quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

[Resenha] As perfeccionistas

|
Autora: Sara Shepard
Páginas: 288
Editora: Rocco Jovens Leitores
Série: As perfeccionistas, 1
Autora da série bestseller Pretty Little Liars, que virou seriado de TV, Sara Shepard apresenta uma nova trama envolvendo cinco garotas e um crime em As perfeccionistas, primeiro de uma duologia. Desta vez, o cenário da trama é Beacon Heights, Washington, onde Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker frequentam o último ano do ensino médio. Enquanto planejam seu futuro e lidam com suas próprias questões pessoais e familiares, algumas nem um pouco louváveis, as cinco descobrem algo em comum: todas elas odeiam o mesmo garoto, o rico e convencido Nolan. E arquitetam um plano de assassinato perfeito. Mas quando Nolan aparece morto exatamente do jeito que elas haviam imaginado, Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker precisarão provar que não são culpadas, enquanto suas vidas – e seus segredos – desmoronam ao redor.


As perfeccionistas, da Sara Shepard - autora de Pretty Little Liars -, é o primeiro livro de uma duologia, e assim como a famosa série da autora, tem uma trama cheia de segredos, mistérios e assassinatos. O plot pode ser bastante conhecido, e talvez quem não gostou de PLL, ou até mesmo gostou, mas quer algo diferente, deteste saber disso. Porém, essa duologia já é melhor por motivos de: são apenas dois livros, não vamos ser muito enrolados pela autora para ter respostas. Que beleza, hein? E, o desenvolvimento e a maneira que ela introduz as personagens no foco principal, que é o assassinato, é bem mais interessante. 

Ava, Parker, Caitlin, Mackenzie, e Julie estudam em Beacon Heights, uma escola em que todos tentam ser o aluno perfeito. As garotas não têm nada em comum, até o dia em que um trabalho em grupo na aula de cinema coloca em perspectiva uma coisa: todas sofreram de algum modo nas mãos de Nolan, um garoto rico, popular e que adora praticar bullying contra os outros. É então que surge um plano para pregar uma peça nele. 

Em uma festa, as meninas colocam em prática o plano, mas o que era para ser uma vingança leve, acaba se transformando em algo muito maior. Nolan é encontrado morto, e as meninas têm certeza de que não foram elas. Alguém se aproveitou do que elas fizeram, e agora elas poderão ser consideradas culpadas.

Eu gostei muito da leitura, consegui ler em um dia, porque simplesmente era impossível largar o livro. A autora colocou cinco personagens que não são amigas, e desenvolveu cada drama individualmente, levando-as a ter algo em comum e que iria mudar suas vidas. O foco principal não fica apenas em descobrir quem é o assassino, e isso é muito bom para poder entender melhor cada uma das garotas e seus motivos para a vingança.


No início eu achei que ia me perder com tanto personagem, mas a cada história, foi ficando mais fácil relacionar cada garota. Eu realmente gostei de conhecer elas individualmente, e saber como Nolan afetou a vida de cada uma. Todas me cativaram de alguma forma, seja pela personalidade ou por ter uma história de vida triste. E o pior de tudo, é que por elas não serem amigas, não podiam absolutamente do nada formarem um grupinho, o que seria muito suspeito, e deixou o enredo ainda mais cheio de mistério e encontros às escondidas.

A autora nos mostra que muitas vezes mostramos ao outros aquilo que não somos. E outras vezes julgamos uma pessoa pelo que ela não é. As perfeccionistas é um livro que fala sombre bullying, ambição, assédio, inveja... questões que deixaram a leitura ainda mais marcante. O final é daqueles que quer matar o leitor do coração, só pode. Preciso urgentemente da continuação, sério! 

Se você procura uma leitura fácil de se envolver, com bastante mistério, e que você precise descobrir quem é o culpado, mas sem aquela complexidade de um romance policial, e com muito drama adolescente, essa duologia é a indicada. Eu amei o livro, e espero gostar do desfecho.

7 comentários:

  1. Eu gostei muito da capa; não conheço a escrita da Sara e confesso que não me chamou muita atenção.
    Não sou fã de histórias com assassinatos e mistérios.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros que se passam no colegial, ainda mais quando os mistérios giram em torno de patricinhas fúteis e mimadas, apesar de dá raiva por elas serem assim. Acho que essa duologia lembra um pouco a outra série de livros da autora, né? O lugar, assassinato, mistério e tal.

    ResponderExcluir
  3. Andressa!
    Ando em fase de não ler muitos livros onde o ambiente é estudantil, entretanto, o fato de haver um assassinato como as garotas planejaram e a partir daí elas se tornarem amigas, me deixou bem intrigada e com vontade de ler.
    Além de aboradar temas imporatantes como o bullying...
    Não li a outra série da autora, mas como falou, esse são apenas dois, né?
    Bom final de semana e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa!
    Não dá para mentir que é bem uma cópia de PLL né? Mas isso não me incomoda já que sou apaixonada pela série (de TV, a dos livros acho mto enrolada). Gosto dos temas que a autora trata, são bem pesados na escrita dela, mas são coisas que as vezes vemos no dia a dia e não prestamos atenção! Espero mesmo que seja só uma duologia, assim na descobrimos os segredos logo, rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ola!
    Um livro livro misterioso me deixou em curiosa. Eu já tinha visto esse livro mas não li nada sobre. Gostei muito da resenha, tem uma premissa muito ótima, gostei muito.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andressa!
    Geralmente não leio livros com tantos personagens pois sempre acabo me perdendo, por isso fiquei contente em saber que isso não aconteceu com você pois fiquei bem interessada em As perfeccionistas, bem curiosa para descobrir quem matou o Nolan... Contudo, vou esperar o lançamento do segundo livro para iniciar a leitura dessa duologia pois quando se trata de séries prefiro ter todos os volumes ao alcance de minhas mãos antes de iniciar a leitura.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Eu vou rezar muito para esse livro ao invés de virar uma duologia vire uma série feito Pretty Little Liars

    ResponderExcluir