sábado, 28 de outubro de 2017

[Resenha] Apocalipse - A verdade final

|
Autor: Luiz Afonso Caprilhone Erbano
Páginas: 202
Editora: Inverso
Apocalipse A Verdade Final trata da eterna luta entre o Bem e o Mal, inspirado no conceito bíblico do Apocalipse transportado para os dias atuais, com personagens hodiernos baseados em figuras clássicas do cristianismo. As vidas dos personagens centrais se desenrolam de acordo com o destino selado de cada um até o inevitável encontro, no qual apenas um lado poderá sair vencedor.








Apocalipse - A verdade final, do escritor Luiz Afonso  Caprilhone Erbano, foi um livro que me interessou por conta do tema. Solicitei para a editora Inverso a obra, e coincidentemente, acabei lendo no mesmo mês o livro Os quatro cavaleiros - que também é sobre o apocalipse -, porém, ambas as obras são bastante diferentes uma da outra. Esse é um tema com bastante a explorar, e Luiz Afonso resolveu focar mais na parte religiosa, e não tanto na 'fantasia', como fez Veronica Rossi ao inserir em um enredo original os cavaleiros do apocalipse. 

A trama nos lembra bastante aqueles filmes em que a criança é o anticristo, e é exatamente isso que temos na história. Um bebê certo dia é deixado na porta de uma paróquia. Frei Irineu encontra a criança, e mesmo após ela ser adotada, continua presente em sua vida. O Frei é quem ensina ao menino sobre religião. E também quem passa a fazer parte do plano principal que vai se desenrolar com os anos.

Percebemos que conforme a criança cresce, passa a ter atitudes um pouco suspeitas. E ao mesmo tempo que vemos o amadurecimento do garoto, conhecemos outros personagens importantes para a trama. Um deles é John, também religioso, e que terá um papel importante na luta do Bem contra o Mal.

A trama é bastante dinâmica, mas em alguns momentos eu achei que poderia ter sido menos corrido. Algumas situações poderiam ter sido mais exploradas e explicadas. Mas, fora isso, é uma obra com uma história bastante envolvente. O livro tem um pouco de Dan Brown com conspirações e tudo mais. 

O livro é bem curto, mas consegue envolver rapidamente com uma história meio sombria e com o perigo iminente. A batalha entre os dois lados - Bem e Mal - não é nada muito épico. Mas, é bacana acompanhar o desenvolvimento de cada um, e seu posicionamento em relação à humanidade.

Esse é um livro bom para passar o tempo. Ele não tem nada de incrível, mas é bem escrito e fácil de se envolver.

10 comentários:

  1. Nunca li nada desse gênero.
    Não gosto muito dessas tramas religiosas. Confesso que tenho um pouco de medo.
    Mas acho que é uma boa para quem curte esses temas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. O que mais me deixou interessada em ler o livro,foi o fato de ter nos contado que a história tem alguma semelhança,mesmo que pequena com os livros de Dan Brown .
    Gosto do gênero!
    E quanto a "pegada" mais religiosa,se assemelha também com os livros do autor Dan Brown.
    Confesso que gosto mais quando puxa para o lado da fantasia. Mas com certeza fiquei curiosa em conhecer esse livro. :)

    Boa dica!

    ResponderExcluir
  3. A capa está maravilhosa!
    Já a leitura não é muito o gênero que eu gosto, eu fujo de livros com esse estilo.
    Mas foi bom saber um pouquinho mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Andressa!
    A eterna batalha entre o bem e o mal, adoro!
    Principalmente quando vem com toda mitologia do anticristo que apesar de ser um tema batido, sempre traz algum conhecimento a mais ou uma visão diferenciada.
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. A premissa parece ser bem interessante, porém não sei se é uma leitura que eu faria.
    É aquela leitura curta, que nos tira da nossa zona de conforto.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu nao conhecia esse livro, mas gostei muito de ler a resenha. A história é super interessante, apesar de ser apenas um livro curto podemos percebe de como a história é envolvente. A premissa é muito boa e estou desejando ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa.
    Fico feliz que essa foi uma boa leitura para você, essa a primeira vez que vejo falar do livro e confesso que achei bem interessante, principalmente por esse enfoque no quesito mais religioso, ante a coisa toda do anti-cristo, mas enfim, achei uma pena o fato de que teve a impressão que o livro tem partes muito corridas, infelizmente acontece né.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho curiosidade em ler este livro, que bom que a história é bem envolvente, e que apesar deste livro ser curto ele consegue envolver o leitor na história, parece ser um livro bom, quem sabe futuramente eu leia Apocalipse - A verdade final.

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa,
    Realmente o tema tem muita coisa a ser explorada. Histórias com Apocalipse sempre me chamaram atenção, tanto sendo voltado para uma parte mais de ficção quanto para a parte religiosa. Uma criança apresentar comportamento suspeito chama atenção e assusta também, pois não se espera ver o mal vindo de uma fonte de pura inocência. Se o livro lembra as histórias de Dan Brown e filmes que fala do anticristo, acho que pode ser uma leitura que irei apreciar.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa!
    O enredo parece interessante, mas como já fico com o pé atrás no tema, e você mencionou que poderia ser menos corrido em algumas partes eu vou deixar passar. É a primeira vez que leio uma resenha do livro, e ele desde a sinopse infelizmente não me agradou, a única coisa que gostei bastante foi a capa,confesso que compraria só por ela, rs!

    ResponderExcluir