terça-feira, 26 de dezembro de 2017

[Resenha] Virgem

|
Autora: Radhika Sanghani
Páginas: 288
Editora: Fábrica 231
Ellie Kolstakis tem 21 anos, ótimas amigas, uma boa situação financeira, está terminando a faculdade de Literatura Inglesa e ainda é... virgem. Mas ela está decidida a mudar isso até a sua formatura. Afinal, ela não escolheu esperar até o casamento, muito menos possui restrições religiosas ou está à procura de um príncipe encantado. O fato é que Ellie simplesmente não tem sorte quando o assunto é amor e sexo. Decidida a virar o jogo nos quatro meses que restam até se formar, a jovem divide seu tempo entre o trabalho de conclusão de curso, depilações inusitadas, seu blog, festas, conselhos de amigas e até mesmo tutoriais constrangedores no YouTube, envolvendo-se em situações mirabolantes e, claro, hilárias, da primeira à última página.



Virgem, da autora Radhika Sanghani, é um livro divertido e rápido de ler. Depois de conferir a sinopse, e mesmo tendo interesse em ler o livro, eu imaginei que seria uma história um pouco boba. Porém, a leitura foi muito mais do que eu esperava. A autora usa uma linguagem direta, e trata do tema com bastante humor. E, a personagem é um ponto à favor na hora da leitura, independente se no momento você está a amando ou odiando. Sim, me vi com raiva dela em várias situações, mas, também dei boas gargalhadas.

Ellie tem 21 anos e é virgem. Ela sempre ficou incomodada com isso, pois tinha que escutar as amigas contando suas experiências, e ela nunca teve nada para compartilhar. Prestes a se formar na faculdade, ela percebe que precisa mudar isso. Ainda mais quando em uma consulta médica ela percebe que na sua ficha, do lado de seu nome, está escrito VIRGEM, em letras garrafais mesmo. Então, ela tem quatro meses para aproveitar as festas da faculdade, as amigas e os garotos que ainda pode conhecer, para deixar de ser virgem.

Algumas amigas mais antigas sabem que ela nunca fez sexo. Mas, na idade que ela está, ela não revela mais isso. Ela mente que já teve algumas experiências, para que ninguém a julgue. E também, porque ela sente vergonha de que na verdade nenhum cara realmente quis fazer sexo com ela. Pois é, ela não é virgem porque quer algo especial, o cara certou ou que sexo é só depois de casar. Ela só não teve oportunidades. E a que teve, não foi muito boa, foi humilhante e hilária. 

Pela sinopse esperamos uma história da mocinha virgem que provavelmente vai encontrar o cara que vai mudar sua vida, uma coisa bem tipo new adult mesmo. Mas, o livro não é sobre isso. A autora passa a mensagem de que precisamos nos aceitar do jeito que somos. Não podemos ligar para os julgamentos. E, principalmente, precisamos nos sentir bem com nós mesmas. Se queremos mudar algo em nós, será apenas porque queremos, e não pelo que os outros querem.

Virgem tem uma mensagem muito bacana, e ao mesmo tempo, trata do assunto de uma forma muito engraçada. A personagem é um desastre ambulante: com pelos pubianos muito grossos, tentativas fracassadas de depilação, e até mesmo um boquete mal sucedido, Ellie não tem nada de perfeito como em outros livros. As situações são desastrosas, ela é dramática e às vezes queremos dar uns tapas nela, mas essa é uma leitura que acaba nos marcando de alguma forma.

Na trama Ellie e sua nova amiga percebem que não existe nenhum lugar que se aprofunde em assuntos de mulher: que tipo de depilação escolher, matérias que falem sobre quem é virgem aos 21 anos, ou até mais, e que isso é normal. Então, as duas resolver criar um Vlog - um blog que fala sobre vagina -, e lá contam todas suas experiências - ou falta delas -, situações engraçadas e mensagem que possam ajudar outras mulheres.

A leitura é extremamente fluída, a narrativa da autora é bem direta e leve, e não conseguimos parar de ler mais sobre Ellie. A narrativa é feita em primeira pessoa, o que nos deixa ainda mais próximos de seus sentimentos e angústias. Dá muita vontade de entrar no livro, pegar em sua mão e falar: calma, não tem nada demais em ser virgem. Mas, as amigas falam a todo momento isso, e mesmo assim ela se preocupa com o que os outros vão pensar. Meio que se torna sua obsessão transar.

Virgem superou minhas expectativas, eu gostei muito do enredo. E todos os personagens, até mesmo os secundários, são muito bem desenvolvidos na história. Todos têm alguma importância na vida da personagem. Se você procura uma leitura para dar umas boas risadas, recomendo o livro!

7 comentários:

  1. Pelo título e pela capa eu imaginei que seria uma história totalmente diferente do que é; e quando descobri o que se trata percebi que é uma história muito bacana e necessária.
    Gostei bastante da indicação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Andressa!
    Bom ver um livro que fala abertamente sobre sexo e como se conhecer de maneira sexual, o quanto incomoda ainda ser a única virgem e ainda se utilizam da tecnologia da atualidade, achei bem diferente e que bom que foi um dos melhores lido no ano.
    Uma semaninha abençoada na paz do Senhor !
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que livro interessante! Muitos julga as mulheres por isso, mas cada uma tem seu motivos. Eu gostei muito do livro, tem uma premissa muito boa e uma história bem interessante. Espero em breve ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa. A princípio, pensei que a história seria focada em um possível romance, após a Ellis perder a virgindade... Mas, a autora quis focar em um assunto relacionado a mulher, né? Bacana isso, esse assunto precisa ser abordado nos livros também!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa!
    Não dá para negar que a primeira impressão do livro é que vai ser mais um clichê e também achei que ela acabaria encontrando 'o amor da vida dela' e teria sua primeira vez, mas sua resenha me surpreendeu. Livros assim costumam mesmo ter um certo tom de humor, o que já é uma vantagem, ficou ainda melhor com a autora focando em se auto descobrir. Acho que todas nós mulheres já passamos por um pouquinho disso em alguma fase da vida né?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Concordo completamente, se queremos mudar algo em nós será porque queremos, e não por que os outros querem, por isso eu não entendo a atitude da Ellie e sinceramente a trama de Virgem não despertou o meu interesse... Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Achei um livro bem interessante até porque a borda não só sobre a personagem principal mas também sobre dilemas de toda mulher

    ResponderExcluir