terça-feira, 12 de dezembro de 2017

[Resenha] Garotos de lugar nenhum

|
Autora: Elise McCredie
Páginas: 296
Editora: Rocco Jovens Leitores
Já imaginou retornar para casa depois de uma excursão da escola e descobrir que ninguém se lembra de você? Que sua existência simplesmente foi apagada, como se você nunca tivesse nascido? Parece um pesadelo, mas é o que acontece com Felix, Andy, Sam e Jake em Garotos de lugar nenhum, versão em romance da primeira temporada do famoso seriado de TV australiano Nowhere boys. Depois de passarem uma assustadora noite de tempestade perdidos na floresta durante o que seria um passeio rotineiro a um parque nacional da região, os meninos finalmente conseguem retornar para casa. Mas, estranhamente, ninguém os reconhece, nem mesmo seus familiares. Presos em um universo paralelo onde eles não existem para o mundo a sua volta, os quatro tentam entender o que aconteceu quando percebem que uma força das trevas está à solta. E precisam lutar para restaurar as coisas, antes que ela os destrua de uma vez por todas.


Garotos de lugar nenhum, de Elise McCredie, é um livro baseado na série de TV australiana Nowhere boys. Eu confesso que até então eu desconhecia desse seriado, mas após finalizar a leitura, fiquei com muita vontade de conferir. E agora estou viciada, é realmente muito bom, e como o livro foi baseado na série, e não o contrário, é tudo muito fiel, amém! A trama é muito intrigante, e a autora soube desenvolver bem uma história já existente. Outro elemento que me chamou a atenção no enredo é a parte sobrenatural, deu um algo a mais na leitura, e deu um ritmo cheio de mistério e suspense.

Em uma excursão escolar quatro garotos se perdem na floresta. Depois de uma terrível tempestade, fome e uma noite muito mal dormida, eles enfim conseguem achar alguém que mora ali perto e os leva de volta a cidade. Andy, Sam, Felix e Jake são totalmente diferentes entre si, e não podem nem se considerar conhecidos, já que são de "turmas" tão opostas. Mesmo após esse episódio eles não fazem nenhuma questão de manter contato, assim, cada um segue seu caminho de volta para casa.

Mas, acontece que no fim eles têm, sim, algo em comum: ninguém lembra deles. É como se eles não existissem. Cada um dos garotos descobre da pior maneira possível que suas famílias não sabem quem eles são. É quando eles percebem que precisam se unir para descobrir o que está acontecendo. Andy, o nerd do grupo, tem as mais diversas teorias, desde um surto de amnésia na cidade inteira até um buraco de minhoca. Mas, percebemos que tudo é muito mais apavorante ainda, e Felix parece saber melhor o que pode ter acontecido, e que ele é o culpado por tudo.

É incrível acompanhar não só a busca dos garotos por uma solução, mas também o amadurecimento de todos eles como pessoas. Andy é o nerd, Felix o gótico, Jake o atleta briguento e Sam o skatista malandro. Esse conjunto não combina nem um pouco, e eles sabem disso. Jake até mesmo já praticou bullying contra Felix. Então ver esses meninos unidos e realmente se conhecendo, é muito interessante. E eles não conhecem apenas uns aos outros. Eles também conseguem fazer uma reflexão sobre si próprios e suas famílias. 

Essa aventura é cheia de perigos, mas também de amizades inesperadas. É muito legal o que surge entre eles, e deixa o leitor na dúvida se é algo que permanecerá quando, e caso, eles consigam reverter essa situação. A parte sobrenatural é bem desenvolvida, e no decorrer da trama, vai se apresentando de forma ainda mais intensa. Eu gostei bastante da história.


Os personagens possuem personalidades diferentes e marcantes. Até mesmo os personagens secundários são cativantes. Eu adorei a avó de Andy, que é bem louca, mas muito carinhosa. A mãe de Jake é uma guerreira, trabalha em dois empregos para sustentar o filho. E a relação entre eles é muito bonita. 

Garotos de lugar nenhum tem uma leitura muito fluída. A trama é daquele tipo que não te deixa desgrudar até ter respostas, ou até chegar o final do livro. Os capítulos são alternados entre cada um dos garotos, então conseguimos entender e conhecer melhor cada um deles. Andy é o meu personagem favorito do livro, eu adorei seu jeito falante e as mil coisas que ele sabe sobre tudo. O menino é uma enciclopédia ambulante! 

Se você procura uma leitura marcante, daquelas que te pegam de jeito, mas que ao mesmo tempo não seja muito complexa, essa obra é a indicada. A história é leve, intrigante e cheia de situações divertidas. Recomendo mesmo! E depois dê uma olhada no seriado, tem no Netflix, e o sotaque deles é muito amorzinho!

6 comentários:

  1. Olá! Deve ser interessante acompanhar a jornada desses garotos que nem mesmo eram amigos e que de repente, se unem para descobrir esse mistério que gira em torno deles, né? Não sou curto mistério e o sobrenatural juntos, mas o livro deve ser bom, principalmente por tentar-mos descobrir esse mistério.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não tinha conhecimento desse livro mas vejo que a história realmente é interessante. Uma premissa bastante boa com um mistério e suspense no ar. Gostei muito da combinação dos personagens mesmo não sendo algo normal mas ali aprendemos algo de não se engana pelas aparecia né. Gostei bastante!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    Já havia lido resenha do livro, e assim que terminei coloquei nos desejados. Achei o enredo bem original e a história do tipo que te prende, tô tão curiosa para conhecer os personagens e entender o que aconteceu para eles serem esquecidos.
    Vou procurar o seriado também, adorei a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andressa!
    Gosto de mistério e suspense mas a parte sobrenatural me deixou bem intrigada, mas pelos seus acredito que as diferentes personalidades dos personagens principais - Andy, Sam, Felix e Jake - é o ponto forte do livro, né?!... Gostei, e já adicionei Garotos de lugar nenhum na minha lista de leitura, histórias leves e que não é complexa é bem o meu estilo de leitura.
    Abraços, valeu pela dica

    ResponderExcluir
  5. A capa me lembrou muito stranger things o poster da primeira temporada mas achei a previsão do livro bem interessante vou colocar ele para as minhas leituras de Janeiro

    ResponderExcluir
  6. Andressa!
    Gosto de livros de fantasia no estilo, onde tem outras dimensões e os personagens podem confrontar sua vida antiga com o novo lugr em que estão, gosto também de todo o vlima de mistério que permea a trama.
    Pena que algumas questões ficaram sem resposta, mas pelo jeito, teremos mesmo um novo volume.
    Bom final de semana e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir