quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

[Resenha] Sábado à noite

|
Autora: Babi Dewet
Páginas: 324
Editora: Generale
Série: Sábado à noite, 1
Essa é uma história complicada. Uma história sobre amor e amizade. Uma história sobre jovens descobrindo seu papel no mundo. Amanda é uma adolescente como tantas outras, e ela não tem culpa de ser popular e a menina mais bonita do colégio. Isso simplesmente aconteceu quando ela cresceu. Seu melhor amigo de infância vive se metendo em encrencas com seu grupo bagunceiro e, apesar de serem como irmãos, eles não se falam em público.





Sábado à noite é um livro que eu estava há muito tempo com interesse em ler. Acompanho a Babi Dewet desde o tempo que ela tinha um blog, então fiquei muito animada quando soube que ela iria lançar um livro, e finalmente estou tendo a oportunidade de ler! A obra tem tudo o que eu gosto em uma leitura do gênero: drama adolescente, amizade e romance. Todos esses elementos que nos fazem sentir uma nostalgia danada do nosso tempo de adolescente, e é impossível não se identificar com algo no decorrer da leitura. Eu realmente curti muito a história, e achei muito legal saber que era uma fanfic da banda McFly. 

Na trama temos dois grupos de amigos, um deles com cinco das garotas mais bonitas e populares do colégio: Amanda, Guiga, Maya, Anna e Carol. E o outro, dos desajustados, e bastante impopulares: Bruno, Fred, Daniel, Caio e Rafael. As meninas nem pensam em ser vistas com nenhum deles, e os garotos rebatem a indiferença, apesar de acharem todas muito lindas. Para ajudar, Amanda e Bruno são melhores amigos desde a infância, mas no colégio praticamente não se falam.

Amanda sempre gostou muito de Daniel, porém, Guiga também teve uma queda pelo garoto. E mesmo anos após essa paixonite, Amanda não quer trazer à tona algo que pode destruir sua amizade. E é essa a escolha que ela faz, deixando de fora o garoto que tanto gosta. E, Daniel também gosta muito dela. Por conta de um trabalho de artes os dois precisam ficar mais próximos, e isso pode acabar com o coração dos dois.

Nesse meio tempo, os marotos conseguem que sua banda toque nos bailes de sábado da escola, porém, como o diretor não gosta deles, os meninos usam máscaras para ninguém saber quem eles são. Cada música própria que eles tocam são cheias de sentimentos e falam um pouco sobre suas vidas.

É um drama danado, que se desenrola por muito tempo, e que seria resolvido muito rápido se ela conversasse com sua amiga, ou até mesmo explicasse para Daniel o motivo de não poder ficar com ele, já que o garoto pensa que é porque ela tem vergonha dele.

Tantos personagens nos deixam um pouco confusos no início, mas depois é fácil de se acostumar com cada um deles. Alguns personagens foram mais desenvolvidos e explorados que outros, mas mesmo assim conseguimos nos envolver com todos. Só não gostei muito de Amanda, achei a personagem chata, egoísta e sem noção, como eu disse, se ela parasse com o mimimi tudo poderia ter sido mais simples.

Sábado à noite talvez não fosse ter tanta graça se realmente a personagem principal tivesse aberto a boca e contado sua situação, mas mesmo assim não consegui gostar dela. Mas, tudo indica que talvez ela amadureça um pouco no segundo livro, e eu consiga aturá-la. Tem vários clichês e dramas, mas a leitura consegue nos envolver profundamente. Eu não consegui largar o livro! A futilidade das garotas foi algo que me irritou um pouco, como se a popularidade fosse tudo, ou até mesmo como se falar com certo tipos de pessoas a fariam perder do nada o que conquistaram. Porém, adoro não gostar de certas coisas em algumas leituras, Babi ter feito as personagens desta forma as deu personalidade, de certa maneira. Nem tudo é perfeito, e talvez isso tenha deixado a leitura ainda mais empolgante, mesmo com o sentimento de ódio profundo por elas, rs. Recomendo!

6 comentários:

  1. Eu detesto personagem chata, egoísta e cheia de mimimi como a Amanda, assim como acho um ponto bastante negativo essa futilidade das garotas, mas vou esperar ler sua opinião sobre o segundo volume da série para ver se a protagonista e as outras garotas mudam de atitude e amadurecem para aí então decidir se o lerei ou não essa série, contudo, no momento Sábado à noite não vai para a minha lista de leitura... Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa. Garotas fúteis, me irritam, pois são sem conteúdo e não acrescentam em nada à história. Mas, também é bom ver o possível amadurecimento e mudanças de atitudes, mas é o tipo de livro que eu gosto, que se passa na adolescência!

    ResponderExcluir
  3. Já era para eu ter lido a série da Babie Dewet mas sempre colocava a leitura de lado e acabar fazendo outra coisa acho que uma das minhas metas para 2018 vai ser ler esse livro

    ResponderExcluir
  4. Andressa!
    Sempre leio bons comentários sobre os livro da Babi, mas como são livros mais adolescente e ando dando um tempo nessas leituras, não tive oortunidade de ler nenhum ainda.
    Esperemos que a protagonista amadureça nos próximos livros.
    Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu não tinha conhecido essa obra, mas tem uma premissa muito boa, mostra uma história de romance adolescente é incrível. Gosto muito!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa!
    Já conhecia o livro, e apesar de também gostar do que o enredo contém, eu fico com o pé atrás. As meninas da história parecem bem chatinhas, do tipo que as vezes da "ranço", espero mesmo que a protagonista amadureça e torne a leitura melhor. Gosto bastante da capa e do título, são diferentes até lembra animes!
    Bjs

    ResponderExcluir