sexta-feira, 12 de junho de 2015

[Resenha] O caso Pedrinho

|
Autor: Renato Alves
Páginas: 304
Editora: Geração Editorial
O livro traz os detalhes do sequestro na maternidade de uma das crianças mais famosas do país, que ficou conhecido como O Caso Pedrinho. Mesmo passados 12 anos, a história não sai da cabeça do imaginário popular, basta lembrar do garoto e da sequestradora Vilma. O enredo parece de um filme mas o repórter Renato Alves, que acompanhou tudo de perto, revela e compartilha com o leitor os bastidores da investigação policial e da cobertura jornalística do caso Pedrinho, solucionado em 2002. Não era um filme mas teve um final feliz e surpreendentemente. Neste livro reportagem são exibidas em close as entranhas desta comovente história real de amor e perseverança, de falsidade e engano, de generosidade e egoísmo.

Essa foi minha primeira experiência com um livro jornalistico, porque este não é um romance, se é isso que você está buscando, procure outro livro. O caso Pedrinho é uma obra em forma de reportagem, por falta de termo melhor. O autor Renato Alves foi um dos inúmeros repórteres que cobriram todo o Caso Pedrinho, que dá titulo ao livro, quando o crime foi finalmente elucidado em 2002. Renato teve acesso aos bastidores da investigação policial e fez toda a cobertura jornalistica para o jornal Correio Braziliense.

Mas apesar de não ser um romance, o livro de sensibilidade ímpar me fez segurar muitas lagrimas. E mesmo para aqueles que não têm filhos, é impossível não se comover com todo o drama familiar vivido pela família de Pedrinho.

“ – Quando acontece algo desse tipo, a tendência é a família se desagregar. No nosso caso, isso quase ocorreu. Mas eu e a Lia viramos um para o outro e dissemos: “Se não tiver, um lar, o que fará com que esse menino volte para a gente?” Aí decidimos enfrentar tudo, cada vez mais unidos – destacou Jayro.”

A fé de Lia e Jayro, os pais, foi algo sem precedentes e uma lição de vida. Eu mesma me questionei em alguns momentos se conseguiria ter fé por 16 anos, que foi o tempo que eles levaram para encontrar o filho sequestrado com algumas horas de vida dos braços de Lia. A forma como eles lidaram com toda a situação sem pressionar o menino que foi criado com outro nome para que houvesse um encontro, ou até mesmo para a mudança do nome legalmente que aconteceu no tempo certo. Outra coisa que mexeu comigo foi a tentativa de não se animar enquanto a espera do resultado do DNA não foi divulgada. Pois em casos como esses, os pais passam por muitas decepções com informações falsas e telefonemas anônimos.

Para aqueles que assistiram a novela Senhora do Destino, há muitas semelhanças apesar de o autor, Aguinaldo Silva negar ter se baseado nessa história da vida real para escrever a novela. A história é que Lia é enganada por Vilma que se passa por assistente social e leva o filho dos braços da mãe, com a desculpa de fazer alguns exames no menino. Vilma põe a criança em uma sacola, o leva para Goiânia, mente para o amante que o filho é seu e cria o menino como se fosse mesmo seu, a 200 quilômetros, que é a distância entre Goiânia e Brasilia.

Apesar de ter 14 anos quando a policia finalmente descobriu o paradeiro do menino, eu me lembrava da história bem clara, pois me chocou na época, mas ler integralmente os fatos narrados pelo autor em ordem cronológica e com acesso aos detalhes, me deu outra perspectiva dos acontecimentos.

"Sempre duvidei das minhas virtudes como escritor. considero meu texto duro, nada literário. tenho plena consciência de que sou apenas um bom repórter, um jornalista."

E apesar do autor negar o talento no trecho do livro dedicado aos agradecimentos, eu discordo em parte. O texto foi bem narrativo, como uma reportagem deve ser, mas ele soube empregar o grau certo de emoção sem ser parcial, e na minha opinião, Renato Alves não é apenas um jornalista, mas também um escritor.

18 comentários:

  1. Oi, Ana! Tudo bem?
    O livro tem uma premissa bastante interessante, gostei muito de ter sido baseado em uma história real e seria ótimo acompanhar o caso, já que eu tinha apenas 7 anos quando aconteceu e não me lembro de muita coisa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que legal!
    Nem sabia da existência desse livro. Bacana mesmo
    Eu super curto histórias baseadas em fatos reais, mas ainda li um livro específico a respeito.
    Quem sabe esse não será meu primeiro?

    Beijos

    http://meninaolhosdeaguia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu lembro desse caso, realmente deve ser uma dor terrível para os pais passar por algo assim... por iso morro de cuidados com meu sobrinho...
    eu vi a novela, é uma triste realidade que assombra muitas mães mundo afora... :(
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bem?
    Eu me lembro de quando a solução do caso veio a tona e lembro que fiquei chocada com o caso do Pedrinho, deve ter sido tão triste para ele descobrir que viveu uma mentira durante tantos anos.
    Não sei se gostaria desse tipo de leitura ou se acharia cansativa, mas de todo jeito não é algo que pretendo ler por agora...

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá; eu me lembro de ter visto sobre o caso na tv, fiquei sabendo do livro e acho que seria sim uma boa leitura. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  6. Nossa me senti perdida '-' eu não conhecia esse caso '-----' mas okey né, bacana terem pegado e transformado em um livro mesmo sendo uma história triste.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá
    achei muito legal a história desse garota, agora que virou livro eu estou necessitando ler essa belezinha, espero conseguir dinheiro ou uma doação de uma alma caridosa (indireta mandada)
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Meu professor da faculdade é um grande fã desse livro, ele diz que para conhecer um trabalho real de um jornalista, é preciso ler esse livro também. Porém, eu nunca me interessei muito e não acho isso. Eu já escutei sobre esse caso e meu professor falou muito também, mas não me interesso por ler. Sei o quanto o jornalista pesquisou e dedicou anos da sua vida relatando dados, para fazer um livro, que pelo o que você falou, deve ser brilhante. Essa leitura talvez agora para mim não seja satisfatória, porém irei ler mais para frente no meu curso de comunicação social.

    ResponderExcluir
  9. Oiiiii.
    Primeiro quero pedir desculpas por não ter comentado aqui. Estou com problemas na minha internet e tento retribuir os comentários de madrugada que é o horário que a net melhora, e como as vezes fica muito tarde eu acabo deixando alguns para comentar depois e devo ter esquecido. Mas enfim, vamos falar da resenha.

    Eu não me interesso por livros de jornalismo, mas essa história realmente me interessou. Adoro histórias onde uma criança desaparece, e realmente pelo que deu para entender a história lembra a novela senhora do destino que por sinal é uma novela maravilhosa.
    Adorei a resenha, ficou ótima.
    Bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/06/resenha-labirinto-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Lembro deste caso e de como foi falado em toda imprensa, simplesmente um absurdo o que aquela senhora fez =/
    Apesar de ser uma pauta bem interessante para um livro jornalístico, não tenho vontade de lê-lo. Mas fico feliz que a leitura tenha te agradado!
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana, eu ultimamente tenho lido bastantes textos e livros jornalísticos por causa da faculdade e esse me interessou também, mesmo sendo uma reportagem a historia deve emocionar bastante mesmo, eu não lembro do caso, provavelmente era ainda muito nova, mas deve ter sido bem chocantes...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Adoro livros com narrativas jornalísticas porque sou jornalista e sempre curti esses livros. Conheço a história de perto porque sou de Brasília e na época só se falava disso. O Pedrinho continua morando aqui, casou e se tornou um advogado. Eu admiro muito os pais dele pela fé que tiveram na resolução do caso. Tenho muita vontade de ler esse livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ana! Quero muito ler esse livro... Acho que será minha primeira experiência jornalística também. Gostei de saber que, apesar desse gênero, a narrativa é envolvente e fluída. O caso repercutiu nacionalmente e ainda atrai a atenção. Você viu que recentemente a sequestradora, que já está fora da cadeia, deu uma entrevista sobre tu-do? Parece que ela decidiu não se calar mais... Algo que tenho curiosidade de saber é como está a relação dela com o Pedrinho hoje. Ela pode tê-o sequestrado, mas agiu como mãe do rapaz. Deve ser confuso para ele simplesmente afastar-se dela e da família que conheceu por anos.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Já vi resenhas do livro, acompanhei o caso, na época, pelos jornais, é uma história muito forte, louca e insana. Gostaria muito de ler o livro e que bom que o autor soube dosar bem no livro, trazendo emoção e sendo imparcial.

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu não me lembro desse caso, mas fiquei curiosa com o livro afinal nunca li nada jornalistico, acho que todo jornalista tem um pouco de escritor.
    Gostei muito da sua resenha e vou procurar saber mais do livro.
    beijinhos da Lêeh e boas leituras.
    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sei nada sobre o caso de Pedrinho e que não costumo ler livros jornalísticos, por isso não fiquei tão animada quando vi o livro, sabe? Mas lendo a sua resenha fiquei curiosa, deve ser um livro bem emocionante mesmo e eu espero ler algum dia.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem com você?
    Eu só soube desse cado, um dia desses que passou no Geraldo, eu era muito criança nesse tempo do caso, e se eu vi não lembro. Nunca li nada jornalístico, deve ser interessante, saber realmente como aconteceu, como foi o trabalho para encontrar o menino, o desespero da família, também deve ser bem triste, por estar narrando um fato real da forma como realmente aconteceu não é? Fico feliz que tenha gostado do livro.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana, tudo bem?
    Eu era uma pessoal totalmente alheia ao caso pedrinho,fiquei sabendo de tal ocorrido recentemente quando vi uma entrevista com a sequestradora. Fiquei bem chocado com o ocorrido. Gostaria de ver como o escritor fez esse livro, tudo que ele apontou, isso tudo é no mínimo curioso. Procuro livros no geral romances, mas daria sim chance a um jornalistico como esse.

    ResponderExcluir