sexta-feira, 27 de outubro de 2017

[Resenha] Jantar secreto

|
Autor: Raphael Montes
Páginas: 360
Editora: Companhia das Letras
Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.



Jantar secreto é meu primeiro contato com a escrita do Raphael Montes, e depois de ter lido tantos comentários positivos sobre seus outros livros, finalmente eu li algo do autor. Agora eu entendo o motivo de tanto rebuliço à respeito das obras do Raphael, sua escrita é simplesmente vívida demais. Una isso com um enredo de embrulhar o estômago e você terá uma leitura perturbadora e reflexiva. O autor aborda assuntos e estereótipos marcantes, fazendo o leitor se perguntar diversas vezes como nós reagiríamos se tivéssemos que passar por situações semelhantes. Apesar de ser uma leitura chocante, e realmente recomendada para quem tem estômago mais forte, o sarcasmo e humor negro presente na trama fez com que a leitura fosse excelente. Eu confesso que as cenas descritas me deixaram enojada, não apenas pelos detalhes, mas pelas escolhas e decisões dos personagens também. 

O grupo de amigos é do tipo que você pensa em como eles realmente se tornaram amigos, sendo tão diferentes uns dos outros. Mas a personalidade marcante e excessiva de cada um faz com que a leitura se torne ainda mais interessante, e nos faça querer desvendar melhor cada um deles. Ao final da leitura percebi que nenhum deles era melhor que o outro. Cada um com sua insanidade, e o Rapahel conseguiu mostrar isso perfeitamente em sua narrativa.

Miguel, Hugo, Dante e Leitão passaram em boas universidades, algo que os faz sair do interior e ir para o Rio de Janeiro. Para a maioria deles esta é uma libertação da antiga vida. Os quatro amigos resolvem dividir um apartamento, mas com o passar dos anos, percebem que a vida que tinham em mente ao se mudar de cidade acaba se transformando totalmente. O sucesso na área que escolheram não chega, as contas acumulam, o desespero cresce. Tudo piora quando depois que decidem pagar uma prostituta para passar uma noite com Leitão, percebem que o amigo acabou se apaixonando por ela.


Isso não seria um problema, se ele não desviasse o dinheiro do aluguel por seis meses. A dívida com a corretora é de quase trinta mil reais, e caso eles não paguem, terão que sair do apartamento. Surge então a ideia de um jantar secreto, porém, o cardápio é com carne humana. É um caminho sem volta quando percebem que se envolveram com gente poderosa e muito perigosa.

A partir disto as cenas ficam mais pesadas e detalhadas. Precisei fazer uma pausa em vários momentos, apesar de a curiosidade de descobrir como tudo ia terminar ser grande. A narrativa do autor é bastante fluída, e mesmo com essas pausas, foi uma leitura rápida. A escrita de Raphael Montes é viciante. Eu gostei bastante da história, mas o final se mostrou ainda mais surpreendente, admirei o autor por criar algo tão imprevisível, eu pelo menos não esperava nada daquilo.

Jantar secreto se mostrou uma leitura surpreendente e fascinante. Fiquei satisfeita com meu primeiro contato com o autor, e certamente irei conhecer suas outras obras. Recomendo o livro!

A edição está linda demais. A parte externa das páginas é vermelha, e o contraste com a capa branca ficou deslumbrante. 

10 comentários:

  1. A capa é bem simples, mas consegue ser impactante.
    Já ouvi falar desse livro, e já li ótimos comentários, mas não tive nenhum contato com o trabalho do autor.
    Não é um gênero que eu goste, e pela resenha acredito que não teria muita estrutura para essa leitura.
    Mas foi bom conhecer um pouquinho mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Faz um bom tempo que pretendo ler esse livro. E já li muitos comentários elogiosos sobre o autor Raphael Montes.

    O que os personagens fazem é perturbador mesmo. Mas o enredo é diferente e a história parece ser contata brilhantemente.

    Assim que der vou ler! :)

    ResponderExcluir
  3. Sei que esse livro é bom, mas acho que eu não conseguiria ler.
    Sou muito fraca com esses tipos de trama e acho que ficaria enjoada.
    Talvez mais para frente eu possa ler.
    Beijo.s

    ResponderExcluir
  4. Andressa!
    E não assistimos a série do Hannibal onde ele é um cozinheiro de primeira, com pratos suculentos e elaborados de carne humana? Por que não ler um livro que aborda o assunto?
    Fato é que ando muito curiosa para fazer a leitura desse livro, porque gosto da escrita do autor.
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive oportunidade de ler algo do autor, mas tenho visto vários comentários positivos!
    Eu adoro todo esse gênero, e essa premissa me deixou super curiosa para ler o livro.
    Espero ler algo do autor logo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu já li resenha desse livro e fiquei bem estusiamanda com a história. A história é bastante envolvente, vemos como há uma trama que faz o leitor pensar porque tiveram capazes de fazer jantar com carne humana, eu praticamente eu vomitaria na hora.
    A curiosidade minha e maior, então desejo ler esse livro.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa.
    Eu ainda não li nada do autor, porém tenho muita curiosidade em conhecer sua escrita e fiquei feliz em ver que sua primeira experiencia com sua obra foi positiva, tenho um pouco de medo de livros assim, confesso, por isso ainda não m,e aventurei, mas ainda assim quero muito ler e saber o que te fez parar para respirar um pouco durante a leitura rsrs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada do autor Raphael Montes, parece um livro com uma história bem forte, eu já havia ficado curiosa para ler este livro quando li alguns comentários referentes a ele, e pela sua resenha a história parece ser bem interessante, que bom que para você este livro foi uma leitura surpreendente e fascinante, pretendo ler Jantar secreto.

    ResponderExcluir
  9. Oi Andressa,
    Raphael Montes sabe como chocar e surpreender o leitores com sinopses diferentes e inusitadas. Ainda não tive nenhuma experiência com suas obras, mas tenho muita vontade. Jantar secreto é um pouco polêmico tanto pelo tema abordado quanto pelas atitudes e escolhas dos personagens. Oferecer uma jantar onde o prato principal é a carne humana vai além da minha compreensão e só consigo pensar no nível de desespero de uma pessoa para ter que adotar medida tão extrema para pagar suas dívidas. Não posso falar mais que isso por ainda não ter lido o livro, mas sei que quando o fizer terei muitas coisas a considerar.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa!
    Aparentemente é um livro bem impactante, gostei bastante do enredo, apesar de achar que não teria estômago para ele. Que idéia mais maluca dos amigos, a curiosidade para saber de onde eles tiraram essa ideia, e em como colocaram ela em prática é bem forte. Deve ter mais por trás dessa maneira de pagar as contas que os amigos inventaram do que a gente imagina né?
    Bj!

    ResponderExcluir