quarta-feira, 18 de outubro de 2017

[Resenha] Sementes de outono

|
Autor: Blair F. Carvalho
Páginas: 192
Editora: Pandorga
Depois de completar um curso teórico em busca de seu brevê de piloto de avião, Laurent se viu envolto em um grave acidente, ocorrido em seu primeiro voo prático. Esse infortúnio o levou a meses de internação e outros tantos na recuperação de sua memória. Como num passe de mágica, ao sair pela última vez do prédio de seu analista, se defrontou com uma colega do Ensino Médio, Glória — na verdade, uma paixão platônica que ele escondera dentro de si a sete chaves. Coisa parecida também ela guardava somente para si, o que os levou a se interessarem profundamente um pelo outro. Desse encontro nasceu um grande amor que, embora fervoroso, foi bruscamente interrompido durante quase dois anos. Quando, enfim, se possibilitou o rompimento das amarras, o primeiro obstáculo se efetivou, iniciando uma busca infindável por mais de dois outros anos pelo paradeiro de Laurent. Mas, quando tudo começa a ficar indefinido, o destino conspira, aumentando as possibilidades de um desfecho inimaginável para ele.


Eu recebi Sementes de outono da Pandorga de surpresa. Era um dos lançamentos do mês, e após ler a sinopse eu havia ficado bastante interessada na trama. E por o livro ser tão curtinho, fiquei ainda mais animada para iniciar a leitura. Então, resolvi colocar na pilha de leitura de setembro. E bom, ainda bem que o livro era curto, senão minha decepção seria maior. Eu só não abandonei a leitura porque eu odeio fazer esse tipo de coisa. Em toda a minha vida de leitora eu só abandonei dois livros. Pois é. 

Eu não consegui me conectar com a história, e nem é por ter clichês, eu adoro livros assim... Infelizmente foi tudo muito previsível, mas em um nível absurdo e com diálogos e situações completamente sem noção. O pior de tudo é saber que a história tinha tudo para agradar. A mensagem que o autor tenta passar é bastante comovente, mas as situações são muito forçadas e me fizerem não gostar do enredo como um todo. Nem os personagens conseguiram me envolver.

Laurent tem muita vontade de aprender a pilotar aviões. Então, pede que seu amigo Ricardo o ensine na prática, já que pela teoria ele já passou. Porém, em seu primeiro voo prático, um terrível acidente acontece. Ele fica em estado grave e passa meses no hospital se recuperando. Ainda por cima, ele perde a memória. Algum tempo depois ao sair de seu analista ele reencontra uma paixão antiga - e platônica -, Glória. O destino acaba os unindo, mas por conta de alguns obstáculos, ele e Glória acabam separados por alguns anos. 

Tudo na trama acontece muito rápido. E por isso, algumas situações ficaram meio sem sentido. O romance agrada um pouco, é muito bonito o que um sente pelo outro, mas o autor criou um obstáculo muito irreal para a história. As atitudes de Glória são um pouco forçadas e imaturas. E Laurent aceita essa separação de maneira muito fácil. Cadê o tal amor?

Eu realmente esperava mais da história, e fiquei chateada por não ter me envolvido o suficiente com o livro. Sementes de outono tem uma proposta interessante, mas poderia ter sido desenvolvida de uma forma mais real e emocionante.

11 comentários:

  1. Tão chato quando um livro nos decepciona... Foram poucos os que abandonei, uns 3 mais ou menos, se o livro não me agradar vou forçando até o fim.
    É necessário que os autores desenvolvam a história e os personagens, não tem necessidade de livro curto. Ou pelo menos feche tudo o que iniciou de uma forma legal, sem deixar pontas soltas ou correr com a história. Livros assim realmente decepcionam.
    Bom saber desse livro, já sei que não vou ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Eu adoro clichês e é difícil ver um que não funcione, por isso é uma pena que Sementes de Outono não tenha sido uma boa leitura. Todos os elementos para que a história desse certo estão na trama, mas talvez o autor tenha se perdido durante a construção. Sei que muito do que acontece nos livros são situações que não iremos passar na vida real, mas quando uma história vem cheia de acontecimentos muito fictícios e absurdos fica difícil do leitor se conectar com os personagens e com a trama.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que já deixei de ler alguns livros por não conseguir sentir as emoções dos personagens... E é bem ruim quando isso acontece!
    Principalmente quando o enredo tinha tudo para dar certo.
    Até mesmo um livro curto,se torna "enorme" quando não curtimos tanto .
    E muitas vezes os diálogos são tão bobinhos(não sei se foi o caso),que decepciona.

    Uma pena!

    ResponderExcluir
  4. Odeio decepções! A sinopse pareceu até bacana, mas a sua resenha prova que o livro não foi escrito muito bem!
    Pena quei sso tenha acontecido e que as coisas dele tenham sido rápidas demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi..
    É uma pena que o livro foi uma decepção para você e concordo que o livro traz uma proposta interessante, eu estou um pouco saturada em relação aos clichês, mas ainda assim confesso que tenho curiosidade de ler, espero muito que minha experiência seja mais positiva que a sua.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ok, fiquei um pouco sem entender a trama do livro. A premissa realmente mostrou ser bem interessante e também a sua resenha me deixou bem receosa sobre esse livro, eu agora não sei se leria mas algum dia eu queira algo leve né.

    Meu Blog: https://tempoliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Uma pena que o livro não tenha sido tão bom assim para você, é realmente chato quando não conseguimos nos envolver com a trama.
    Eu passaria a leitura, por ter muitos clichês e serem tão previsíveis assim.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa!
    Que pena, livros curtinhos costumam e românticos costumam ser bem gostosos de ler.
    Situações forçadas em romances são um saco e deixam a leitura muito arrastada, eu já não tinha me interessado tanto pelo livro, agora realmente vou deixar passar. Uma pena, a sinopse estava tão linda ...
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia este livro, achei a capa dele muito bonita.
    Uma pena que apesar do livro ser curto, você pensou em abandonar ele, eu acho que também acabaria não gostando da história deste livro, por que apesar de gostar de livros de romance não gosto de histórias muito previsíveis e com diálogos e situações sem noção. Não pretendo ler este livro.

    ResponderExcluir
  10. Andressa!
    Acredito que é uma das poucas vezes que vi você não gostar de um livro e por isso, deve mesmo ser terrível...
    Sou como você, mesmo que o livro seja previsível, não traga tanta empolgação tenha algumas coisas irreais de se ler, ou seja, seja um livro ruim, não abandono, leio até o final para poder analisá-lo...
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro me lembrou muito os livros de banca Sabrina, Julia, etc e que eu gostava muito. Para mim essa història é mamão com açucar e como curto livros assim, com certeza vou ler.

    ResponderExcluir