domingo, 24 de dezembro de 2017

[Resenha] Criaturas & criadores - Histórias para dias de terror

|
Autores: Carolina Munhóz, Frini Georgakopoulos, Raphael Draccon e Raphael Montes
Páginas: 248
Editora: Record
Clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros, para noites de sustos, terror e gritos. Quatro dos mais populares autores contemporâneas brasileiros, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes se uniram para reinventar os contos de terror clássicos. Frankenstein vive, e está numa favela do Rio. Rumores indicam que Drácula pode ser o dono de uma nova e badalada boate. Numa faculdade de artes, há uma lenda que diz que um fantasma ajuda belas jovens a cantar num teatro abandonado. Um mistério ronda a vida de um dentista e pai de família que está prestes a descobrir seu lado mais monstruoso. Quatro clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros para noites de sustos, terror e gritos.



Eu recebi de ação do Grupo Editorial Record o lançamento Criaturas & criadores - Histórias para dias de terror, uma obra que reúne quatro autores brasileiros para recriar clássicos contos de terror. Eu adooooro contos, mas gostei ainda mais de saber que o tema era terror, li poucos livros do gênero com esse tema, e confesso que o que também me empolgou mais ainda foi saber quem eram os autores. Draccon e Montes eu já conheço a escrita dos dois, então sabia que iria gostar de suas histórias. E, Munhóz e Georgakopoulos, esse livro foi o meu primeiro contato com elas, e o qual eu gostei muito também.

O primeiro conto é do Raphael Draccon, A criatura é uma história que consegue arrepiar o leitor pela narrativa tão marcante e descrições tão assustadoras. Uma youtuber entrevista o cirurgião Victor, para descobrir o que aconteceu com um dos mais famosos traficantes do Rio de Janeiro, que também era seu melhor amigo. Conforme conhecemos melhor Victor, percebemos que ele criou um monstro capaz de aterrorizar até mesmo soldados muito bem treinados.


Depois temos Conde de Ville, da Carolina Munhóz, onde uma escritora de histórias de terror está com bloqueio criativo. Até que ela conhece Vlad, dono de uma casa noturna que seu namorado está trabalhando. Sua imaginação a confunde, ela não sabe o que é real ou não. Será que ele é realmente um vampiro? E qual é o motivo da atração que um sente pelo outro? Esse conto é igualmente marcante e horripilante.

Frini Georgakopoulos é quem escreve Por trás da máscara, uma história de uma estudante que depois de passar por um drama muito grande em sua vida, precisa se dedicar à faculdade. Após descobrir uma lenda que rola pelo campus, a garota decide cantar para o famoso fantasma de um professor que morreu em um acidente. E o mais incrível é que ela não esperava que ele ia realmente lhe ajudar, muito menos que fosse verdade.


Por último, Raphael Montes nos presenteia com uma história de revirar o estômago, e eu sinceramente não esperava nada diferente disso. O sorriso do homem mau nos mostra que nem sempre os monstros são aqueles que conhecemos das histórias. Um pai de família irá mudar nossa percepção sobre o que, e quem, temer. Com descrições muito detalhadas, e um enredo angustiante, esse acabou sendo o meu conto preferido do livro todo.

Criaturas & criadores é o segundo livro de contos que eu leio em que eu gosto de todas as histórias. Eu realmente curti cada uma delas, e adorei que o tema foi bem representado pelos autores. Foi uma leitura marcante e bastante fluída. Queria poder ler mais de cada uma das histórias. A edição está muito linda, é em capa dura, e os detalhes são metalizados. O livro está absurdamente lindo. Recomendo!

6 comentários:

  1. Bom, não conheço a escrita de nenhum dos autores, mas já vi muitos elogios a eles. Gosto um pouco de contos, mas não de terror, pois me dá medo... 😕

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Não conheço a escrita dos autores, mas pelos elogios já percebi que eles prendem o leitor com suas narrativas. O conto que mais me prendeu em sua resenha foi "Por trás da máscara", diferente e interessante. Os outros também parecem bons, gostei do livro, e olha que não sou de curtir contos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Andressa!
    Só pelos autores já dava para saber que os contos seriam ótimos.
    Já tive oportunidade de ler cada um deles, embora a Frini o livro dela era falando sobre fãs, acredito que é uma oportunidade de conhecer o lado dela de terror.
    Uma semaninha abençoada na paz do Senhor !
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não sou muito de ler contos mas esse me deixou bem curiosa sobre os contos, alguns têm misterio e suspense no ar. Gostei muito!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Oi, Andressa!
    Eu amo contos mas terror não faz o meu estilo de leitura, não curto histórias de arrepiar, por isso nenhum dos quatro contos me chamaram a atenção e consequentemente eu não leria Criaturas & criadores, mas eu amei essa edição de capa dura, tá muito linda!

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro releituras de outras obras amo quando é voltada mais para monte de fadas Mas adoro também releitura de obras clássicas pretendo ler esse livro ainda no começo de 2018 e quero muito ler o conto do Raphael Montes

    ResponderExcluir