sábado, 7 de outubro de 2017

[Resenha] Lulu e O segredo debaixo das coisas

|
Autor: Fabrício Carpinejar
Páginas: 32
Editora: Edelbra
Este livro traz um tipo de personagem normalmente distante das histórias infantis: Lulu é uma menina com deficiência auditiva. Fabrício Carpinejar apresenta de forma poética e com uma percepção muito singular, o cotidiano de uma menina observadora e sensível. O cotidiano de Lulu é diferente? Tudo para Lulu é menos complicado do que pode parecer, assim como são simples as coisas para todas as crianças. E neste livro as ilustrações de Serena Riglietti enchem de cor a poesia das coisas simples.




Como Lulu e O segredo debaixo das coisas são livros bem curtinhos e rápidos de ler, resolvi fazer uma resenha dupla, já que as tramas são bem leves e rápidas. Eu adoro as edições da Edelbra, pois alguns de seus livros são em capa dura, como no caso de Lulu. Vou começar a resenha por esta obra, do autor Fabrício Carpinejar. Eu fico surpresa com a quantidade de obras que o autor já escreveu. E mais ainda por ter vários livros para adultos e crianças. Eu gosto bastante da escrita dele.


Lulu é uma menina com deficiência auditiva, e através de uma narrativa poética o autor nos apresenta essa personagem que vê o mundo de outra forma. Sua percepção sobre tudo é bastante intrigante e sensível. A garotinha vive de forma simples, e com muito amor de sua mãe, consegue entender melhor o mundo.


A trama é bem curta, mas passa uma sensibilidade enorme. As palavras do autor tocam o leitor, e a ilustrações, além de lindas, deixam a leitura ainda mais envolvente. Gostei bastante da obra, e recomendo para todos!


Autora: Janaina Tokitaka
Páginas: 32
Editora: Edelbra
Para ver o que está por debaixo das coisas é preciso ter olhar atento e sensibilidade aguçada. Assim é o menino da história de Janaína Tokitaka: olhos de ver mais do que é possível e sentidos transformados em grandes antenas. Será que ele tem um segredo? Ele tem uma espécie de passaporte para ver o Segredo debaixo das coisas. Seu passaporte é a leitura, são os livros. Esta história revela a importância da leitura para a ampliação do olhar e para aguçar os sentidos, buscando despertar na criança a capacidade de imaginar e de perceber o seu ambiente.

Já O segredo debaixo das coisas nos apresenta uma história única, que mostra como funciona a imaginação de uma criança. As frases são curtas, mas possuem bastante significado, e tocam até mesmo os leitores mais grandinhos.


É uma leitura também de alguns minutos, com ilustrações belíssimas, e com páginas cheias de cor. Eu gostei muito da leitura. Foi ótimo descobrir o segredo debaixo das coisas. Adorei a parte que diz:

"... Não fala pra ninguém, mas às vezes chorar faz bem: depois você fica quietinho por dentro."


O personagem está sempre com um livro na mão, e imagino que isso é mais um motivo para fazê-lo tão cheio de imaginação, afinal, nada melhor do que conhecer uma história e ser transportado a outros lugares, não é? Recomendo a leitura, é muito fofa!

14 comentários:

  1. Oi.
    Que premissa mais linda.
    Eu adorei e achei encantadores os liros, e apesar de não ler livros do gênero, fiquei curiosa para ler, conferir e me encantar com com essas ilustrações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!
    Tenho muita vontade de ler algo do Carpinejar; assisto ele em um programa de tv e gosto bastante da maneira que ele vê o mundo.
    Os livros são lindos, as ilustrações estão bem caprichadas e as mensagens são ótimas.
    Espero que quando eu tiver um filho, que ele tenha o gosto pela leitura. Porque livro infantil que não falta para eu ler pra ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros fácies de ler e que nos trazem uma boa mensagem!
    Parece ser tudo muito fofo mesmo. Adorei a resenha dupla.
    E as ilustrações estão lindas também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. As vezes gosto de ler livros curtinhos e rápidos de ler, então para estes momentos já irei adicionar Lulu e O Segredo Debaixo das Coisas em minha lista de leituras, a diagramação parece estar bem caprichada de ambos os livros, e os livros parecem ser bons.

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    Só em a protagonista estar sempre com um livro à mão, já faz com que nos identifiquemos com ela, né?
    Sou completamente apaixonada pelos escritos do Carpinejar e ver que aqui ele traz uma leitura bemm lúdica, com frases curtas e muita ilustração, acredito que para conquistar o público infantil, mas os adultos crianças como eu, gostariam também de apreciar a leitura, né?
    Desejo uma ótima semana produtiva!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem

    ResponderExcluir
  6. Livros curtinhos são sempre uma deliciosa experiência bem rápida.
    Adoro a escrita do Carpinejar, sempre fico encantada com seus textos e esse com certeza irá ganhar todos os tipos de público.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  7. Parece ser lindos esses livros, ótimo para ler para as crianças, os desenhos chamou a minha atenção então magina a deles rsrs.

    ResponderExcluir
  8. Livros lindos mesmo. As ilustrações possuem cores vibrantes,e chamam à atenção das crianças... E adultos também! :)
    Gostei especialmente do primeiro livro que nos mostrou,e resenhou.
    Pela personagem Lulu ter uma deficiência auditiva.
    Acho que é uma forma de mostrar as crianças as diversidades. ❤

    ResponderExcluir
  9. Ola!
    Não tinha conhecimento desse livro mas gostei muitos trama, tem uma história super bonita e uma mensagem por trás dela é muito fofa. Espero conhecer mais sobre as obras desse autor!

    https://tempoliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa,
    Com o dia das crianças se aproximando fica difícil não entrar no clima das histórias infantis. Tratar de temas sérios em livros infantis (como deficiência auditiva) requer muito tato para saber passar os ensinamentos e fazer a criança entender o que a história conta. Neste ponto, ambos autores, souberam trabalhar bem com suas obras. Com imagens bem coloridas e chamativas Lulu e O segredo debaixo das coisas são ótimas indicações para os jovens leitores.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?
    Adorei as premissas dos livros. Amei demais!
    Adoro livros infantis e eles sempre trazem uma lição de vida.
    Amei ♥
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu participei de uma palestra do Fabrício Carpinejar na Bienal de Fortaleza e gostei muito.
    Adoro esses acabamentos em capa dura e as ilustrações são lindas!
    Gostei muito da premissa do primeiro livro. A Lulu parece ser uma menina incrível que tem todo o apoio da mãe s2
    Adorei conhecer um pouco mais do trabalho dele.
    Obrigada pela indicação ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa!
    ah, que fofura esses livros. Eu não pegaria para ler para mim, mas possivelmente iria ler para meus sobrinhos. Gostei particularmente da primeira, por conta da deficiência da personagem, deve ser uma história carregada de amor.
    Beijos !!

    ResponderExcluir
  14. Deve ser uma leitura super gostosa e ao mesmo tempo diferente, por mostrar uma realidade diferente. Eu gostei da resenha e por ser um estilo não muito comum de encontrar.

    ResponderExcluir