sábado, 21 de outubro de 2017

[Resenha] Dentista sinistra

|
Autor: David Walliams
Páginas: 384
Editora: Intrínseca
Alfie é um menino de 12 anos que tem pavor de dentista. Ele tem tanto medo que há seis anos não pisa em um consultório dentário, desde que sofreu um grande trauma ao arrancar um dente. Quando uma nova dentista chega à cidade, Alfie percebe que há algo sinistro em torno dela. Ele e a amiga Gaby resolvem dar uma de detetives, a fim de descobrir por que a nova dentista, a Srta. K. Nall, anda distribuindo doces sem açúcar e uma pasta de dentes que mais parece um ácido capaz de fazer buraco em pedras.
Mas o pobre Alfie vai se ver em uma grande enrascada quando sua investigação o levar a ficar amarrado na cadeira da dentista enquanto ela arranca todos os seus dentes.




Todos já devem estar cansados de saber o quanto eu adoro livros do gênero juvenil e infantojuvenil, principalmente quando possuem ilustrações. Por isso, sempre tive muita vontade de ler os livros do David Walliams que a editora Intrínseca tem lançado. Só pelas capas e títulos dá para perceber o quanto as histórias devem ser divertidas e leves. Eu consegui Dentista sinistra em uma promoção, e finalmente consegui tempo para ler. E gente, que amorzinho de história. É tão bom pegar algo que seja mais descontraído e rápido de ler. Este é o primeiro livro que leio do autor, e já estou ansiosa para conferir outros dele!

Mesmo quem não é mais criança ainda deve ter um pequeno medo de dentista, não é mesmo? E se adulto já tem certo receio, imagina uma criança? Com Alfie é ainda pior, pois quando tinha seis anos e foi tirar um dente, o dentista, que era muito velhinho, precisou pedir ajuda de outras pessoas, pois o bendito dente não queria sair de jeito nenhum. Quando enfim conseguiu arrancá-lo, o menino descobriu que foi o errado. Tanta dor para nada. É aí que começa o trauma do garoto, e ele promete nunca mais voltar ao dentista. Alfie tem os dentes todos podres, sem contar os que já caíram, mas nem assim deixa seu medo de lado.

Alfie perdeu a mãe, e desde cedo precisou cuidar de seu pai. Após um acidente na mina que trabalhava, o pai passou a usar cadeira de rodas. Com a perda do emprego, a situação financeira da família ficou precária. Muitos dias Alfie não tem nada para jantar. Apesar das dificuldades, percebemos que o carinho entre pai e filho é enorme, o garoto é bastante maduro para sua idade, e muitas vezes esconde alguns problemas do pai para não deixá-lo ainda mais preocupado.

Certo dia, chega na cidade uma dentista nova, a Srta. K. Nall. Com seus dentes extremamente brancos, e um olhar gelado, a dentista é realmente muito sinistra. E desde sua chegada estão ocorrendo situações estranhas na cidade. As crianças não estão mais recebendo moedas ao colocar os dentes embaixo dos travesseiros, e sim, coisas nojentas, que muitas vezes se mexem. Imagina você levantar o travesseiro e encontrar uma casca de ferida? Ou um olho de porco?

Alfie e sua mais nova amiga, Gaby, desconfiam da Srta. K. Nall, e fazem de tudo para descobrir o que anda ocorrendo na cidade. Só tem um problema, o coitado do Alfie acaba parando na cadeira da dentista e tem todos seus dentes retirados, e agora?!

A trama é leve, fluída e muito gostosinha. É uma leitura divertida, mas que possui momentos tristes e emocionantes. Para um livro mais infantil, eu confesso que não esperava situações desse tipo. Os personagens são marcantes, com suas peculiaridades eles deixam a história ainda mais empolgante. Eu gostei bastante do que encontrei, e estou animada para conferir as outras obras do David.

As ilustrações são engraçadas e muito bem feitas. A edição da Intrínseca está maravilhosa, e a tradução reproduz bem a essência do livro, percebemos isso pelos nomes dos personagens. Recomendo a leitura!

10 comentários:

  1. Já vi alguns livros desse autor, mas não tinha ideia do que se tratava.
    Uma leitura ótima pra relaxar, faz tempo que não leio algo do gênero e achei interessante ter os momentos tristes e emocionantes; pode ser que ajude alguma criança a se identificar. O medo do dentista já é uma identificação e tanto.
    A capa é bem descontraída, imagino que as ilustrações sejam do mesmo estilo. Isso é ótimo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai,que pena estou sentindo do Alfie!
    Para quem não passou por grandes traumas no dentista,já é estressante. Imagina uma criança de apenas 6 anos,ter o dente errado arrancado.
    E ainda aparece essa dentista louca... Credo!!!!

    Bem,não conhecia o autor,e suas histórias infantis,mas achei o livro interessante. Só não sei se é ideal para uma criança que já morre de medo de dentista ler.

    Boa dica! 😊

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu sempre tive medo de dentista por isso achei a ideia do livro interessante, eu também fiquei surpresa em saber que o livro traz assuntos mais profundos, justamente por ser um infantojuvenil, enfim eu adorei a ideia e fiquei curiosa para ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Não leio muito livros infantis, mas confesso que de vez em quando leio para refrescar a mente.
    Adorei a sua resenha e faz tempo que não leio livro ilustrado. Gosto muito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa,
    O que mais gosto das histórias infantis são as lições que eles passam e Dentista Sinistra tem algo importante a transmitir aos leitores. Adorei que a história une aventura com uma trama regada de emoção, onde acompanhamos uma garoto ter que ser maduro e lidar com as dificuldades da vida. É mais uma indicação do gênero muito bem vinda.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nossa, gostei do livro. Seria um livro bem juvenil mesmo, onde que podemos ler ao lado de uma criança. A trama é bem envolve e divertida com bastante aventura, não tenho abito de ler livros com ilustrações mas gostei bastante. Espero abrir para essa nova oportunidade!

    Meu Blog: https://tempoliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que graça este livro, adoro quando podemos ver a visão da criança neste livros infantis.
    Ainda mais com dentista, que é quase um pesadelo para as crianças e para alguns adultos também.
    Adorei a indicação!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa!
    Como eu disse em outro post, não é meu estilo, mas leria sem dúvidas para meus sobrinhos.
    Bem interessante a história, afinal, que criança não tem pavor de dentista e imagina mil e umas barbaridades que o profissional possa cometer não é?! rsrs (tenho medo até hoje!!) A edição que parece estar linda ...
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Eu não costumo muito ler livros do gênero juvenil e infantojuvenil, e não conhecia o autor David Walliams, a história parece ser boa, realmente as vezes é bom ler algo que seja mais descontraído e rápido de ler, gosto de leituras divertidas, então quem sabe futuramente eu leia Dentista sinistra.

    ResponderExcluir
  10. Andressa!
    Gosto demais de livros infanto juvenis por causa de toda aventura que envolve geralmente as tramas e fiquei estupefata em ver que aqui, temos momentos bem dramáricos e tristes, o que não quer dizer que tira o brilho da obra, ainda mais por ser ilustrada, porém é algo bem inédito, concorda?
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir