e um dia na velha Theradane, do Scott Lynch, é uma trama com magia e o roubo de uma rua inteira. Apesar de ser uma história curta, o autor consegue dar um bom desenvolvimento para o conto. Fiquei maravilhada com tudo que foi descrito, e muito intrigada de como a tal rua ia ser roubada.

O príncipe de Westeros ou o irmão do rei, do George Martin, nem preciso comentar. Conto incrível, que nos apresenta um pouco mais sobre a família Targaryen. Ainda não terminei a série As crônicas de gelo e fogo, mas os contos que saíram no Brasil já li todos, e se sair mais, vou continuar querendo ler! O autor escreve muito bem, me surpreendo do quanto de história que ele cria, tantos personagens e datas, sem se perder em nada.

O príncipe de Westeros e outros histórias é um livro ótimo, com uma leitura fluída - tirando aqueles contos que são mais chatinhos -, o leitor se perde em meio a tantas histórias diferentes e empolgantes. A edição está linda, essa capa está de arrasar, recomendo!

16 comentários:

  1. Oi Dessa!
    Esse livro tá aqui na estante e me olha todo dia, mas não adianta eu dizer pra ele que tem outros na frente, ele me chama!! Ainda não li, mas pela sua resenha acho que vai ser muito gostoso me aventurar por essas histórias (mesmo as chatinhas). Fui com a cara de "Qual é a sua profissão", me deixou curiosa!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que seja bizarro ficar curiosa com uma história sobre uma masturbadora profissional! hahaha

      Excluir
  2. Fui ontem na livraria e peguei nesse livro, mas como tenho uma cota para livro, deixei ele lá. Já li outras resenhas e gostei muito de saber que os contos são escritos por grandes autores de livros que adoro. Não vejo a hora de adquirir o meu para ler. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  3. Olá :) Gosto muito de ler "contos" principalmente os de fantasia, *--* o assunto de "O príncipe de Westeros e outras histórias" desperta o meu interesse, :D sinto muita vontade de ler. :D
    Concordo, os livros possuem pontos positivos e negativos, na maioria da vezes... cada conto retrata algo diferente, portanto, a opinião/gosto do leitor muda. rsrs :D Adorei a resenha!! tá ótima!! :3 Beijinhoss
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Não sou de ler contos, mas esse livro está entre os meus desejados.
    Primeiro por causa da capa que é linda e segundo por que gostei da premissa de alguns dos contos principalmente o príncipe de westeros que dá titulo ao livro.
    Amei a resenha.
    beijos

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ola
    eu simplesmente virei fã desse livro só por saber que Giulia estaria nele, mas parece que todos os contos são incríveis, espero poder compra-los em breve, amei de mais essa capa
    bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. sou super a fim de ler, ainda mais por adorar contos. ^^
    Pena que o de Gaiman não te surpreendeu...

    ResponderExcluir
  7. Uauu, nem sabia que era um livro de contos, fiquei super curiosa para ler o da Gillian, Qual é sua profissão, os demais tbm leria por curiosidade, haha, bem legal ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dessa!
    Eu quero tanto ler esse livro! Só ouço críticas incríveis sobre ele e os contos foram escritos por autores realmente incríveis. Preciso adquirí-lo logo.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  9. Eu preciso ler os livros desse autor. O universo que ele cria é riquissimo, amo Game of Thrones.

    Otima resenha
    Beijos

    Beto
    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Dessa, esse livro tá aqui, mas ainda não consegui chegar nele.
    O fato de eu ter me encantado por ele foi o mesmo que o seu: contos e Martin.
    Achei a temática meio diferente, mas bem interessante e sinto que vou gostar de boa parte, pelo menos.
    "Qual é sua profissão" é meio bizarro, no começo não gostei muito da ideia, mas quem sabe.
    Resenha ótima.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Oi Dessa, tudo bem?
    Não me animei com o livro porque livros de contos sempre tem alguns que não gosto.
    E ao contrário de você, o fato de ter conto do Martin me desanimou mais ainda. Não que eu não goste dele, eu gosto, mas acho a escrita dele bem cansativa, e fiquei com medo de empacar na leitura...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    Livros de contos são assim mesmo... Uns são ótimos, outros nem tanto. A minha resenhista solicitou esse livro e tem a mesma opinião que você.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  13. Oii.
    Amei sua resenha, eu quero muito ler este livro pois já ouvi comentários muito positivos sobre ele tem tudo para me conquistar. Ma o livro é enorme, é bom porque são contos e posso ler um de cada vez sem ter pressa.
    Um abraço.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Amiga eu gostei bastante de tudo que você falou do livro, mas sinceramente desde que foi lançado ele não me chamou tanta atenção sabe? Eu ainda nem li nenhum dos livros do autor. Quero conhecer pelo menos os dois primeiros de GUERRA DOS TRONOS assim que tiver chance, mas até agora nada por conta do tamanho deles hahahahaha...Mas tipo, esse livro não tenho interesse de ler não, embora vejo algumas pessoas comentando bem. Mas mesmo assim vai ter pessoas que irão gostar mais e outras menos né? Então é isso...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-segredo-de-ella-e-micha.html

    ResponderExcluir
  15. Também adoro livros de contos. Mas admito que às vezes me dá uma preguiça. Adorei o post. Há um dias indiquei o blog em uma tag, e por motivo de falta de internet não avisei antes. Beijos

    link da tag: http://sempreadormecidas.blogspot.com.br/2015/06/tag-liebster-award-2015.html

    ResponderExcluir