sábado, 9 de dezembro de 2017

[Resenha] Reformed vampire - Grupo de apoio ao vampiro

|
Autora: Catherine Jinks
Páginas: 392
Editora: Farol Literário
"Reformed Vampire – Grupo de Apoio ao Vampiro" é uma história diferente de tudo o que você já leu sobre vampiros. Na verdade, você vai conhecer o lado real de ser um vampiro, aquele que ninguém conta! Eles estão quase sempre doentes ou com dor, e se reúnem em uma espécie de terapia de grupo para discutirem seus problemas e como controlar seus instintos, ou seja, o desejo de sair mordendo pessoas. Nina tornou-se vampira quando tinha apenas quinze anos, e não envelheceu um dia desde então. Mas também não teve um dia sequer de diversão, já que sua rotina isolada dentro de casa é incrivelmente chata, sem poder fazer o que realmente tem vontade. No entanto, tudo vai mudar na vida dela e de seus amigos vampiros quando um membro do grupo é morto de forma misteriosa. Tendo sua identidade ameaçada, terão que sair à caça do assassino, e logo se descobrirão em uma disputa contra lobisomens. Será que vampiros tão frágeis poderão vencer uma batalha como esta? Sangue, desejo e instinto vem à tona com uma bala de prata no peito, estopim de uma batalha em busca da identidade.


Reformed vampire - Grupo de apoio ao vampiro é diferente de tudo que eu já li do gênero. E aposto que você também. Foi uma leitura diferente, mas que aos poucos conseguiu me conquistar. O enredo, narrativa e personagens são muito peculiares, o que me fez estranhar em um primeiro momento, mas depois eu me acostumei, e até mesmo me vi envolvida com a história. Bem, vampiros... neste livro eles são tratados de uma forma diferente: eles não têm nenhum poder. A infecção é uma doença, que os deixa cansados, com náuseas e fracos. Além, é claro, da famosa vontade de beber sangue. E, eles não podem com o sol. E podem ser mortos com uma estaca no coração. 

Chega a ser engraçado esse estereótipo, mas acabou me conquistando por ser diferente. Meio que enjoa vampiros fodões, que podem fazer qualquer coisa. Os personagens são pessoas normais, com a diferença de que não envelhecem e vivem eternamente. Mas, percebemos que ser um vampiro não é sinônimo de diversão, pelo contrário, é uma baita droga. O que adianta viver bastante e não poder ter contato direto com outras pessoas e estar sempre doente? Fora as constantes mudanças para não desconfiarem.

É por isso que existe o grupo de apoio ao vampiro, liderado por Ramon, um padre que quer ajudar os necessitados, que nesse caso, são os vampiros. Ele é um homem bondoso, gentil, e nem um pouco preocupado de que eles possam matá-lo. É só não se cortar de nenhuma forma. Nina, uma vampira de 51 anos,  e que foi transformada quando tinha 15 anos, é a integrante mais recente do grupo. Os oito vampiros se reúnem para conversar sobre rotina, convivência com outras pessoas, entre outras coisas que podem ajudá-los a ter uma vida melhor.

Casimir, aquele que infectou Nina, e o resto do grupo - mesmo que de forma indireta -, sempre foi um sujeito estranho e difícil de lidar. Por isso, a preocupação do grupo não foi nem de ter encontrado os restos mortais dele dentro do caixão em sua casa, e sim, perceber que alguém está atrás de vampiros. O caçador pode descobrir quem eles são, e por isso, eles precisam saber primeiro quem é ele. As pistas os levam para um lugar ainda mais inimaginável, e se eles não fossem vampiros, poderiam muito bem duvidar do que descobriram. 

Os personagens são sarcásticos e possuem um humor negro bastante elevado. Além de serem pessoas esquisitas. Temos uma freira de mais oitenta anos, um médico, e até mesmo um gótico... Todos são muito interessantes de conhecer. Mas, como a narrativa é feita por Nina, como se fosse um diário, só sabemos aquilo que ela vê ou lhe contam. 

A leitura é um pouco amarrada no início, pois é um pouco cansativo a introdução, e demora para algo realmente interessante acontecer. Mas, eu gostei bastante do enredo, depois que os perigos foram aumentando, e também a adrenalina de chegar perto de descobrir quem é o caçador, eu consegui me envolver com o livro. 

A obra tem um enredo bastante interessante e divertido. Se você está enjoada do mesmo tipo de história de sempre, no que se refere a vampiros, recomendo esse livro!


6 comentários:

  1. O livro realmente é diferente do que eu já tinha lido antes também. Só não sei se eu iria gostar desse novo "lado" do mundo dos vampiros.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu realmente estou acostumada com vampiros fortes e dono de si mas esse tem uma história bem diferente. Gostei muito da premissa, uma história bem legal é um toque totalmente diferente. Já anotei na lista de livros de leitura.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa
    Adoro livros com vampiros e assim que vi esse livro fiquei super curiosa. Não vou mentir, amo os vampiros fodões, mas adorei o enredo criado nesse livro, além de original é bem diferente do que estamos acostumados. Com toda certeza eu desejo ler, acho que vai ser divertido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa!
    Apesar de achar bem diferente os vampiros criados pela Catherine Jinks - vampiros sem poderes que vivem quase sempre doentes ou com dor... - não me interessei pela trama de Reformed vampire - Grupo de apoio ao vampiro e nem curiosa para descobrir quem é o caçador.. por isso esse é um livro que eu não leria.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Não gostei muito da premissa do livro não não sou muito sobrenatural e já foram tantos os livros sobre vampiros que já perdi o interesse

    ResponderExcluir
  6. Andressa!
    Sou uma eterna apaixonada pelos vampiros e ver que a autora trouxe o tema de uma forma totalmente reestrutura e com vampiros de uma forma que jamais imaginaríamos, me deixou bem cuirosa e com a maior vontade de poder acompanhar a leitura.
    Bom final de semana e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir