segunda-feira, 10 de julho de 2017

[Resenha] Quando tudo faz sentido

|
Autora: Amy Zhang
Páginas: 320
Editora: Rocco Jovens Leitores
Liz Emmerson é uma garota popular no colégio e tem uma vida aparentemente invejável. Por que ela tentaria tirar a própria vida, simulando um acidente de carro depois de assistir a uma aula sobre as Leis de Newton? Neste surpreendente romance de estreia, Amy Zhang, que nasceu na China e mora no estado de Nova York, aborda temas como abandono, bullying, depressão e suicídio com uma narrativa crua e pungente que vai arrebatar os fãs de obras como As vantagens de ser invisível, Nuvens de Ketchup e Meu coração e outros buracos negros, entre outros. Na trama, Liz é resgatada por Liam, um garoto que ela sempre desprezou, mas talvez uma das poucas pessoas ao seu redor capaz de enxergá-la além das aparências. Envolvente e emocionante, o livro – que prende também pelo mistério se a protagonista vai ou não sobreviver (e que só é revelado no final) – mostra a fragilidade, a solidão e os dilemas dos jovens de forma sensível e sincera.


Quando tudo faz sentido, escrita pela autora Amy Zhang, e publicada pela Editora Rocco, é uma obra delicada e que retrata sobre o bullying de uma forma um pouco diferente do que estamos acostumados. O grito de socorro não vem da vítima, e sim, de quem pratica o bullying. Esse acaba que por ser um tema ainda mais impactante, pois quando vemos histórias do tipo, sempre pensamos que o valentão precisa ser punido, correto? A história de Liz Emmerson nos faz perceber que muitas vezes esses jovens também precisam de ajuda e apoio. 

Liz é popular, assim como é amada por muitos, também é odiada. Sua fama de ser cruel com as pessoas, até mesmo com as amigas, faz com que os jovens a temam. Ninguém quer entrar no radar dela. Suas atitudes, a ausência da mãe após o falecimento do pai, fazem com que Liz se sinta vazia e arrependida. Sua vontade de viver vai diminuindo com os dias, e cada ação e consequência que provoca na vida das pessoas contribuem para o seu plano.

Depois de uma aula de física, e de tentar muito entender as três leis de Newton, ela decida como irá se matar. Basta um carro e uma curva, e pronto, é só fazer parecer um acidente. Porém, ela não morre imediatamente, ainda a levam com vida para o hospital, porém, sua situação é grave. E só no final do livro o leitor irá descobrir se ela sobreviveu ou não.

A história é contada por um narrador que não sabemos quem é, só que ele conhece bastante Liz. Seu ponto de vista intercala entre o passado e presente da personagem. Sem uma ordem cronológica, a autora nos mostra dias antes do "acidente" ou até mesmo alguns minutos. E mesmo a trama não sendo narrada de forma crescente, cada ida e volta na narrativa nos faz entender um pouco mais a garota e suas intenções.

Liz não é corajosa. Ela não é aquele personagem feminina determinada e de personalidade forte. Ela é aquela que prefere que todos a admirem do que explanar sua opinião. É aquela que não concorda com as maldades impostas a uma colega, mas que não faz nada. Com o tempo, ela acaba se tornando pior. E essa sensação de ser uma pessoa ruim a vai quebrando aos poucos. Então, ela não é uma personagem que admiramos. No entanto, também não é alguém que queremos que sofra. Essa é uma história que nos mostra que é possível, sim, dar segundas chances.

Algumas noites, Liz lembrava do passado e contava todos os corpos, todas aquelas vidas que ela arruinou simplesmente por existir. Então ela escolheu parar de existir.

A obra também retrata sobre aborto na adolescência e drogas. Assuntos muito comuns entre os jovens de hoje. Quando tudo faz sentido tem uma história triste e impactante. Eu achei que não ia conseguir me conectar com a trama e os motivos que fizeram Liz querer se suicidar, mas no final, acabei que por mostrando certa empatia pela situação, assim como pena. Às vezes só precisamos de alguém ao nosso lado para nos apoiar. Às vezes realmente é assustador ser a pessoa que não concorda com algo. 

A leitura não é leve, mas consegue ser fluída. Eu recomendo para todos aqueles que gostam do tema, mas que nunca viram o lado de quem pratica o bullying. Eu não acho que todos têm suas desculpas para agir mal uns com os outros, mas acredito que existem casos em que esse pode ser um pedido de ajuda.

11 comentários:

  1. Achei interessante a inversão de protagonista. Sempre é a visão do agredido (que nem sempre é só o agredido, é aquele que pratica ou é omissivo, que nem a Hannah Becker). Não sei o que pensar da Liz, porque não li o livro e nem se as motivações dela são fortes e se justificam. As vezes nem precisa, a solidão também causa o bullying. Fiquei curiosa pra saber se ela sobreviveu, mas acredito que sim.
    Obrigada pela indicação!
    Abc

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, ver o lado de quem pratica o bullying dá uma nova perspectiva ao tema, que vem sendo muito utilizado por autores diversos e que é sempre bom debatermos. Liz parece ser uma personagem cheia de defeitos, ou seja, humana e mesmo que não concordemos com algumas atitudes acho que é possível sim tentar entender e se conectar com a história. Gostei da resenha e da premissa do livro ;)

    ResponderExcluir
  3. Esses temas estão sendo muito usados nas histórias ne? Ultimamente tenho visto vários livros que traz alguma reflexão e que é importante na sociedade.
    A curiosidade de saber se a personagem vive ou não, aumenta ainda mais a vontade de ler e conhecer essa história. Estamos acostumados a renegar os que cometem bullying, mas às vezes também necessitam de ajuda.
    Por fim, digo que me interessei pelo livro :)

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esses tipos de tema me deixa muito abalada. A história realmente é maravilhosa e bem impactante, a leitura não é leve mas te envolve com a história dessa personagem. Com certeza foi pra minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Meu coração e outros buracos negros e sinto que vou gostar bastante dessa leitura também.
    Me parece que autora consegue retratar muito bem temas que são bastante importantes, ainda mais na época escolar.
    Apesar de fazer meu coração sofrer, essas histórias sempre me conquistam. Acredito que seja uma história linda e emocionante.
    Primeira vez que vejo sobre a obra e espero conferir em breve, pois fiquei bem curiosa!
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Andressa!

    Gosto também de livros que abordam muito o aspecto psicológico das personagens e é um atrativo para leitura, embora tenha livro outras resenhas que diziam que as personagens quase não se comunicavam direito e tornava o livro sem sentido.
    Não sei, o que sei é que quero ler.
    Uma maravilhosa semana!
    “Todo homem, por natureza, quer saber.” (Aristóteles)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Vemos mais e mais livros com esse tema: morte e depressão.
    Sei que vários fatores desenvolve essa doença e deve ser muito difícil mesmo uma pessoa nessa situação.
    Já tinha visto algumas resenhas sobre ele e eu gostei bastante, porém nesse momento estou numa vibe mais leve, mas com certeza vou ler, só que em outro momento.

    ResponderExcluir
  8. Ultimamente estes temas mais ligados a adolescência tem sido bastante discutido no mundo literário e eu acredito que seja um grande ponto positivo, pois muitas pessoas podem se identificar e tomar uma decisão diferente desta personagem não chegando ao ponto do suicido. Imagino que durante a leitura seja impossível não sentir empatia pela personagem e sua história de vida, acredito que tenha sido bastante triste e impactante. Por isso me interesse e muito por esta obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acho bem interessante estes livros que abordam o bullying, mas realmente é bem diferente a proposta deste livro, que é sobre quem pratica o bullying, sem dúvidas como você ciou, este livro tem uma história triste e impactante, fiquei curiosa para ler a história e saber o que aconteceu com Liz, adicionei este livro em minha lista de leituras e espero ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa, pela sinopse o livro parece ser bem intrigante, eu não conhecia essa escritora, livros com o tema voltado pra bullying me chamam bastante a atenção, a ideia da autora de mostra o lado de quem pratica bullying é bem interessante, com certeza vou ler esse livro, obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da proposta do livro e a mensagem que o mesmo passa, realmente nunca sabemos o que se passa na cabeça das pessoas que cometem bullying, e esse livro me chamou muito a atenção mesmo!! Quero muito saber o que aconteceu com Liz no final e achei interessante a história ser da pessoa que prática o bullying e não da vítima.

    ResponderExcluir