domingo, 10 de dezembro de 2017

[Resenha] Lembra aquela vez

|
Autor: Adam Silvera
Páginas: 336
Editora: Rocco Jovens Leitores
Aos 16 anos, Aaron carrega no pulso uma cicatriz que registra a dor pelo suicídio do pai, mas, com o apoio da mãe e da namorada, Genevieve, está determinado a seguir em frente. Quando a garota viaja para um acampamento, porém, Aaron se aproxima de Thomas, e acaba encontrando nele mais do que um melhor amigo. Confuso, Aaron considera recorrer ao LETEO, um instituto que realiza procedimentos científicos para apagar memórias indesejáveis, na tentativa de esquecer lembranças ruins e, principalmente, quem ele é. Mas será possível encontrar a felicidade fugindo de si mesmo? Com uma narrativa pungente e sincera, Adam Silvera fala sobre bullying, homofobia, medo, incertezas, ética, amizade, amor, aceitação e a procura pela felicidade.



Lembra aquela vez é um livro que te destrói aos pouquinhos, e quando você termina, te faz ficar pensando por horas em tudo o que leu. A estreia de Adam Silvera foi excelente, o autor escreveu uma história difícil de ler, com temas pesados, e rumos não tão felizes. Esse não é um livro com temática LGBT com final feliz ou momentos fofos e românticos. Tudo é desenvolvido de forma delicada, e é um soco no estômago do leitor a cada descoberta.

Aaron é um personagem que vai se descobrindo no decorrer da trama, tanto por si mesmo, quanto pela situação imposta. Ele vai te transformar a cada página. Todo o sofrimento não tem fim. E nós queremos muito que tenha. Mas, como eu disse, essa não é uma obra com final feliz. Você precisa estar preparado para juntar os caquinhos após a leitura. 

Aaron está se recuperando de dois eventos traumáticos em sua vida: o suicídio do pai e sua própria tentativa de suicídio. Guinevere, sua namorada, é uma das pessoas que está por perto para tornar mais suportável todos os seus problemas. Até o dia em que ela é aceita em um acampamento de artes, e passa alguns meses fora. Nesse mesmo período, Aaron conhece Thomas, um garoto que vive a vida de forma despreocupada, e que ainda não descobriu seus sonhos.

A obra fala sobre suicídio, preconceito, homofobia e depressão. Esses são apenas alguns temas abordados no enrendo, mas que junto com outras situações, tornaram a leitura delicada, emocionante e, ao mesmo tempo, inesquecível. Nós não podemos esquecer dessa história. E realmente, eu finalizei a leitura com um aperto no coração, e ela ainda está marcada em minha memória.

A narrativa é um pouco arrastada no início, e quando o autor vai nos jogando as bombas, já não temos mais estrutura emocional para aguentar. No entanto, também não conseguimos desgrudar do livro, até ter todas as respostas, até algo dar certo.

O conflito interno que o personagem sente é bastante comum nos jovens. E para Aaron, que já está com o psicológico abalado por conta da morte do pai e a decepção e preocupação que ele mesmo causou a sua mãe, essas dúvidas e angústias são ainda pior. Ele não sabe com quem pode se abrir. Junto a isso, o autor colocou outro elemento na trama, que nos deixa absurdamente chocados.

Lembra aquela vez é um livro triste, mas não daquele tipo que uma pessoa morre, você chora e ponto. Não, aqui é algo mais profundo e crescente. Começa com pequenas coisas, e quando percebemos, estamos atolados no sofrimento junto com o personagem principal. A trama é tocante, e nos faz ver o mundo de outra forma.

Eu amei a leitura, juro que não esperava que fosse gostar tanto, mas o autor conseguiu me envolver desde o início. Sua mensagem de que não devemos mudar aquilo que vivenciamos, aquilo que somos, vem como um tapa na cara. O livro é lindo, apesar de tudo, e eu recomendo muito a leitura!

14 comentários:

  1. Gosto de livros LGBT eróticos, mas temas como a depressão, homofobia, suicídio e preconceito é importante ser abordado durante o livro, para a nossa reflexão. O temo da depressão e suicídio é algo que eu me interessa muito e me identifico em um livro, pois sei bem o que é 'isso'.

    ResponderExcluir
  2. Foram pouquíssimos livros que li com essa temática, mas sempre acho muito interessante que esse tema seja abordado.
    Lembra aquela vez parece uma história incrível, forte e com muitas reflexões.
    Gostei da resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura e que ela passou muitos sentimentos!

    Acho ótimo que exista esse sentimento tao profundo, que o leitor entra nesse sofrimento junto com o personagens, nesse conflito interior.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Andressa,
    Vejo muitos elogios para esse autor e estou bem curiosa para fazer a leitura desse livro. Fiquei muito contente por você ter curtido a leitura e por, apesar de ela ter sido triste, não ser destruidora.
    Espero que a chance de eu ler surja em breve.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu tenho visto muitos elogios para esse livro e tenho bastante curiosidade. Primeiro, porque não tive quase nenhum contato com livros LGBT e quero mudar isso. Acho muito importante essa representatividade na literatura. Segundo que parece ser um livro que realmente tira o leitor da zona de conforto e faz refletir.
    No entanto, me parece ser uma leitura muito dolorosa, algo que sua resenha confirmou. No momento, acho que não estou pronta para ler. Mas já estou com ele na minha lista de desejados e, assim que me sentir preparada, com certeza vou querer ler.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu gostei muito do livro, tem uma premissa bastante boa e uma história realmente para deixa o leitor com o coração na mão. Eu não conhecia o autor mas me deixou incrivelmente curiosa por seu trabalho. Já jrei anota na minha lista.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Desde que soube da existência desse livro desejo fazer a leitura, porém não estou num ano fase muito boa para ler livros com uma carga dramática desse tipo, anotarei a ficar para futuramente e espero gostar desse livro, pois amo premissas que mexe com nossa forma de pensar e sentimentos, me parece que esse livro tem muito disso.

    Beijos,
    http://oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Nunca li nada do Adam, apesar de ouvir o Paulo do Livraria em casa comentar muito sobre esse autor, agora com a sua resenha fiquei mais curiosa, assim que possível quero fazer a leitura, quem sabe eu goste.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Andressa, já ouvi falar maravilhas do Adam Silveira e morro de vontade de ler algo dele.
    Confesso que apesar de ser o tipo de livro triste e com começo arrastado eu adoraria dar uma chance para conhecer a escrita desse autor.
    Vou anotar a dica!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia o livro, eu gosto de romances e fiquei bem curiosa com esse livro e essa temática. Ahh já vi que irei chorar horrores rs' esses romances sempre nos ensina sobre esse sentimento lindo que é o amor. Estou bem curiosa com a leitura!

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Andressa!
    O livro trata de temas bem pesados né, já faz um tempo que não leio nada com uma carga emocional desse nível. São poucos livros que falam sobre LGBT, e acho que foi um acerto grande do autor trabalhar isso, e apesar de ter um tom clichê no enredo, eu gostei bastante e pretendo ler o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Andressa!
    Não leio livros com temas pesados e com rumos não tão felizes - necessito de um final feliz em um livro! - por isso prefiro livros com enredos leves e simples para me distrair da rotina difícil do dia a dia, sabe?!... Por isso eu não leria Lembra aquela vez...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Adorei ler esse livro achei muito impressionante a leitura tem somente por abordar de tema estão presentes na atualidade

    ResponderExcluir
  14. Andressa!
    Tenho gostado muito de ver os livros com temática LGBT e esse aborda o tema de uma forma diferenciada, incluindo um pouco de ficção, mas principalmente mostrando que o protagonista prefere não ter suas memórias de volta, o que o mostra um tanto vulnerável a quem realmente ele é.
    E o melhor é que as personagens são bem contruídas.
    Gostei muito e quero ler!
    Bom final de semana e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir