quinta-feira, 26 de outubro de 2017

[Resenha] Wild cards: O começo de tudo

|
Autor: George R. R. Martin
Páginas: 480
Editora: Leya
Série: Wild cards, 1
Com início das publicações em 1987 e chamado pelos fãs de romance-mosaico, a série Wild Cards volta a 1945 para contar a saga dos seres atingidos pelo xenovírus Takis-A, o vírus da Carta Selvagem. A Segunda Guerra Mundial acabou e o mundo começava a se preparar para a reconstrução, até que uma nave espacial um tanto estranha cai na Terra, e um ser alienígena tão excêntrico quanto seu veículo começa a anunciar que estamos em perigo, que um vírus - que ele não sabe ao certo o que pode causar aos humanos - caiu na Terra. Mas era tarde demais... O vírus se espalha no céu de Nova York e aos poucos começa a contaminar o resto do mundo. No começo ninguém sabia se era uma bomba química ou atômica, até que as primeiras pessoas começaram a morrer ou se transformaram em seres bizarros ou extremamente poderosos. O vírus ficou conhecido com carta selvagem, afinal, como num jogo de baralho, nunca se sabia qual carta ou qual mutação no caso poderia tirar.

A série Wild cards já foi publicada aqui no Brasil até o oitavo volume, e eu fui iniciar a leitura apenas agora, pois é. Eu confesso que sempre tive vontade de ler essa série, tanto por ter George Martin como grande referência quanto pela trama no estilo heróis e vilões. No entanto, logo que surgiu o primeiro livro por aqui, as críticas foram bem negativas. Muita gente que eu conheço não gostou nem um pouco da obra, então eu dei uma desanimada e resolvi esperar um pouco - anos - para me aventurar nessa história. E bem, depois de tanto tempo, consegui iniciar a leitura sem me preocupar com tudo o que eu já havia lido. 

Um dos principais fatores que reclamaram foi o fato de o livro ser de contos. E isso acabou sendo algo que não me incomodou nem um pouco. Wild cards é diferente de um livro realmente de contos, tanto que ele é denominado um romance-mosaico, pois os contos complementam um ao outro dando continuidade na trama, e até mesmo utilizando personagens que outros autores trouxeram para a história. E, apesar de ser escrito por diversos autores, eu não consegui perceber em nenhum momento uma quebra na cronologia ou no ritmo da trama. Há contos que são mais bem elaborados, e outros são mais maçantes, mas todos conseguem explorar bem o enredo principal.

O começo de tudo inicia com o final da Segunda Guerra Mundial. Uma nave alienígena pousa na Terra, e muda tudo o que conhecemos. Ela carrega uma arma biológica que acaba caindo nas mãos erradas. O vírus apelidado de carta selvagem é liberado na atmosfera e mata uma grande parte da população. E outras pessoas acabam sofrendo mutações, onde ganham poderes. Conhecemos os dois principais tipos de mutantes: curingas, pessoas que ficaram deformadas e ases, pessoas que ganharam poderes únicos e que são vistos como heróis.

O mundo está um caos, as pessoas estão assustadas. Primeiro precisaram lidar com os nazistas. Anos depois com os comunistas. Até que chega um ponto em que ninguém mais tolera essas pessoas mutantes. Ases são perseguidos, curingas são ainda mais discriminados. É uma luta interminável, onde o ser humano se vê acuado em relação aos mutantes. 

A trama é extremamente interessante e muito rica. Anos se passam dentro da narrativa, e percebemos que pouca coisa muda. Muitos usam os poderes para o mal. As pessoas em geral são contrárias ao diferente. E, há aqueles que tentam usar seu poder para ajudar. Há bastante política no livro, o que pode deixar a leitura mais cansativa para alguns.

Eu gostei bastante do enredo. A primeira parte do livro me deixou bastante empolgada, mas na metade do livro eu fiquei um pouco entediada, e acabou se arrastando a leitura. Só no final que consegui me envolver novamente na história. Apesar de ter achado a leitura cansativa em algumas partes, foi uma obra que eu adorei ler, e vai ser uma série que eu vou acompanhar, com certeza. O começo de tudo tem diversos personagens, muitos durante a narrativa são mortos ou esquecidos, mas, apesar disso, conseguimos nos apegar com alguns. 

Já estou com o segundo volume na estante e estou extremamente curiosa para iniciar a leitura. Se você gosta de todos os elementos inseridos nessa história, você com certeza irá gostar da obra. A capa é muito bonita, e a edição tem folhas amareladas.

10 comentários:


  1. Já li até o terceiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, e gostei muito dos livros, só não li os demais por falta de tempo, então gosto muito dos livros de George R. R. Martin.
    Eu acho que não me incomodaria Wild Cards ser um livro de contos, pois adoro livros de contos, e esta série aparenta ser muito boa, sem dúvidas eu leria Wild cards: O começo de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Já li As crônicas de gelo e fogo do autor, fiquei um pouco perdida no começo com a leitura mas depois virei super fã da escrita do autor.
    Já tinha visto esse livro mas ainda não tinha parado para ver sobre o que era a historia e lendo a resenha gostei muito, o livro me surpreendeu positivamente e se tiver oportunidade quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa.
    Fico feliz com o fato de que enfim deu uma chance ao livro.
    Tem vários que não li ainda por cauda das críticas que ele recebeu após o lançamento, mas agora sei que nem sempre o que os outros acham, será algo que vai ser ruim para você.
    Eu não sou muito ligada a contos não, porém adoro livros que se passam no período da Segunda Guerra Mundial, por isso sim, quero muito ler a série, achei uma pena o fato de que o livro teve uma narrativa um pouco arrastada para você, mas infelizmente acontece.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de contos. Apesar desse livro ser diferente dos contos que costumo ler,esse não é exatamente o problema.Mas sim a história mesmo.
    Não sei se vou gostar tanto do enredo... Mas só lendo mesmo para ter uma ideia do que esperar.
    É sempre bom ter experiências novas. Muitas vezes achamos que não vamos curtir tanto,e temos uma boa surpresa.;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa!
    Nunca li nada do George R.R. Martin, e confesso que nunca tive vontade. Como você disse, muita gente não gostou das obras, fora que é uma série enorme e pelo visto bem extensa.
    Não gostei por ser de contos, não gostei do tema, e não me prendeu as resenhas que li dos livros da série, espero acompanhar suas resenhas e que você continue empolgada com a leitura! Essa eu deixo passar.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Não conheço essa série, e não li nada do autor.
    Interessante que seja uma série e que sejam contos, também não li nada desse estilo.
    Mas confesso que não tenho muito interesse nesse estilo.
    Mas gostei da resenha, e que bom que no geral tenha gostado da leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros desse autor, porém falam que a escrita dele é muito boa.
    Não tinha ouvido falar dessa série e confesso que gostei bastante da sinopse, mas saber que é de contos me deixou com um pé atrás.
    Não sou muito chegada com esse tipo de narrativa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Andressa!
    Infelizmente alguns leitores se incomodam quando uma leitura foge um pouco da zona de conforto a que estão acostumados e acredito que seja o caso aqui, onde o autor (fabuloso) constrói um grande mosaico através dos contos que vão se interligando e tornando os heróis ainda mais evidentes e com grande ação.
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não tive a oportunidade de ler os livros desse autor, já que é muito famoso por livros de histórias magníficas. Eu gostei desse livro, apesar de ser conto tem a forma de envolve o leitor até o final. Eu espero por ler em breve.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa,
    Já ouço falara desses livros há um tempo, mas ainda não iniciei as leituras. Minha maior curiosidade para lê-los se deve ao fato de George R.R. Martin estar envolvido, pois tenho muita curiosidade em conhecer sua escrita. O livro ser de contos pode incomodar quem não é acostumado a este tipo de narrativa, mas achei interessante que as histórias se complementem. O estopim inicial da trama é bem interessante e consegue deixar um gancho muito bom para que os contos sejam criados e, como todo livro de contos, não é surpresa que alguns são mais empolgantes que outros. Espero ler logo os livros, mas com uma lista de leituras tão grande é difícil conseguir priorizar algumas obras.

    ResponderExcluir