quinta-feira, 4 de junho de 2015

[Resenha] Matando borboletas

|
Autor: M. Anjelais
Páginas: 224
Editora: Verus
O primeiro amor, a inocência perdida, e a beleza que pode ser encontrada até nas circunstâncias mais perversas. Sphinx e Cadence — prometidos um ao outro na infância e envolvidos na adolescência. Sphinx é meiga, compassiva, comum. Cadence é brilhante, carismático — e doente. Na infância, ele deixou uma cicatriz nela com uma faca. Agora, conforme a doença de Cadence progride, ele se torna cada vez mais difícil. Ninguém sabe ainda, mas Cadence é incapaz de ter sentimentos. Sphinx quer continuar leal a ele, mas teme por sua vida. O relacionamento entre os dois vai passar por muitas reviravoltas, até chegar ao aterrorizante clímax que pode envolver o sacrifício supremo.


Não sei bem o que eu esperava de Matando borboletas quando li a sinopse, fiquei intrigada com a trama, porém ela acabou me surpreendendo mais do que eu achei possível. Mas sinceramente, ainda não sei se foi para o lado bom ou ruim, meus sentimentos ficaram um pouco confusos com relação a leitura. Sabe quando você não tem ideia se amou ou odiou o livro? Foi isso que o autor me fez sentir. A princípio a história tem tudo para chamar a atenção do leitor, mas em certos momentos ela dá uma esfriada, e o que tinha potencial para ser uma leitura incrível, acaba em algo que não sabemos o que pensar/sentir, como no meu caso. Na verdade, em boa parte da trama eu soube o que sentir: raiva. Raiva da protagonista, dos pais, de Cadence, de tudo.

Sphinx e Cadence são amigos desde que nasceram, suas mães eram pequenas quando também ficaram amigas, e sempre falaram que suas famílias iam ser próximas. De fato, o acordo entre elas é que uma ia ter um filho, e a outra uma filha, e quando os dois fossem mais velhos deveriam se casar e lhes dar netos. Um sonho de criança, que até certo momento se tornou realidade. Porém, quando Cadence corta Sphinx abaixo do olho, sua mãe resolve se mudar para a Inglaterra, e eles se separam. As duas mães continuam amigas, uma envia foto do filho para a outra, e assim, Sphinx vai vendo seu amigo de infância crescer e se tornar um adolescente.

Os olhos dele se fixaram nos meus, e pensei desesperadamente: Ele não está arrependido. Meu rosto cortado latejava.

Tantos anos separados nunca fez ela esquecer da marca deixada em seu rosto. Nem da amizade. Quando Cadence é diagnosticado com uma doença terminal, ela e a mãe vão para a Inglaterra para visitá-lo. O próprio Cadence é quem pede para ver Sphinx. Ela não tem como dizer não. Sua ida nos mostra que o garoto não mudou tanto. Continua frio, sem saber ter sentimentos, agressivo e manipulador, tudo o que ele foi desde criança. E isso tem uma explicação, ele é um sociopata.

Não, não importava se havia algo errado em Cadence; ele ainda era belo, ainda me afetava, ainda era importante para mim. 

Sabe aqueles filmes de terror que você fica falando "não vai aí, idiota", ou algo do tipo? Foi o que eu senti em toda a leitura. Sphinx é idiota a ponto de continuar querendo ficar perto de Cadence. E isso me fez ter muita raiva. Quem em sã consciência fica perto de alguém instável, e que já te machucou anteriormente? É como se ela gostasse de ser tratada daquele jeito. Ok, ele está morrendo, mas um 'oi' e um 'foi bom te ver' não bastavam? Ela precisava forçar tanto assim? Várias decisões dela me fizerem querer gritar de frustração.

Matando borboletas não é um livro romântico. Eu não fiquei torcendo por um amasso entre os dois ou algo do tipo, o autor só me fez ter uma curiosidade enorme sobre o que esperar desse relacionamento estranho entre eles. A trama nos mostra uma visão de alguém sociopata e como é sua relação com as pessoas ao redor. Mas, sinceramente não entendi tanto "amor" da parte de Sphinx, que não podia deixá-lo. É meio que uma obsessão, e me fez questionar se assim como Cadence, ela também não tinha algo "estragado", rs.

A leitura foi bem fluída, apesar de não ter algo tão empolgante assim, na maior parte fiquei com muita curiosidade de saber como tudo ia terminar. Eu esperei que o final fosse de um jeito, e aconteceu bem ao contrário, o que me decepcionou bastante, já que o meu final seria bem mais surpreendente. Enfim, não digo que o livro é de todo ruim, o autor consegue envolver o leitor. Acho que só lendo Matando borboletas para entender melhor. A mensagem que o autor passa é bem direta, um sociopata e suas relações, mas o desenvolvimento em si que me decepcionou um pouco. Além de ter uma personagem fraca demais. Sphinx é aquele tipo de garota que eu odeio: é tratada que nem um cachorro, mas sempre volta com o rabinho entre as pernas.

Leiam a obra, pode ser que ela funcione melhor para vocês. E o livro é bem curto, então não vai ser um tempo tão perdido assim se acabarem não gostando. Um suspense leve, intrigante e com alguns dramas, não é aquele enredo que te faz derramar lágrimas, mas as várias emoções que ele te faz sentir servem para continuar lendo. Só aviso que o final pode não ser tão empolgante assim.

21 comentários:

  1. Oi Andressa, que livro é esse?
    Fiquei super intrigada pela história, nem sei se eu gostaria dela ou não, mas sei que eu gostaria muito de fazer a leitura, pois sem duvida fiquei cheia de curiosidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. poutz, detesto essas personagens capacho e submissas... e que bizarro esse lance de combinarem de ter um filho e filha pra casarem os dois depois... e tipo, se ambas as mães tivessem filhos do mesmo sexo? Bem previsível a promessa que fizeram ter dado certo :s
    bem, apesar de ter curtido essa capa, não leria a obra...xD
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Achei a premissa desse livro super diferente e até tinha me interessado um pouco por ele, mas lendo sua resenha eu não sei bem se quero realmente fazer essa leitura.
    Tenho horror a personagem burro que fica insistindo em uma coisa que está na cara que vai dar problema e pelo visto a Sphinx é assim já que continua insistindo em ficar perto do Candice.
    E sério, que tipo de mães fazem um acordo desses?

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro por ai, mas não tinha lido nada sobre ele ainda, sabe? Agora lendo a sua resenha fiquei bem animada com a história, a premissa é bem interessante e acho que o livro iria me agradar mesmo tendo momentos que dá uma esfriada.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu li sua resenha ontem a noite pelo meu celular, só não comentei, porque digitar por lá é horrivel como você deve saber, por isso agora voltei para poder comentar direitinho e dizer que sinceramente que a trama de inicio havia me agradado, mas depois que você foi avançando na resenha eu acabei meio que não curtindo muito por conta do momento sensivel que estou passando sabe? Eu acho que tem livro para cada momento e acho que não é o meu para esse livro. Mas mesmo assim eu acho que se trata de uma boa história e espero um dia poder conhecer. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-consultora-teen.html

    ResponderExcluir
  6. Olá
    eu já vi vários comentários bem legais sobre esse livro, mas ainda não deu tempo (dinheiro) para eu comprar rsrs, acho essa capa muito top
    Bjks
    Passa Lá No meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sabe que lendo sua resenha eu pensei 'esse é o típico relacionamento doentio" e aí quando pensei que talvez a Sphinx tivesse algum problema também, eu li o que você escreveu que se questionou sobre ela não ter algo estragado. Acho que pensamos a mesma coisa, e tendo em vista que eu não li o livro, sinal que sua resenha está bem próxima da história.
    Enfim, apesar de achar que ela era me irritar muito durante a leitura, por esse jeito dela, quero muito ler. Fiquei curiosa com a história.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  8. Oi! Tudo bem?
    Eu adorei a proposta do autor em abordar um assunto sobre o qual muitos de nós somos leigos. Gostaria de entender como funciona a mente de um sociopata, mas não me parece ter sido esse o foco do autor em Matando Borboletas. Não me é atrativa a ideia de uma protagonista melosa e cegas de amor, mas acho que o envolvimento entre ambos seria um caminho para desenvolver acontecimentos e diálogos que nos fizesse compreender como Cadance pensa e age.
    Enfim, minha percepção de uma história assim seria uma com momentos eletrizantes de fazerem o leitor roer as unhas, mas, pela sua resenha, não me parece ser isso o que acontece nas páginas do livro. Uma pena.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  9. Eu sou super leiga no mundo sociopata. De psicopatas eu até entendo, mas beeeeeem superficialmente. O que chega a ser engraçado, pq eu curto bastante psicologia, e analisar mentes e esse tipo de coisa. É que a área que eu pesquiso não é bem essa hehehe no Google só busco coisas mais leves.
    Essa maior profundidade em alguém sociopata é algo me faria ler o livro (além desse título intrigante). Pena que você me contou que isso não é tão explorado assim, e que tem uma menininha bobinha. Olha, eu também ODEIO quando fazem esse tipo de personagem. Porém acho que foi meio necessário, pois só alguém assim poderia se relacionar com um cara que cortou a cara dela de propósito. Ou uma menina muito louca, mais perigosa ainda. Isso seria mais legal hahahhaa
    De qualquer forma, eu pagaria para ver. Deve ser sim interessante.
    Beijos, Amanda!
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
  10. Não curto muito suspense essa é mais a praia do Felipe.
    Mas gostei quando você falou dele ser um sociopata e me despertou uma certa curiosidade.
    Acho que seria válida a leitura desse livro.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Achei a premissa bem interessante, confesso que não conhecia a obra. Apesar das suas ressalvas fiquei curiosa. pretendo lê-lo e ver se funciona!

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Bom, agora não sei se fico com vontade de ler o livro ou esqueço dele, não curto esse tipo de garota que é tratada como lixo mas não se afasta do cara que a faz assim, tudo bem que ele tá morrendo, mas tratar ela assim? É demais. Talvez eu ainda leia só para saber o que acontece, mas não me atraiu muito.

    udo bem que ele tá

    ResponderExcluir
  13. A capa, e o nome é bem interessante, mas não acho que faça meu estilo, ainda mais com esses personagens! Sua resenha muito bem escrita e desenvolvida!

    Abraços e até!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa!
    Essa sinopse me deixou curiosa, mas não sei se quero ler Matando Borboletas. Achei interessante o protagonista ser sociopata, já que esse não é um tema muito tratado nos livros, mas minha curiosidade não é tanta a ponto de eu querer aguentar uma personagem como a Sphinx, que já me irritou só com sua resenha...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Andressa, primeiro preciso dizer que suas resenhas são sempre muito gostosas de se ler, de verdade.
    Sobre o livro: mesmo você dizendo que tem pontos ruim, eu fiquei interessada. Gosto de leituras que trazem sociopatas. Ando apaixonada por Gillian Flynn justamente por causa das sociopatas que ela nos apresenta.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Andressa,
    Achei o foco principal do livro bem interessante, não é tão comum vermos um personagem sociopata. Mas não sei se esse seria o momento para eu lê-lo, preciso concluir algumas séries.

    http://bibliotecacolorida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho vontade de ler esse livro e agora com resenha, vou ir com menos expectativas. Não quero me decepcionar e tomara que de certo comigo. Parabéns pela resenha, parabéns pela sinceridade
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    É muito ruim quando você está vendo que a personagem vai parar no buraco, mas ela mesma não tem consciência disso. Entendo sua relação de amor e ódio com o livro porque a história induz a isso. Acredito que eu também odiaria a Sphinx porque personagens assim me irritam. Por mais que eu goste do gênero, não sei se leria o livro pelos pontos que você citou e também por medo do desfecho da história.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá! Ainda não conhecia esta obra. Confesso que o título não me chamou muito a atenção. Deixaria passar bonito. Quando comecei a ler tua resenha fui entendendo algumas coisas e fiquei confusa com outras. srsr Não sobre tua escrita, sobre a história mesmo. É como você disse só lendo para saber que conclusões tirar né!

    Adorei tua escrita! Nota mil! Um super abraço!
    Pensamentos Valem Ouro
    Nós, poéticos e Literários

    ResponderExcluir
  20. Oi, flor!
    eu li a sinopse desse livro quando chegou a news de Maio e achei super estranha. Acredito que deva ter sido ainda mas o ler.
    A premissa desse é perturbadoramente chata, apesar de ter curtido sua resenha irei deixar passar essa dica.

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  21. Oii.
    Muito sincera sua resenha, acredito que esse livro não faça o meu tipo, e realmente pelo que falou ele parece ser um livro confuso, acho que prefiro não arriscar.
    Um Abraço.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir