segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

[Resenha] O segredo dos goblins

|
Autor: William Alexander
Páginas: 240
Editora: Rocco Jovens Leitores
Série: Os segredos dos goblins, 1
Numa terra onde o teatro foi proibido, um garoto solitário entra para uma trupe teatral de goblins na esperança de encontrar seu irmão desaparecido e acaba embarcando numa aventura que o levará bem mais longe do que ele imaginou. Vencedor do National Book Awards na categoria literatura juvenil, O segredo dos Goblins é uma história de fantasia que tem como pano de fundo o universo mágico e misterioso do teatro. À medida que vai se envolvendo com a arte da representação, entre máscaras que podem esconder ou revelar segredos importantes, o jovem Rownie descobre muito sobre ele mesmo, sobre o irmão e sobre o poder das palavras para moldar o que é real.



O segredo dos goblins é um daqueles livros juvenis que você pega para ler e só larga quando termina a leitura. A trama é muito gostosinha de acompanhar, e como eu amo o gênero, apreciei muito a obra. Eu amei essa capa, representa muito bem a história, e ainda ajudou a minha imaginação no decorrer da leitura. Sempre tento intercalar leituras mais densas com uma obra assim, leve e fácil de se envolver, e foi uma ótima escolha. 

Rownie e Rowan são órfãos, foram adotados por Graba, uma feiticeira, que os vê como netos. Graba tem vários "netos", todos ela usa para seus propósitos, e de vó mesmo não tem nada, já que deixa os meninos e meninas passarem fome. É perigoso passar a perna em Graba, ela tem olhos por todos os cantos, e não vai ficar nem um pouco satisfeita se você fizer algo que ela não pediu. 

Rowan desapareceu certo dia, quando estava atuando - o que é proibido em Zombay -, e desde então Rownie não tem notícias deles. E, aparentemente, outras pessoas querem encontrá-lo. E o garoto não faz ideia do motivo. A cidade é dividida entre norte e sul por um rio, que a qualquer momento pode inundar a cidade. Com vontade própria, o rio precisa ser acalmado. 

Os goblins fazem uma peça teatral na cidade, e Rownie fica deslumbrado. Tanto que acaba entrando para a trupe, o que provoca a ira de Graba, que tem medo que ele acabe se transformando em um goblin. Mas, um dos motivos que fizeram o garoto partir nessa aventura, é procurar o irmão mais velho nas viagens que eles irão fazer.


O teatro na trama é feito através da arte das máscaras, algo difícil e que requer um grande preparo. É fascinante tudo o que o autor desenvolve no livro. As aventuras são intensas, há perigos por toda a parte, e os segredos vão sendo revelados no decorrer da narrativa, e deixando a leitura ainda mais empolgante.

Rownie é um personagem corajoso, e assim como o irmão, possui uma grande habilidade para a atuação. Ele conhece melhor os goblins e percebe que algumas das histórias que contavam sobre eles são apenas mentiras. Mas, o que o leitor não consegue saber, é como eles se transformam e porquê. Eu espero que no segundo livro isso seja explicado, pois fiquei muito curiosa para saber. 

Os goblins são personagens que nos conquistam muito, possuem uma personalidade marcante, e suas histórias nos intrigam. Uma pena que o autor não se aprofundou em cada um deles. O segredo dos goblins tem uma narrativa bastante fluída, é um livro rápido de ler, e bastante divertido.

Se você procura uma história leve e envolvente, essa obra é a mais indicada. Venha descobrir o segredo dos goblins, e entre nessa aventura repleta de magia e mistérios. 

7 comentários:

  1. Não gosto de livros infantis (justamente por serem infantis), mas acho é muito bacana o autor misturar o mundo da fantasia e da aventura com o teatro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Estou precisando de leituras mais leves e jovens para variar um pouco os gêneros que leio, por isso essa recomendação é bem-vinda. Dificilmente leio um livro que aborda o teatro, ainda mais em um livro juvenil. A ideia de O segredo dos goblins é bem interessante e, mesmo sendo uma narrativa simples trás temas bem importantes e sérios. É uma história que une coisas reais com fantasia e, com certeza, prende o leitor. Achei a capa um amor e retrata bem o enredo da trama.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    Quando lançou esse livro eu fiquei babando na capa dele, achei linda. Não sou fã de histórias infantis, mas achei interessante como o autor montou a história do teatro, é um livro que gostaria de ler para meus sobrinhos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vi tanta gente falando bem desse livro Com certeza vou dar uma chance para ele acho que eu vou tentar ler ainda esse ano

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    Sou fã também de livros de fantasia infanto juvenis, porque são leituras descomplicadas e carregadas de aventura e aqui no caso, ainda tem personagens bem escritos, embora o autor não tenha se aprofundado em detalhar mais sobre eles.
    Deve ser uma leitura delícia!
    Bom final de semana e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anderssa!
    Livros juvenis não faz meu estilo de leitura, deve ser por isso que não me interessei pela trama de Os segredos dos goblins nem fiquei curiosa para conhecer a história de Rownie e sua busca pelo irmão desaparecido... por isso, esse é um livro que eu não leria. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que livro interessante. Uma premissa muito boa, me deixou bem curiosa com a trama. Livros desse estilo me encantada e bem legal. Já anotei na minha lista de leitura.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir