sexta-feira, 19 de junho de 2015

[Resenha] Eu sou um gênio de maldade inenarrável e quero ser seu presidente de turma

|
Autor: Josh Lieb
Páginas: 328
Editora: Galera Record
Eu Sou Um Gênio de Maldade Inenarrável e Quero Ser Seu Presidente de Turma - Oliver parece ser um garoto bem normal Mora em Omaha, Nebraska. Gosta de queijo quente - feito pela sua mãe - e seu melhor amigo é, na verdade, uma amiga, mais precisamente uma pit bull, chamada Lollipop. Ah, é claro... Ele é um gênio do mal e está a caminho da dominação mundial.
E ninguém pode impedi-lo de conseguir o que quer. Nem Jordie, o bully da turma. Nem seu professor de inglês. Sr. Moorhead, que apesar de tudo não consegue disfarçar que está careca. Nem mesmo o arquiinimigo de Oliver: seu "Papai". (Ele odeia quando Oliver o chama assim). Não importa quantos ditadores Oliver precisará derrubar. Nem quantos presidentes ele terá que chantagear. Ou quantas vovós viciadas em bingo deverá subornar. O que Oliver quer, Oliver consegue.
Pelo menos, até agora sempre foi assim. Porque, dessa vez, Oliver está concorrendo para ser o presidente da sua turma. E está prestes a descobrir que dominar o mundo e, na verdade, muito mais fácil que convencer outras crianças e votar em você. Mesmo quando você é um gênio de maldade inenarrável.

Talvez um livro com um título que remete ao ensino fundamental, narrado por um personagem de 12 anos e a classificação de infanto-juvenil não pareça interessante em um primeiro momento, mas aconselho você a mudar de ideia. Apesar da classificação dada pela própria editora, esse é um livro para todas as idades. Esse é um daqueles livros que estão na minha lista do Skoob há pelo menos uns dois anos e finalmente encontrei uma edição usada na Feira do Livro aqui de Porto Alegre no ano passado, que acho que não paguei nem $15,00 por ele, mas certamente valeu o investimento.

Eu sou um gênio de maldade inenarrável e quero ser seu presidente de turma vai nos contar sobre Oliver, que aparentemente nasceu um gênio mas vive sob uma fachada de uma criança idiota, justamente para não chamar atenção para sua genialidade e malvadeza. 

Não vale a pena ser bom em alguma coisa se você não for simplesmente o melhor. Senão em algum momento, vai acabar esbarrando em alguém que pode derrotá-lo. É por isso que eu não tento jogar futebol, cantar no coral da escola ou dançar, ainda que tenha algum talento para cada uma dessas coisas. Em vez disso, me concentro no que sou bom: ser um gênio.

Olie interpreta com maestria esse personagem de idiota, alvo de bullying no ensino fundamental e de carinho excessivo pela mãe e desatenção do pai. E Oliver é sim um gênio, e como citado na própria sinopse, tudo começou com o suborno de uma velhinha viciada em bingo. Sim, parece loucura, mas quando as piores maldades são narradas por Olie, junto a insanidade do personagem é possível enxergar genialidade.

No momento, gosto um pouco mais da minha mãe do que da minha cachorra. Ambas me tratam com a mesma devoção escrava e ambas costumam babar quando estão felizes. Mas Lollipop não é capaz de fazer queijo quente.

Essa é uma leitura essencialmente divertida e apesar da aparência grande, o livro possui varias gravuras e apenas 327 páginas. Alem de ser um texto dedicado ao lazer. Eu mesma gastei uns três dias para lê-lo. É uma leitura fácil e fluida, e pós drama. Ou seja, eu recomendo principalmente se você acabou recentemente algum livro denso ou muito dramático, ele vai oferecer a leveza necessária para superar a leitura anterior. Além disso, minha opinião é que esse livro certamente merecia uma adaptação para o cinema, mesmo que o foco fosse infantojuvenil, que volto a repetir, é um rótulo equivocado, pois não tem idade.

23 comentários:

  1. Oie!!
    Sabe que apesar do título diferente eu achei que a história fosse legal??
    Não sei, direto eu leio uns livros assim mais juvenis ou infantis e me surpreendo do tanto são legais e acabam nos prendendo.
    Esse vai ser mais um livro pra ler com meu filho.
    Adorei a resenha.
    ;**

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    achei muito legal o livro, tipo, que titulo em.. quase que não consegui falar, apesar de ser do selo
    para infanto juvenil achei bem legal ou pelo menos aparenta ser
    Bjks
    Passa Lá No Blog - hhtp://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que título é esse? Hahaha. Adorei a proposta do livro. Acho que teria muito medo de um personagem assim, que se faz de tolo apenas para esconder sua maldade. Só gostaria de saber qual a moral da história… Há valores que são ensinados? Sempre penso que um infantojuvenil precisa ter um objetivo claro para o leitor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogposto.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bem?
    Nossa, que título enorme é esse menina... hahahha
    Estava a tanto tempo na sua lista do Skoob, mas eu confesso que nem o conhecia.
    Fiquei até curiosa para ler, já que você recomenda tanto para todas as idades. Se tivesse oportunidade leria sim.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. GENTE que livro é esse? muito interessante uma criança gênio que esconde isso mas mesmo assim consegue tudo que quer *o* quem escreveu esse livro tem uma imaginação FODA!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!
    Eu adoro livros com temática infanto juvenil. Não sei porque gosto de todos os livros que tem crianças envolvidas e gostei muito da premissa desse livro, parece bem divertido pra ler depois de um livro tenso!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  7. hummmmm... esse livro me passou a impressão de assustadoramente behaviorista, como a maioria que trata da temática, eu não curto essa linha de pensamento sobre a humanidade. Mesmo assim, quando possível vou dar uma foleada para verificar se é realmente isso...

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro divertido. Lembre de Dênis, o Pimentinha. Esse meninos endiabrados, mas que no fundo têm um grande coração. Como você disse, um o livro de puro entretenimento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. A premissa parece bem interessante. Muito diferente das propostas recentes, me lembrou os clássicos filmes de Sessão da Tarde que me fazia dar muitas gargalhadas. Confesso que a capa me impediria de conferir o livro em uma livraria, mas sua sinopse me instigou bastante.
    Parabéns pela resenha!!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas de cara já curti o título.
    Não costumo ler livros desse gênero, mas como você disse que recomenda para todas as idades, vou acrescentá-lo em minha lista (e torcer para ter alguma feira por aqui também hahaha).
    Adorei a resenha e tô curiosa para saber mais sobre esse pequeno gênio malvado.
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  11. \Oiiii
    Eu não sabia da existencia desse livro.
    A primeira coisa que pensei quando li o titulo e assimilei com a capa foi "TI FOFINHO" kkkkkkkk
    Eu adoro o tema abordado, e é amo quando o personagem é uma criança.
    Já coloquei o livro na minha lista.
    Fiquei curiosa para saber mais sobre essas gravuras também.
    bjs

    Coleções Literárias
    Participe do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana, tudo bem?
    Que título enorme! rsrs
    Não curti muito a premissa do livro, mas confesso que fiquei curiosa sobre as gravuras que tem no livro, adoro gravuras!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  13. Olá, os autores de livros infanto juvenis ou juvenis, estão de parabéns, pois conseguem criar histórias que tratam de temas tão diversos, fugindo de todos os clichês literários que estão sendo melhores que os romances adultos. Adorei conhecer o livro, se tiver oportunidade, vou querer ler. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de infanto-juvenil, então fiquei bem animada com esse livro, mais ainda por causa desse título, acredita? kkkk E eu gosto bastante de livros que abordam o Bullying, pois é um tema muito importante e pela sua resenha deve ser muito bacana acompanhar o decorrer da história de Olie. Enfim, gostei muito da sua resenha e espero um dia ler esse livro o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana, tudo bem?
    Apesar de você ter falado que é um livro para todas as idades de ter recomendado bastante esse livro eu não consegui me interessar por ele.
    Apesar de gostar de Infantos-juvenis esse não conseguiu chamar minha atenção!

    Beijo :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, não conhecia o livro, mas gostei da premissa e lendo a sua resenha fiquei curiosa para saber das maldades que esse gênio da peste aprontou.E se no final o livro trouxer ensinamentos/moral da história é melhor ainda né?

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu sou apaixonada por livros assim, são leituras divertidas e que sempre me prendem a sua maneira. Eu adoro livros com personagens que tem esse "que" de malvado. Eu só não sabia que ele era da Galera. Nunca tinha visto esse livro antes.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Ana.
    Eu já quero esse livro. rs Crianças malvadas e geniais é comigo mesmo. Livros desse tipo não acrescentam tanto, mas geram ótimas horas de diversão. É excelente para relaxar.
    Adorei a resenha e a dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto muito de ler livros com personagens mais novos que o habitual, sai um pouco da rotina sabe? Sua resenha ficou incrível, minha primeira impressão com o livro veio de você e já quero muito ler o livro. O enredo parece brilhante, ter muita diversão e momentos fora da rotina. Adorei <3

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Amiga eu sinceramente tenho que confessar que gostei bastante da proposta do livro, mas eu não sei se pegaria para ler agora, porque estou atolada de livros até o pescoço. Mas espero poder gostar bastante, porque pelo que você escreveu sobre o menino me pareceu muito bom. Ainda mais pelas situações que ele passa. E quando é divertido é melhor ainda para se descontrair =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-primeiro-e-unico.html

    ResponderExcluir
  21. ahh essa resenha me lembrou meu amigo hahah estou super curiosa para ler esse livro,a história parece ser envolvente,amo livros com esse tipo de assunto,mais um pra minha wishlist ♥

    ResponderExcluir
  22. Oi fiquei com a impressão de um personagem psicopata, mas mesmo achando
    Psicopatia uma temática interessante o livro não despertou meu interesse.

    ResponderExcluir
  23. Oie, Ana! Eu preciso muito desse livro. Adoro infanto-juvenis assim, despretensiosos mas com uma história legal. Obrigada pela dica!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir